Cadu Doné, que atuava como repórter no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, foi censurado e demitido do veículo após fazer uma reportagem sobre um vereador do estado que destinou R$ 640 mil de emenda parlamentar para seu próprio instituto. A informação é de Juca Kfouri, que publicou na íntegra a reportagem de Doné em seu blog no UOL, informando que O Tempo teria se recusado a publicá-la, o que gerou uma crise que terminou na demissão do repórter.

Na reportagem, Doné aponta que Álvaro Damião (DEM), vereador de BH e jornalista esportivo da Rádio Itatiaia e da TV Alterosa, destinou a quantia em questão para o instituto Bacana Demais, que pertence ao próprio vereador.

“Esse caso se relaciona com o orçamento impositivo recém-aprovado”, explica Doné. “(…) A emenda do tipo impositiva é algo que o vereador sugere e a prefeitura é obrigada a pagar. Cada vereador de BH tem direito de indicar cerca de dois milhões desse tipo de emenda. Verbas dessa natureza necessariamente precisam ser destinadas para algo em BH – não caberia encaminhar algum dinheiro ligado a esse mecanismo para o interior do estado”.

Crédito: Reprodução/Blog do Juca

O repórter destaca ainda que a informação veiculada na reportagem é pública e que no próprio site do Instituto Bacana Demais há um texto apresentando Álvaro Damião como fundador do projeto.

Por fim, Doné deixa claro que a ação do vereador não é ilegal, mas chama a atenção o fato da quantia ser destinada a um projeto próprio: “Ele pode afirmar que sua intenção ‘é de desenvolver atividades de assistência social’. Mas obviamente seria, para pegar leve e recorrendo a um eufemismo, de bom tom que direcionasse seu suposto ímpeto humanitário para uma instituição que não a sua – e buscar apoios, financiamento para seu projeto por outros caminhos”.

4.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments