22.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, outubro 21, 2021

Buy now

Projeto reunindo TVs britânicas monitora diversidade e inclusão nas telas e nos bastidores

Crédito: Aarón Blanco Tejedor / Unsplash

O relatório 2021 do programa Diamond, que monitora a diversidade e inclusão nas telas e nos bastidores da TV britânica, não trouxe boas notícias para três dos seis grupos pesquisados pela iniciativa. O trabalho abrange todos os gêneros de produção, como drama, comédia, infantil, factual e entretenimento.

Mulheres, negros e minorias étnicas diminuíram sua presença tanto nas telas como nos bastidores, mas continuaram com índices acima de sua participação na população e na força de trabalho do Reino Unido. O grupo LGB foi  o único a conquistar mais espaço no vídeo e nos bastidores, atingindo índices que representam o dobro de sua participação na composição da força de trabalho e da população do Reino Unido.

Maiores de 50 anos e pessoas com necessidades especiais, apesar dos pequenos avanços verificados, continuaram sub-representados nas telas e por trás das câmeras. O mesmo aconteceu com os transgêneros, só que para estes foi pior, pois viram sua participação diminuir ainda mais no vídeo.

No jornalismo, as mulheres permaneceram, como no ano anterior, sub-representadas nas telas, mas aumentaram a participação nos bastidores. Com os negros e minorias ocorreu o contrário: elevaram a presença nas telas e perderam espaço atrás das câmeras. A presença de negros e minorias diminuiu 1% nas telas das produções factuais e 3,1% nas de current affairs.

O acompanhamento, que vem sendo feito desde 2016, é apontado como o primeiro sistema de coleta de dados online a ter sido implantado no mundo para monitorar e apontar caminhos para aumentar a diversidade e a inclusão de uma indústria.

Participam cinco das principais emissoras britânicas − BBC, SKY, ITV, Channel 4 e Channel 5/ViacomCBS. Junto com BAFTA, ScreenSkills, Pact, ITN e S4C, elas mantêm a Creative Diversity Network, que conduz a iniciativa.

Esta última edição consolida dados coletados de 36 mil formulários preenchidos por participantes de produções televisivas. Desde a primeira edição, o Diamond já coletou mais de 1,9 milhão de contribuições.

Veja o artigo completo em MediaTalks by J&Cia.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
2,990SeguidoresSeguir
18,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese