Projeto lança Robotox, o robô que tuíta sempre que o Governo Federal libera registro de novo agrotóxico

Ilustração do Robotox

O projeto Por Trás do Alimento, parceria da Agência Pública com a Repórter Brasil, lança nesta quarta-feira (15/5) o Robotox, um robô que vai publicar no Twitter todas as novas liberações de agrotóxicos concedidas pelo Governo Federal. A conta @orobotox terá postagens todos os dias. Caso não haja novas aprovações, vai informar o número de pesticidas liberados desde o início do ano e quantos produtos são comercializados no Brasil atualmente. A fonte das informações é o Diário Oficial da União.

“Criamos essa ferramenta para os cidadãos poderem acompanhar, de perto e com informações oficiais, todos os novos produtos agrotóxicos que forem liberados no mercado brasileiro. É preciso que essa política tenha mais transparência e seja mais debatida com a população”, explica Natalia Viana, codiretora da Pública.

O Robotox também vai informar o número total de agrotóxicos aprovados, grau de toxicidade, nome do produto e da empresa. Um levantamento do projeto revela que apenas 5% dos 166 pesticidas com registros aprovados neste ano são totalmente produzidos em solo nacional. Segundo Natália, isso demonstra que estamos nos tornando cada vez mais consumidores e importadores de agrotóxicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *