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quarta-feira, dezembro 10, 2025

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UOL cancela blog de Mário Magalhães

Depois de quatro anos e três meses, chegou ao fim o blog que Mário Magalhães mantinha no UOL. Segundo ele informou a J&Cia, o blog havia sido criado a convite do portal, do qual agora partiu a iniciativa de encerrar o contrato que mantinha ele. Nesse período, publicou 2.474 posts.

“Nos próximos meses, pretendo me concentrar na biografia de Carlos Lacerda (1914-1977), a sair no ano que vem pela Companhia das Letras”, disse Mário. “Até o fim de 2017 será filmada a adaptação da biografia Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo, livro que lancei em 2012 e recebeu seis prêmios. O diretor é o ator Wagner Moura, estreando na direção de longa-metragem. Wagner é um dos produtores, ao lado da O2 Filmes e da Globo Filmes. Continuam no ar a minha página no Facebook e o meu perfil no Twitter”.

Carioca, formado pela UFRJ, Mário trabalhou nos jornais Tribuna da Imprensa, O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, diário do qual foi repórter especial, colunista e ombudsman.

 

Audálio Dantas estreia canal no YouTube

Com quase 70 anos de carreira e, naturalmente, muitas histórias para contar (de “sujar os sapatos, como diria o grande Ricardo Kotscho”), Audálio Dantas estreou no YouTube o Canal do Audálio. Nele, todas as segundas-feiras contará bastidores de grandes reportagens, “o fazer jornalístico, o olhar humano sobre humanos – e desumanidades, o jornalismo como instrumento de justiça social”.

No vídeo de estreia, conta o episódio que vivenciou nas Sete Pancadas, região de corredeiras no Jari, que faz divisa do Amapá com o Pará. Ele esteve lá quando ainda era fotógrafo da Folha da Manhã (antecessora da Folha de S.Paulo), na década de 1950, para fazer uma reportagem.

Ele resume: “Quando chegou a região das corredeiras, o homem do barco (de motor de popa) foi encostando e avisando:  ‘Agora todo mundo desce, o barco vai ser puxado por terra’. Foi mais de meio dia de lida, até passar a corredeira das Sete Pancadas, onde rio descia em degraus, furioso. Na volta, ele disse: ‘Pra descer é mais fácil, só que se quebrar o pino do motor, adeus’. Decidi enfrentar, era uma oportunidade de virar herói. Mas tô aqui, não deu certo…”.

Paulo Marinho deixa o Itaú Unibanco e parte para um sabático

Após um ano de negociações, Paulo Marinho deixou nessa terça-feira (1º/8) o posto de superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, depois de 17 anos de casa. Segundo informou aos amigos, parte para um sabático no exterior e só quando voltar ao Brasil, no final de outubro ou início de novembro, decidirá quais serão seus novos passos profissionais. Cícero Araújo, diretor de Relações Institucionais e Comunicação, responde pela área até a chegada de quem ele próprio irá escolher como sucessor.

Formado em Jornalismo, com pós-graduação em Administração de Marketing, tem especialização pelo Corporate Communication International Program – Syracuse University/Aberje. Foi por dez anos assessor de Comunicação Social da Fundação Ezequiel Dias e atuou como repórter do Estado de Minas por sete anos, especializado nas áreas de Finanças, Telecomunicações e Infraestrutura. No Itaú Unibanco, respondia por relações com imprensa, gestão de crises, relações públicas, reconhecimentos e visibilidade corporativa.

ESPN e Alê Oliveira rescindem contrato após polêmica com maquiadora

Alê Oliveira em um de seus "decretos" - Reprodução ESPN Brasil
Alê Oliveira em um de seus “decretos” – Reprodução ESPN Brasil

Afastado há cerca de uma semana dos canais ESPN por causa de problemas com uma maquiadora, o comentarista Alê Oliveira está deixando a emissora. O contrato foi rescindido de comum acordo nessa terça-feira (1º/8).

Em nota, o canal confirmou a decisão: “A ESPN e o comentarista Alexandre Oliveira decidiram, em comum acordo, encerrar o contrato nesta terça-feira. Muito embora não tenha sido constatada ofensa racial em recente episódio envolvendo uma funcionária da ESPN, as partes optaram por não continuar com o contrato. A ESPN agradece ao comentarista pelos anos de parceria e deseja sucesso em seu futuro profissional”.

Na casa desde 2000, quando foi contratado para comentar futsal, Alê vinha ganhando fama nos últimos anos por seus comentários que mesclavam jornalismo e humor. Entre suas participações especiais, ganhou grande destaque pelos “decretos” que divulgava às sextas-feiras. O quadro era recheado com frases de duplo sentido e gozações com os fatos da semana no esporte.

Em um de seus “decretos”, no final do ano passado, o comentarista já havia criado polêmica ao brincar: “Assistiu o penta, já aguenta”. Dessa vez, porém, o problema foi além das críticas dos telespectadores.

Há duas semanas o jornalista envolveu-se em uma confusão com uma maquiadora da emissora. Nos bastidores circulou a informação de que ele teria dirigido palavras racistas à funcionária. O caso saiu na mídia apenas em 26/7, o que levou ao afastamento temporário e adiantamento das férias do comentarista. A emissora confirmou a confusão, mas não o conteúdo da reclamação da funcionária.

 

Jatobá PR reconhecerá cases de Comunicação

Fruto da união das empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil, a iniciativa premiará cases brasileiros e internacionais

 

Acaba de ser lançado no mercado brasileiro e para os demais países da América Latina o Prêmio de Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR 2017, destinado ao segmento das agências de comunicação. Com perfil técnico, júri especializado e focado em cases, que concorrerão em diferentes categorias por meio de inscrição, o prêmio é uma iniciativa conjunta das empresas Business News OnlineJornalistas EditoraMaxpress e Mega Brasil, que para lançá-lo criaram o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), que o assumirá e que, a partir dele, iniciará um novo ciclo de colaboração com o mercado.

Lideram a iniciativa os empresários Hélio Garcia (Business News), Eduardo Ribeiro Vinícius Ribeiro (Jornalistas Editora), Decio Paes Manso e Thales Toffoli (Maxpress) e Marco Antonio Rossi e Célia Radzvilaviez (Mega Brasil).

 

Banco de Cases e Certificação, dois dos principais diferenciais

 

Com a premiação, segundo asseguram os sócios do Gecom, serão criados o Banco de Cases, que abrigará de forma segmentada e organizada todos os cases inscritos e validados pelos organizadores do Jatobá PR, e a Certificação Jatobá PR, que levará ao mercado parâmetros da eficiência das agências, tendo por base o julgamento técnico da premiação.

“Cremos ser inédito no Brasil quatro empresas se unirem para lançar uma iniciativa com esse formato, em que o prêmio é apenas o ponto de partida para um projeto maior e mais ambicioso, que tem como objetivos ampliar a visibilidade da atividade, das empresas e dos profissionais; criar parâmetros sobre a performance dessas agências nos diferentes serviços oferecidos; e contribuir para expandir o mercado e os negócios na atividade”, salientam os empresários do Gecom.

 

20 categorias e o primeiro a contemplar grandes agências e agências-butique

 

Prêmio Jatobá PR terá 20 categorias e 16 delas premiarão simultaneamente com troféus de campeãs tanto as grandes agências como as chamadas agências-butique, ou seja, as pequenas e médias agências que atuam em nichos, determinadas regiões geográficas ou especializadas em serviços específicos (assessoria de imprensa ou comunicação interna, por exemplo). “Trata-se do primeiro prêmio mundial de PR que se debruça sobre o universo das agências-butique, que no Brasil somam perto de 1.300 das 1.500 existentes, segundo informações do Anuário da Comunicação Corporativa”, destacam os dirigentes do Gecom.

site com o Regulamento e todo o detalhamento da premiação já está em operação. As inscrições serão abertas no dia 14 de agosto e a festa de premiação está marcada para 8 de dezembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, num jantar para 300 convidados. Outras informações pelo 11-5576-5600.

Hermano Henning segue para a TV Câmara de Guarulhos

Hermano Henning

Depois de não ter seu contrato renovado com o SBT em junho, após 23 anos na casa, Hermano Henning toma novo rumo nos próximos dias. A convite do vereador Eduardo Soltur (PDT), presidente da Câmara dos Vereadores de Guarulhos, na Grande São Paulo, assumirá a direção da TV Câmara local, em substituição a Geraldo Júnior, que recentemente solicitou afastamento do cargo.

Nascido em Guararapes, no interior paulista, Hermano formou-se e começou a carreira em Guarulhos, onde passou por Rádio Difusora e Folha Metropolitana. “Por ele já ter morado em Guarulhos e estar afastado, fiz o convite”, destacou o vereador. “Será bom aos nossos funcionários. Ele tem vasta experiência”.

Na nova função, Hermano será responsável pela administração da Rádio, da TV e do portal, além dos impressos internos e externos da Câmara. “Estou feliz e honrado em estar de volta a Guarulhos”, comentou. “Aqui me sinto em casa. É muito bom rever os amigos e trabalhar com eles, estamos juntos outra vez”. Além do SBT, ele teve passagens por Estadão e Veja, entre outros.

Patrícia Weiss assume a área de branded content da Abril

Patrícia Weiss - Divulgação/Abril
Patrícia Weiss – Divulgação/Abril

A Editora Abril contratou Patricia Weiss para assumir a direção de sua área de branded contente, o Estúdio ABC. Ela substitui Edward Pimenta, que começou na Infoglobo nesta terça-feira (1º/8), integrando a mesma área. Na nova função, vai se reportar a Alecsandra Zapparoli, publisher e diretora editorial do Grupo Abril.

Chairwoman e fundadora da Branded Content Marketing Association (BCMA) – South America, Patrícia iniciou sua trajetória nas áreas de marketing do McDonald’s e do Citibank, mas desenvolveu a maior parte da sua carreira em agências de publicidade. Foi sênior VP head de Planejamento Estratégico Integrado Latin America na Leo Burnett e sócia cofundadora da filial brasileira da agência inglesa M&C Saatchi. Esteve ainda na Ogilvy por 11 anos e passou por África, DM9DDB e McCann Erickson.

Como consultora estratégica de Branded Entertainment & Content e produtora executiva, assinou projetos de entretenimento e conteúdo criados e produzidos pelo coletivo ASAS.br.com, como a série de doze curtas Humanidade [Em Mim] para a marca Molico, da Nestlé, em exibição no canal GNT; o documentário Beco das Garrafas, para a Heineken; e o curta-metragem Pai – por Guga Kuerten, para o Itaú, entre outros.

Também é curadora e idealizadora da primeira pós-graduação de Branded Content do País, lançada em 2016 pelo Senac, e professora de Video Storytelling/Branded Content da Miami Ad School São Paulo. Além disso, tem assento em comitês de instituições de ensino (como o IED de Milão, onde é também professora convidada) e já foi jurada de Branded Content de festivais como Cannes Lions, London International Awards, A-List Hollywood Awards (Los Angeles), BE Awards (Austrália) e Cristal Festival (França). Neste ano, será jurada do Fiap, do Lisbon Ad Festival e do britânico Women In Marketing Awards.

Áudio vazado causa demissão se Wianey Carlet

Wianey Carlet
Wianey Carlet

Wianey Carlet não integra mais o time da rádio Gaúcha. Ele deixou o Grupo RBS após 22 anos de casa, onde participava dos programas Supersábado e Sala de Redação, na emissora, e assinava uma coluna diária em Zero Hora. De acordo com a empresa, o motivo do desligamento é porque Wianey “não está mais alinhado ao posicionamento adotado pelos veículos da RBS”.

A partir dessa terça-feira (1º/8) Pedro Ernesto Denardin passou a assinar coluna em ZH, enquanto o Supersábado será apresentado por Andressa Xavier e Fernando Zanuzo. O elenco do Sala de Redação não terá alterações.

No último sábado (29), durante a apresentação do Supersábado, sem perceber que os microfones estavam ligados, Wianey expressou sua opinião sobre a morte do colunista Paulo Sant’Ana, que faleceu em 19 de julho. No áudio vazado, o comunicador disse que não sentiu a morte do ex-colega. “Ele era um baita filho da p***”, disse segundos antes de perceber que havia falado ao vivo. Depois, retratou-se explicando que era uma piada: “Quando me refiro dizendo filho da p*** é porque ele pegava muito no nosso pé”.

Além da RBS, ele tem passagens pelas rádios Sideral, em Getúlio Vargas, Erechim, Difusora (atual Rádio Bandeirantes), Sucesso e Guaíba.

(* Com informações do Coletiva.net)

Antônio Fraga é o novo presidente da Abiauto

Ele substitui Célia Murgel no biênio 2017/2018

 

Criador e editor do site Sport Motor, Antonio Fraga assumiu na última semana o comando da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) para o biênio 2017/2018, em substituição a Celia Murgel. “Tenho certeza, nosso trabalho não será fácil, mas conto com a participação e apoio de todos, colegas, assessores, executivos públicos e da indústria da mobilidade”, destacou em comunicado à imprensa.

Na diretoria, ele terá ao seu lado Carolina Vilanova (vice-presidente), Evandro Magnusson Filho (1º Secretário), Fernando Campos (2º Secretário), Chico Lelis (1º Tesoureiro), Marcondes Viana (2º Tesoureiro), e José Roberto Nasser, Paulo Brandão e Norton Ferreira (Conselho Fiscal). Nos próximos dias deverão ser anunciados cinco representantes regionais e cinco membros para a Comissão de Ética.

Na nota, Fraga assegurou que “como um dos idealizadores e sócio fundador da Abiauto, nunca almejei a Presidência da entidade, apenas sempre desejei fosse atuante e representativa do segmento dos jornalistas especializados e dedicados ao tema. E é isso que pretendo e que prometo. Não posso deixar de agradecer todo trabalho realizado pela Célia e sua diretoria. Só quem acompanhou seu esforço e empenho sabe de sua importância para a Associação e a quantidade de injustiças que recebeu. Neste item, novos tempos chegam à Abiauto. A diretoria cuja companhia me honra trabalhará visando ao cumprimento estatutário, em especial adensar o relacionamento entre colegas, aprimorar nosso conhecimento sobre o tema, cumprir a missão social como formadores de opinião. Aos meus antecessores na Presidência, a minha homenagem e respeito”.

Walter Vaconcelos retorna a Embratur

Walter Vasconcelos é o novo diretor de Marketing e Relações Públicas (DMark) da Embratur, que já havia comandado de 2008 a 2014.

Natural de Belo Horizonte, foi diretor de programas na Comunicação do Ministério da Saúde; de Negócios Corporativos do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo; e do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também coordenou a Gerência Executiva de Promoção e Propaganda do Banco do Brasil, a Secretaria Executiva para Assuntos Parlamentares do banco e dirigiu a subsidiária BB Turismo em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Tecnólogo em Administração Executiva de Escritório Jurídico e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Anhembi Morumbi (SP), tem especialização em Marketing Industrial pela FGV-Rio, Altos Executivos pela USP e Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral-BH.

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