17 C
Nova Iorque
domingo, maio 18, 2025

Buy now

Início Site Página 826

Em nome dos pais refaz a trajetória familiar de Matheus Leitão

* Última atualização: 29 de maio, às 12h41

 

Matheus Leitão lança Em nome dos pais – livro-reportagem sobre a saga de seus pais, Marcelo Netto e Míriam Leitão, presos durante a ditadura militar.

A obra, sua primeira, é resultado de incansáveis investigações, desde a busca pelo delator até a localização dos agentes que teriam participado das sessões de tortura. Ele passou dez anos analisando documentos, ouvindo antigos companheiros de militância e localizando personagens que, mesmo depois de 45 anos, ainda provocam na família sentimentos difíceis de contornar. A identidade de torturadores é uma das revelações do livro. Alguns já haviam morrido quando o autor conseguiu chegar aos nomes deles.

Matheus relatou a O Globo: “Foi sofrido, difícil. Em alguns momentos, angustiante. Lamento muito, tantos anos depois, que ainda existam vetos do Exército. Veto à minha entrada nos quartéis. Veto aos documentos […]”.

Passado e presente se entrelaçam na obra que reconstitui com rigor os eventos do início dos anos 1970 e, ao mesmo tempo, apresenta a emocionante peregrinação do autor pelo Brasil atrás de respostas. Além de uma história sobre pais e filhos, é também uma história sobre um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Matheus tem 40 anos, nasceu em Brasília e se especializou no jornalismo investigativo. Recebeu os prêmios Barbosa Lima SobrinhoEsso, e Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa. Trabalhou nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, na revista Época e no portal iG. Foi visiting scholar na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Atualmente edita o Blog do Matheus Leitão, sobre política e polícia, no G1.

* Nesta terça-feira (30/5), Matheus Leitão promove no Rio de Janeiro mais uma sessão de autógrafos do lançamento de Em nome dos pais. O encontro acontece a partir das 19h, na Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290).

A Comarca, de Mogi Mirim, compra O Impacto

O jornal A Comarca, de Mogi Mirim, que completa 117 anos de fundação em 5/6, anunciou no último dia 6 de maio a aquisição do concorrente O Impacto, semanário de 36 anos de histórica, que deixará de circular. Os dois jornais saem aos sábados.

O negócio foi anunciado por Gilmar Bueno de Carvalho Júnior, diretor de A Comarca, jornal que adquiriu no final de 2016. Ele também é diretor da Gazeta Itapirense, de Itapira.

Ao anunciar a aquisição, o jornal publicou tratar-se de uma iniciativa ousada e inédita na região: “Algo parecido ocorreu em Itapira, quando o jornal Gazeta Itapirense adquiriu a marca de A Cidade, do município vizinho, e viu os dois veículos se fundirem. A Comarca ganha o reforço de leitores e anunciantes de O Impacto. Em contrapartida, os leitores e assinantes de O Impacto não ficarão desamparados, porque continuarão recebendo agora o jornal A Comarca”.

NSC é novo nome da RBS em Santa Catarina

Mário Neves, presidente da NSC, apresenta a marca vencedora - Crédito: Cristiano Estrela - Agência RBS
Mário Neves, presidente da NSC, apresenta a marca vencedora –
Foto Cristiano Estrela – Agência RBS

Depois de 13 dias de votação popular, o nome NSC foi o escolhido para rebatizar a RBS TV em Santa Catarina. Vendida em março de 2016 ao Grupo NC, dos irmãos Carlos, Marcus e Leonardo Sanchez, a operação chega agora à sua fase final de transferência. A mudança definitiva deve ocorrer nos próximos meses, após a criação da nova identidade visual do grupo e de suas emissoras.

A empresa não divulgou o total doa votos, mas informou que a escolha por NSC recebeu 66,28% dos sufrágios. A marca concorria com as opções LIG e DNC, que terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Por videoconferência, o presidente Mário Neves revelou a nova assinatura da afiliada da Rede Globo no Estado em primeira mão para os colaboradores da empresa na manhã desta terça-feira (16/5). Na sequência, a notícia foi anunciada ao público no Jornal do Almoço.

A campanha para a escolha do novo nome foi criada pela agência Exit e veiculada em todas as mídias da RBS SC nas últimas semanas, com o mote Essa TV é sua. Esse nome também é seu. A partir de agora, terá sequência o processo de criação de marca pela Interbrand, especialista no tema. Já a produção de todo o material publicitário para o lançamento da nova marca segue sob responsabilidade da Exit.

ONU oferece bolsas para cobertura de Assembleia Geral em NY

Jornalistas brasileiros de 22 a 35 anos podem se candidatar ao programa de bolsas Reham Al-Farra Memorial Journalists, promovido pela ONU. O concurso selecionará profissionais de países em desenvolvimento para cobrir a Assembleia Geral das Nações Unidas, de 11 a 29 de setembro, em Nova York.

Os selecionados terão a oportunidade de acompanhar ações da entidade, entrevistar membros e trocar experiências com jornalistas de outras partes do mundo. A programação prevê ainda visitas a redações como New York Times e Associated Press. Desde 1981, participaram 566 jornalistas de 168 países.

Para se candidatar, além de estar naquela faixa etária, é necessário ser fluente em inglês, selecionar três trabalhos já publicados, enviar uma carta de referência e currículo em inglês. A bolsa inclui passagem aérea e uma quantia diária para hospedagem, refeições e transporte.

O prazo para inscrições vai até 28 de maio.

Anelise Zanoni e Clarissa Ciarelli lançam Travelterapia

Com a proposta de compartilhar histórias de viajantes, Anelise Zanoni e Clarissa Ciarelli lançaram o blog Travelterapia, plataforma que trabalha com o conceito de que toda viagem leva a mudanças. Para isso, as curadoras terão como base relatos colaborativos sobre histórias de viagens.

Segundo Anelise, a ideia é dar voz aos viajantes de forma a motivar pessoas a conhecerem o mundo: “Visitar novos lugares e culturas pode trazer transformações para a vida. Por isso chamamos o projeto de Travelterapia”. Além das narrativas, acompanhadas por fotografias e vídeos, o site disponibiliza um espaço com dicas e destinos nacionais e internacionais, além de notícias relacionadas ao turismo.

O projeto se iniciou em 2016 no Instagram (@travelterapia) e, depois, ganhou espaço na rádio Unisinos.FM, na qual Anelise apresenta, todas as sextas-feiras, às 8h20, dicas de roteiros e experiências pelo mundo durante o programa Cafeína.

Jornalistas criam grupo no Facebook para esmiuçar arredores do RJ

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

Raquel Medeiros, Carol Rezende e Christine Lages criaram o Arredores RJ, grupo no Facebook para a troca de dicas e informações de roteiros, eventos, hotéis, atividades e restaurantes em lugares próximos da cidade do Rio ou em outras cidades do Estado.

Elas pensaram no viajante que sempre tem, em sua lista de desejos, destinos distantes, e muitas vezes não conhece bem o quintal da própria casa. E querem criar um ambiente interessante, com clima de conversa na sala, para que os participantes sintam-se à vontade para compartilhar seus achados.

As autoras usam a experiência em comunicação para fazer uma curadoria das informações divulgadas no grupo. Em um mês, foram mais de quatro mil adesões.

As hashtags, por si sós, definem a pauta do grupo: #1horadecarro #2horasdecarro #3horasdecarro #4horasdecarro #vade4x4 #vadecarro #vadeonibus #vadebarco #vadehelicoptero #naorecomendado #valeinvestir #petfriendly #kidfriendly #adultsonly #ecoturismo #turismosustentavel #acessibilidade, entre outras.

Sugestões para arredoresrj@gmail.com.

Leonardo Cruz substitui Ari Schneider no Estadão

Leonardo Cruz, que em dezembro passado deixou o posto de coordenador da Estratégia Digital da Folha de S.Paulo, após 19 anos de casa, assumiu em 8 de maio o cargo de editor de Projetos Especiais do Estadão, respondendo diretamente ao diretor de Jornalismo João Caminoto.

Segundo comunicado do jornal, em parceria com outras áreas do Grupo, ele será responsável, entre outras coisas, pela formulação, planejamento e execução de eventos, conteúdos especiais e outras atividades.

Leonardo entra no lugar de Ari Schneider, que deixa a Redação e vai se dedicar, com a área comercial, a projetos especiais em curso.

Expansão do setor ganha destaque no Anuário da Comunicação Corporativa

Publicação será lançada no dia 23 de maio, às 9h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo

 

Mesmo fortemente impactado pela crise, pelo encolhimento de verbas e por duras negociações contratuais, o segmento das agências de comunicação teve um ano de 2016 ligeiramente positivo e alimenta esperanças de um 2017 um pouco melhor. E segue se expandindo, fruto muito mais da ampliação de portfólio, da criação de novos negócios, do que dos clássicos serviços que por décadas o caracterizou.

Esse é o quadro que percorrerá grande parte das 176 páginas da edição 2017 do Anuário da Comunicação Corporativa, da Mega Brasil, que será lançado no dia 23 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, na abertura do 20º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa.

“Vamos deixar para abrir os números no próprio lançamento, para não estragar a surpresa”, diz o publisher Eduardo Ribeiro. “O que dá para adiantar é que este ano a publicação terá boas novidades, como os novos e complementares rankings de agências, um deles focado nos grupos, e cinco rankings regionais; o inédito Índice de Confiança do Empresário da Comunicação Corporativa (ICECC); a linha do tempo da última década, mostrando os principais acontecimentos do setor e sua evolução; além de duas excepcionais reportagens internacionais, uma delas apontando para onde a comunicação corporativa caminha e outra sobre quais são, onde estão e o que fazem os principais veículos de comunicação que cobrem essa atividade”.

Paralelamente, a Mega Brasil trabalha a plataforma digital do Anuário, em que são estrelas, além da íntegra em pdf da publicação impressa, o Book das Agências, o Guia das Agências de Comunicação e o canal Artigos, com textos de lideranças da área debatendo o universo da comunicação corporativa. Dirigida por Marco Rossi, a edição digital também virá com novidades no segundo semestre, sendo uma a inserção de programas das Rádio e TV Mega Brasil sobre a comunicação corporativa. “Nosso estúdio, que era exclusivo da Rádio Mega Brasil Online, passou por uma reformulação e agora se transformou também em estúdio de TV, o que nos permite um duplo aproveitamento da programação”, diz Rossi. “Já estamos operando a TV em caráter experimental e a partir de julho deveremos iniciar uma programação especial focada na comunicação, com entrevistas, noticiário da área, perfil das empresas, história do setor, entre outros assuntos”.

 

Serviço

 

Anuário da Comunicação Corporativa

Lançamento: 23 de maio de 2017, 9h, Centro de Convenções Rebouças (av. Rebouças, 600), São Paulo, SP

Tiragem: 3.500 exemplares

Número de Páginas: 176

Total de Anunciantes: 66

Distribuição: A publicação será distribuída gratuitamente no evento de lançamento e também para todos os participantes do Congresso Mega Brasil. Interessados poderão adquirir exemplares após o lançamento por R$ 120 diretamente na Mega Brasil. Informações pelo 11-5576-5600, com Heloísa Valente.

 

 

Os 70 anos da Cásper Líbero

A Cásper Líbero, primeira escola de Jornalismo do Brasil, comemora os 70 anos nesta terça-feira (16/5). Também fazem aniversário neste ano outros cursos: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda (45 anos) e Rádio, TV e Internet (15).

Fruto de um desejo do jornalista e empresário, a Faculdade tornou-se uma das mais tradicionais e renomadas escolas de comunicação do País, com cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e a recente incursão no ensino a distância, com a Cásper Digital.

No próximo semestre, a instituição vai reformular os cursos de pós lato sensu, uma oportunidade para que profissionais do mercado atualizem sua formação.

Para celebrar a data, a revista institucional Cásper preparou uma edição de aniversário especial.

Confira!

Sérgio Gomes receberá o Abraji de Contribuição ao Jornalismo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo anunciou em 8/5 que entregará a Sérgio Gomes, da Oboré, o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo 2017. Em sua 12ª edição, a iniciativa destaca pessoas e instituições que prestam auxílio relevante ao jornalismo brasileiro. No caso de Sérgio, o reconhecimento é devido ao seu trabalho à frente do Projeto Repórter do Futuro. A sessão solene será durante o 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, de 29 de junho a 1º de julho, em São Paulo.

Em 2016, a homenagem foi entregue a dois dos mais experientes e respeitados profissionais: Elvira Lobato e Alberto Dines, e nos anos anteriores, premiou José Hamilton RibeiroJoel SilveiraLúcio Flávio PintoPaulo TottiDorrit HarazimRosental Calmon AlvesJânio de FreitasMarcos Sá CorrêaTim LopesElio Gaspari e Clóvis Rossi.

Além de coordenador do projeto e diretor da Oboré, Serjão, como é mais conhecido, integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog desde a sua fundação e tem mais de 40 anos de carreira dedicada ao fomento do jornalismo.

A Abraji, aliás, abriu nessa quarta-feira (10/5) as inscrições para o seu 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho no campus da Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, 275). Interessados em participar devem fazer a inscrição e o pagamento via internet em congresso.abraji.org.br.

Portal dos Jornalistas dá apoio institucional ao Congresso e a partir desta semana passará a publicar detalhes do encontro.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese