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sexta-feira, julho 4, 2025

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Os jornalistas que estão entre os vencedores do Jabuti

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio

O jornalismo esteve bem representado nas cerca de 30 categorias do Prêmio Jabuti, cujos ganhadores foram divulgados em 31 de outubro.

Os colunistas do Globo Luís Fernando Veríssimo e Adriana Carranca e o colunista da Folha de S.Paulo Antônio Prata venceram a categorial Infantil digital, como parceiros num grupo de dez autores convocados pela agência África para o Kidsbook Itaú Criança. Na categoria Infantil tradicional, o segundo lugar foi para Luisa Massarani, com Se eu fosse…, coletânea de textos publicados no caderno Folhinha, extinto no ano passado.

Na categoria Contos e crônicas, o segundo lugar coube a Ignacio de Loyola Brandão e seu Se for pra chorar que seja de alegria, da Global Editora. E o terceiro ficou com Caixa Rubem Braga, em que o trabalho do autor foi organizado pelos críticos e estudiosos André Seffrin, Bernardo Buarque de Hollanda e Carlos Didier, para a Editora Autêntica.

Marcel Gleiser, colaborador da Folha de S.Paulo, ganhou o segundo lugar em Ciências da natureza, meio ambiente e matemática, com A simples beleza do inesperado, da Record. Em Biografia, Enquanto houver champanhe, há esperança, de Joaquim Ferreira dos Santos sobre Zózimo Barrozo do Amaral, para a Intrínseca, levou o terceiro lugar. Com os pés na África, de Sergio Tulio Caldas, ficou em segundo em Didáticos e Paradidáticos. Uma categoria nova nesta edição do prêmio – HQ – viu André Dahmer, que colabora com O Globo e a Folha, chegar em terceiro lugar com a obra Quadrinhos anos 10, da Companhia das Letras.

A categoria Reportagem e documentário, como era de se esperar, teve jornalistas em todos os postos: Petrobras: uma história de orgulho e vergonha, de Roberta Paduan para a Companhia das Letras, em primeiro lugar; Nazistas entre nós: a trajetória dos oficiais de Hitler depois da guerra, de Marcos Guterman, do Estadão, para a Contexto, em segundo; e O livro dos bichos, de Roberto Kaz, da piauí, também para a Companhia das Letras, em terceiro.

Concorre ao Melhor livro do ano, grande prêmio que será anunciado somente na cerimônia de 30/11, o melhor Juvenil, de José Castello, Dentro de mim ninguém entra, da Berlendis & Vertecchia. Castello é colaborador do Globo.

GloboNews atualiza marca

A GloboNews está com nova identidade visual. A marca aparece agora em cor única, toda em vermelho, branco ou preto. São, assim, seis formas diferentes. Ganhou também movimento deslizante, como sendo uma plataforma de notícias. Isso quer dizer que a marca aparece estourada ou se expandindo, para revelar a notícia em construção, e que é acompanhada em tempo real pelo espectador. Compõem ainda as novas peças as imagens de bastidores dos estúdios e da redação.

Luciano Vasconcelos, gerente de criação do canal, comenta: “É uma evolução da marca. É na identidade visual que ela se manifesta, tanto na embalagem quanto na narrativa. É ali que as pessoas reconhecem o canal. Vamos deixar a programação completamente integrada, em um fluxo continuo de conteúdo”.

Maior evento independente de comunicação corporativa do ano, Mega Brasil Benchmarking será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro, em São Paulo

Evento desfilará as práticas, estruturas e políticas de comunicação de 32 das mais importantes organizações brasileiras, por onde passa o PIB do País. São menos de cem vagas disponíveis

Nos próximos dias 4 e 5 de dezembro São Paulo sediará um novo evento de comunicação corporativa, criado pela Mega Brasil com a proposta de permitir uma grande imersão dos profissionais nas práticas, estruturas e políticas de comunicação de algumas das mais importantes organizações brasileiras. É o Mega Brasil Benchmarking, que estreia com a participação de 32 organizações de diferentes setores da atividade econômica, representadas por seus principais executivos da comunicação corporativa. Ou seja, marcas líderes representadas por executivos que também são líderes da área.

O palco do encontro será o hotel Tulip Inn São Paulo Paulista, na rua Apeninos, 1.070, no bairro do Paraíso. Serão 32 apresentações em sessões simultâneas, divididas em quatro salas, cada uma com a apresentação de uma empresa. No total, quatro sessões, cada uma com quatro apresentações no primeiro dia, o que se repetirá no segundo dia, mas com empresas diferentes.

“Estarão representadas no encontro”, diz Eduardo Ribeiro, idealizador do projeto e diretor deste J&Cia e também da Mega Brasil, “organizações empresariais com perfis diferenciados. Todas são protagonistas nos segmentos em que atuam. São organizações B2B, B2C, empresas prestadoras de serviço, abrangendo setores estratégicos, competitivos e com larga tradição em comunicação corporativa”.

Segundo Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, “nunca se fez no País um evento com esse formato e dessa magnitude na área, com tantos líderes da nossa atividade e de marcas tão expressivas. Será uma oportunidade única de benchmarking, como diz o nome do encontro, e também de acesso a um excepcional acervo de comunicação corporativa”. Duas outras razões relevantes para participar do encontro, segundo ele, são “a oportunidade de comparar práticas, políticas e estruturas de comunicação de diferentes organizações e setores; e de se atualizar sobre o estado da arte da atividade”.

As inscrições estão abertas e custam R$ 1.900, com 10% de desconto para assinantes e leitores deste Jornalistas&Cia e outros 20%, da segunda inscrição em diante da mesma organização. Esse valor permanecerá válido até 17/11, passando a seguir para R$ 2.300. Com o ritmo acentuado de inscrições nos primeiros dias, já são menos de cem as vagas disponíveis.

Estarão se apresentando no Mega Brasil Benchmarking as seguintes empresas e profissionais:

  • Ajinomoto – Priscila Santana
  • Amazon – Marina Zveibil
  • Arcos Dorados/McDonald ’s – David Grinberg
  • Banco Itaú Unibanco – Rejane Braz
  • BASF – Cristiana Brito
  • C&A – Rozália Del Gaudio
  • Citi – Priscila Cortezze
  • Coca-Cola – Marina Peixoto
  • Deloitte – Renato Souza
  • Dow DuPont – Divisão de Ciência dos Materiais – Eleni Gritzapis
  • Embrapa – Gil Galerani
  • GE – Daniela Antunes
  • General Motors Mercosul – Nelson Silveira
  • Gerdau – Renato Gasparetto Jr.
  • Grupo Fleury – William Malfatti
  • IBM Brasil – Flavia Apocalypse
  • Johnson & Johnson Medical Devices – Malu Weber
  • Klabin – Carime Kanbour
  • Latam – Gislaine Rossetti
  • Neonergia – Marcus de Barros Pinto
  • Nestlé – Anahi Guedes
  • PayPal – Tânia Magalhães
  • Samsung – Mario Laffitte
  • Sebrae – Eduardo Pugnali
  • Souza Cruz – Fernando Bomfiglio
  • Syngenta – Valter Brunner
  • Telefonica | Vivo – Julio Gama (a confirmar)
  • TV Globo – Andrea Doti
  • Uber – Saulo Passos
  • Unisys – Marcos Santos
  • Volkswagen do Brasil – André Senador
  • Votorantim – Renato Delmanto

Outras informações pelo 11-5576-5600 ou eventos@megabrasil.com.br.

Junia Nogueira de Sá deixará o comando da FleishmanHilard Brasil e será substituída por Sandro Rego

Junia Nogueira de Sá
Junia Nogueira de Sá

Após três anos como General Manager da FleishmanHillard Brasil, Junia Nogueira de Sá deixará a agência em dezembro. Nesse período de transição, ela sai da operação no dia a dia e passa a cuidar de projetos e clientes pontuais. A partir de janeiro, voltará a atuar como consultora, como fazia até começar a dirigir a agência, e tem planos de se dedicar a alguns projetos pessoais que ficaram adiados nesses três anos. No lugar dela assume o diretor executivo Sandro Rego.

Quando aceitou o convite para dirigir a agência, em 2014, o acordo já previa a permanência de Junia por um período de três anos, tempo que se considerava necessário para lançar e posicionar no Brasil a marca FleishmanHillard, maior empresa de PR do Grupo Omnicom e a terceira do mundo.

Nesses três anos a agência colocou-se entre as principais do Brasil, apoiada numa carteira de 25 contas e numa equipe de mais de 50 colaboradores.

Sandro Rego, que ali chegou no início do ano, liderou a comunicação de organizações como CSN, Bunge Brasil, Grupo Boticário e Banco Safra. Em 2014, recebeu o Top Mega Brasil na categoria Executivo de Comunicação (nacional) e foi eleito um dos dez comunicadores do ano pela Aberje.

Atlas da Notícia detecta que 70 milhões vivem em “desertos de notícias” no Brasil

O Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo –, em parceria com o Volt Data Lab, lança em edição especial do Observatório da Imprensa o Atlas da Notícia – um panorama do Jornalismo local e regional no Brasil. A iniciativa inspira-se no projeto America’s Growing Deserts of News da revista Columbia Journalism Review (CJR).

Dos dados que mais chamam a atenção estão os chamados “desertos de notícias”, que abrangem cerca de 4.500 municípios brasileiros, onde vivem 70 milhões de pessoas. De acordo com o estudo, nesses lugares não se tem registro da existência de veículos noticiosos impressos ou digitais.

Grupo Lance comemora 20 anos com retrospectiva do esporte

Uma série especial de reportagens publicada no diário e no site está comemorando os 20 anos do Grupo Lance. A partir da reprodução de capas marcantes, o material faz uma retrospectiva do esporte no Brasil nas últimas duas décadas. Ele inclui os campeões de futebol, gols históricos, a evolução das regras, os bastidores da política, as crises, as tragédias, os momentos de euforia, a quebra de recordes, as grandes conquistas, além da história de cinco copas do mundo e cinco olimpíadas que tiveram cobertura do grupo. A série traz ainda depoimentos de profissionais que participaram da fundação do diário, como Cesar Seabra e Leão Serva.

O jornal chegou às bancas do Rio em 27/10/1997. Cinco dias depois estreava a edição paulista do diário. Mas essa história começou um pouco antes, em 20/10, quando o Lancenet entrou na rede. Era o primeiro portal especializado em esportes do País. Sob a liderança de Walter de Mattos Jr. e em grande parte de sua trajetória tendo como editor-chefe Luiz Fernando Gomes, o jornal se orgulha de algumas facetas, como as de ter sido o primeiro tabloide de circulação nacional, o primeiro impresso totalmente em cores, o primeiro a ter as páginas grampeadas, o primeiro a ser impresso simultaneamente em Rio, São Paulo e Minas.

Foi ainda a primeira redação a operar integralmente no sistema multimídia, com produção simultânea de conteúdo para o papel, o site e o canal de vídeo. E lançou o primeiro portal mobile de esportes.

Organizações apelam para o fim da impunidade de crimes contra jornalistas

O 10º Índice Global de Impunidade do Comitê para Proteção dos Jornalistas, divulgado em 31/10, aponta que em apenas 4% dos casos de assassinatos de jornalistas ocorridos entre setembro de 2007 e agosto de 2017 foi feita justiça completa, incluindo o julgamento dos mandantes dos crimes. Dados recentes da Unesco destacam que cerca de 930 jornalistas foram assassinados desde 2006 e mostram que nove em cada dez assassinatos cometidos nos últimos 11 anos permanecem sem resolução na justiça. Segundo a organização, a impunidade incentiva a ocorrência de novos assassinatos e geralmente é um sintoma do agravamento de conflitos e do enfraquecimento do Estado de Direito.

Os dados foram compilados para marcar o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, celebrado em 2 de novembro. A data, que foi criada em 2013, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em reconhecimento das graves consequências da impunidade nos casos de assassinatos e de outros crimes cometidos contra comunicadores, apela aos Estados-membros da ONU para fazerem o possível para prevenir a violência, investigar os crimes, assistir as vítimas e promover um ambiente seguro e favorável para a liberdade de imprensa.

“Somente quando os jornalistas trabalham em um ambiente seguro e independente é que poderá haver livre circulação de informações para todos os cidadãos”, disse o diretor-geral adjunto da Unesco Frank La Rue, em carta enviada aos editores-chefes e diretores executivos das redações brasileiras no último mês.

Jornal do Commercio-PE muda processos de edição e corta quatro

O Jornal do Commercio promoveu nessa segunda-feira uma alteração nos seus processos de edição. São seis novas editorias executivas, às quais caberá planejar e coordenar a produção jornalística do JC, tanto na sua plataforma impressa como na digital, interligadas aos demais veículos do sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).

Com as mudanças, assumem os novos cargos Felipe Vieira, Rafael Carvalheira, Diogo Menezes, Marcelo Pereira, Bruno Falcone e Arnaldo Carvalho. Juliana Sampaio e Thiago Wagner passam a integrar a equipe de assistentes de edição. Deixaram a empresa André Galvão, Gilvan Oliveira, Sílvio Menezes e Eduardo Azevedo. A reestruturação manteve toda a equipe de repórteres, fotógrafos, designers e assistentes de edição.

Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco criticou a demissão dos quatro profissionais, afirmando que, sob o pretexto de “modernização”, o jornal recorre a estratégia que penaliza os profissionais do jornalismo: “O discurso da reestruturação esconde, na verdade, um processo de precarização das relações de trabalho que inclui, principalmente, achatamento salarial e acúmulo de funções”.

Lúcia Mattos despede-se da Band RS

Lúcia Mattos
Lúcia Mattos

A apresentadora Lúcia Mattos deixou o Grupo Bandeirantes após 12 anos. Ela apresentava o Band Cidade, na tevê, ao lado de Sérgio Stock, e comandava o Band News Happy Hour na rádio, junto com Ico Thomaz e Ana Cássia Hennrich. Lúcia saiu para acompanhar o marido Leonardo Meneghetti, que assumiu o cargo de diretor-geral da Band paulista há um mês.

A mudança para São Paulo está programada para janeiro. Entre os novos projetos, depois da adaptação à capital paulista, pretende dedicar-se a um site que está em fase de elaboração, sobre cultura e arquitetura. Com a saída dela, o Band Cidade deverá voltar ao formato de âncora, comandado por Sérgio Stock. Já em relação à sua função na rádio esperam-se novidades.

Flávia Oliveira faz conferência na ABL

Flávia Oliveira

 

Flávia Oliveira

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio.

Flávia Oliveira faz na próxima terça-feira (14/11) conferência sobre Raça e gênero: a construção da igualdade no Brasil. A apresentação faz parte do ciclo de conferências Ideias para reconstruir o Brasil, da Academia Brasileira de Letras, coordenado por Rosiska Darcy de Oliveira, nas terças-feiras de novembro, às 17h30.

No teatro R. Magalhães Jr. (av. Presidente Wilson, 203), com entrada franca e inscrições no local. Haverá transmissão ao vivo pelo site. Informações pelo 21-3974-2500.

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