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domingo, junho 29, 2025

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Folha de S.Paulo anuncia diversas mudanças

Novidades incluem reformulação do site, novo Manual de Redação, investimento em inteligência  e mudanças no relacionamento com o Facebook

 

A Folha de S.Paulo vem anunciando uma série de novidades nas últimas semanas, em um processo de reformulação e novos projetos que deve prosseguir ainda pelas próximas. Dentre elas, promoveu uma reforma visual em sua plataforma digital, que acabou tendo pouco impacto por causa de uma decisão que acompanhou a mudança: a de deixar de postar notícias em sua página no Facebook.

Essa notícia repercutiu não apenas no Brasil, mas também em diversas publicações estrangeiras. A justificativa é que, com as recentes mudanças no algoritmo da rede social, a veiculação de notícias por veículos jornalísticos perdeu relevância e favoreceu a propagação das chamadas fake news.

Outra novidade que deve dar um novo rumo ao dia a dia da redação foi o lançamento do novo Manual da Redação. A nova edição levou 35 meses para ser produzida, é a primeira totalmente refeita desde 2001, trazendo inovações que vão de parâmetros para comportamento profissional nas redes sociais ao uso de drones.

Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Sérgio Dávila, editor executivo do jornal, falou sobre essas e outras novidades, como a ampliação do Núcleo de Inteligência da Folha e os preparativos para as eleições de 2018.

 

De cara nova

Como primeiro marco em comemoração aos 97 anos da fundação do jornal, a Folha apresentou em 1º de fevereiro uma versão totalmente reformulada de seu site. Dentre as principais novidades, estão a mudança na adaptação da página às diversas telas e dispositivos, que foi melhorada, e um esforço em deixar a publicação mais leve, facilitando o carregamento das notícias e diminuindo o consumo de dados em dispositivos móveis.

“Ela se apoia no seguinte tripé: identidade visual unificada entre a plataforma digital e a impressa, deixando ambas mais limpas e fáceis de ler; melhoria da acessibilidade e da experiência de navegar, com um site responsivo, de carregamento mais rápido; e a estreia de nosso novo publicador, o Gutenberg, produzido in house pela valorosa equipe de TI da Folha”, explicou Sérgio Dávila. Ele adiantou ainda que nos próximos meses a reforma visual atingirá também a plataforma impressa.

A nova página possibilitou ainda mais destaque ao time de colunistas e blogueiros do jornal e apresentou ao público uma nova tipografia, criada exclusivamente para o Grupo Folha.

 

Folha x Facebook

Como consequência das recentes mudanças no algoritmo do Facebook, a direção do jornal surpreendeu o mercado ao anunciar em 8 de fevereiro que deixaria de atualizar o conteúdo de sua página na rede social. Mesmo prevendo uma possível perda inicial de audiência, Dávila informou que o fluxo proveniente dessa plataforma já vinha perdendo relevância antes mesmo do anúncio dessa mudança no Facebook.

“Essa última decisão deles expulsa de fato do ambiente da rede social o conteúdo compartilhado por empresas de jornalismo profissional como a Folha”, afirmou Sérgio. “Ao privilegiar a interação pessoal, facilita a propagação de fake news, ainda que indiretamente ou como efeito colateral”.

Ele acredita que outras publicações também reavaliarão esse modelo de parceria, em que, segundo o executivo, a contrapartida é cada vez menos audiência e nenhuma remuneração. Em todo caso, a página da Folha no Facebook segue ativa, com quase seis milhões de seguidores, e o usuário não terá nenhum impedimento para compartilhar o conteúdo em sua própria timeline.

 

Repercussão

A decisão da Folha repercutiu não apenas no mercado brasileiro. Publicações de diversos países, como El País, The Wall Street Journal, The Guardian, Fox News, La Nación, Frankfurter Allgemeine, Nikkei, além das agências noticiosas Bloomberg e Reuters, deram destaque para o caso.

Durante um evento sobre mídia realizado nesta semana nos Estados Unidos, a chefe de parcerias jornalísticas do Facebook Campbell Brown chegou a afirmar que as empresas de jornalismo que considerarem que estar na rede social não é bom para seus negócios não devem ficar no Facebook. “O meu trabalho não é deixar felizes os publishers [das companhias jornalísticas]. O meu trabalho é garantir que existam notícias de qualidade no Facebook. E que os publishers que estão no Facebook tenham um modelo de negócio que funcione”, afirmou a executiva, ex-âncora da CNN, que foi contratada pela empresa no fim de 2016, em meio à crise das notícias falsas durante a eleição americana.

No mesmo encontro, Adam Mosseri, responsável pelo feed do Facebook, afirmou que, se a saída de jornais da rede social se tornar uma “tendência generalizada”, será um motivo de preocupação para a empresa. “Notícias são algo que interessam para muita gente. Eu não vejo um mundo em que não exista notícia no Facebook e certamente não vamos pressionar para que isso aconteça”, disse.

 

Manual de Redação

Ainda com relação às novidades preparadas para 2018, o tradicional Manual de Redação da Folha (Publifolha) ganhou uma nova versão na última semana. O projeto, que contou com coordenação de Uirá Machado, levou 35 meses para ser produzido e é a primeira versão totalmente refeita desde 2001. Além de servir como guia de estilo, que pode ser usado por pessoas de qualquer área que queiram aprimorar sua escrita, não só jornalistas, traz novidades que vão desde parâmetros para comportamento profissional nas redes sociais até o uso de drones.

Na próxima quarta-feira (21/2), a partir das 11h, o coordenador do projeto mediará em São Paulo um debate no Teatro Folha (av. Higienópolis, 618), ao lado de Carlos Eduardo Lins da Silva, Fernando de Barros e Silva, Eugenio Bucci e Alon Feuerwerker, para fazer uma avaliação externa da publicação. Mais informações sobre o Manual com Sônia Nascimento (11-5563-9385 ou contato@sonianascimento.jor.br) e credenciamento para o evento com Bianka Vieira (bianka.vieira@grupofolha.com.br).

 

Núcleo de Inteligência

Batizado de NIF, o Núcleo de Inteligência da Folha foi criado em julho de 2017 e já vem apresentando importantes resultados para a redação do jornal, garante Sérgio Dávila. “Dele têm saído manchetes, feitas ‘a quatro mãos’ com as editorias do jornal, de reportagens que partem de grandes bases de dados”, destaca. “Dois exemplos recentes foram a realização do maior levantamento recente da música ouvida pelos brasileiros e uma pesquisa exclusiva sobre o crescimento de São Paulo”.

A ideia, que partiu do secretário de Redação Vinicius Mota, foi incorporar elementos em princípio “estranhos” à Redação, como matemáticos e profissionais de outras áreas, para que, sob comando do também secretário de Redação Roberto Dias, atuassem em conjunto com jornalistas experimentados em busca das notícias que as montanhas de dados escondem. Segundo apurou este Portal dos Jornalistas, o núcleo, que tem na coordenação Fábio Takahashi e contava originariamente com um único cientista de dados, está recebendo o reforço de outros três, quadruplicando sua capacidade de atuação.

 

Eleições 2018

Outro tema que agitará os bastidores do jornal nos próximos meses será a cobertura das eleições. “Será uma eleição histórica por diversos motivos, e talvez a mais imprevisível desde 1989”, prevê Sérgio. “É nossa prioridade número 0 em 2018. Montamos um núcleo de pautas mais propositivas, que vem sendo tocado pelo jornalista Marcos Augusto Gonçalves e conta em seu conselho informal com nomes como os de Samuel Pessoa, Nelson Barbosa, Ronaldo Lemos, Joel Pinheiro da Fonseca, Celso Rocha de Barros e Paulo Miguel. A ideia é ir além da cobertura do dia a dia. E temos um grande diferencial, que é poder contar com o Instituto Datafolha”.

TV Brasil transmite desfile das campeãs do Carnaval de Rio e São Paulo

Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici
Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici

Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Brasil vai transmitir, na sexta-feira (16/2) e no sábado (17/2), os desfiles das campeãs do Carnaval de, respectivamente, São Paulo e do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, às 21h, Priscilla de Paula e Ana Luísa Médici são as apresentadoras, e recebem convidados, como Raul Machado e sambistas, para analisar a apresentação das agremiações. A cobertura no Sambódromo do Anhembi terá as repórteres Sarah Quines e Priscilla Kerche na concentração, e os repórteres Dimas Soldi e Eduardo Andrade na dispersão.

No Rio, a transmissão ao vivo da Marquês de Sapucaí começa às 20h30. Luciana Barreto e o radialista Tiago Alves conversam com especialistas, que comentam o resultado da apuração. A equipe conta ainda com Leonardo Bruno, Anderson Baltar e Bárbara Pereira, além de carnavalescos e pesquisadores.

A transmissão no Rio terá o radialista Cadu Freitas, da Rádio MEC, no início da cobertura. As repórteres Flávia Grossi e Marília Arrigoni estarão na concentração. Já os repórteres Maurício de Almeida e Paulo Garritano vão mostrar as emoções do primeiro recuo da bateria. Na dispersão, a cobertura caberá a Thiago Pimenta e Daniela Christoffer.

O público poderá interagir pelas redes sociais com a hastag #paísdocarnaval.

Willian Corrêa deixa o comando do Jornalismo da TV Cultura

Willian Corrêa
Willian Corrêa

Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, parou a redação por volta de 16h dessa quarta-feira (14/2) para anunciar a saída de Willian Corrêa, depois de cinco anos no comando do Jornalismo da TV Cultura.

Fez o anúncio ao lado do próprio Willian, afirmando que sua ida para uma TV de Angola (TV Zimbo), que ele já havia dirigido entre 2011 e 2012, não significa absoluta ruptura com a Cultura, mas sim uma futura parceria. Wilian permanece na casa até esta sexta-feira (16/2). Na transição, o editor-chefe Ricardo Taíra responderá pelas funções dele. Primeira emissora privada de Angola, a TV Zimbo completa dez anos em dezembro próximo.

Sindicato solidariza-se com repórter por veto do Atlético

Oswaldo de Oliveira
Oswaldo de Oliveira

Por meio de nota distribuída em 8/2, o Sindicato dos Jornalistas de Minas solidarizou-se com o repórter da Rádio Inconfidência Leo Gomide, proibido de entrar no Centro de Treinamento do Clube Atlético Mineiro após discutir com o ex-treinador Oswaldo de Oliveira. O desentendimento ocorreu na noite anterior, durante a coletiva após o jogo do time. Segundo o clube, Oswaldo de Oliveira teria sido xingado pelo repórter, o que ele nega. O técnico ficou bastante irritado com uma pergunta de Gomide e tentou agredi-lo.

Segundo a nota, a decisão foi “um evidente cerceamento ao exercício profissional do jornalista, à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade se informar”. O Sindicato afirma ainda que considera “inadmissível a censura ao trabalho dos jornalistas, venha de quem vier, contra qualquer profissional de qualquer veículo, e exige que a decisão seja revista”. Oswaldo foi demitido do clube no final daquela semana.

Nessa terça-feira (13/2), Domenico Bhering, diretor de Comunicação do clube, comunicou por uma rede social que o veto ao jornalista da Rádio Inconfidência acabou.

Metrópoles inaugura o maior painel digital de alta resolução do Brasil

Painel de LED
Painel de LED

O Portal Metrópoles inaugurou em 8/2 em Brasília um painel de LED de altíssima resolução, com tela de 246 m2, que traz as informações mais importantes do dia, assim como a situação das principais vias do DF, previsão do tempo, imagens da cidade enviadas por leitores e dados sobre o mercado financeiro. O equipamento, com 22,80 m de altura e 10,80 m de largura, está instalado na fachada do edifício Marita Martins, no Setor Bancário Sul, em frente ao Eixão Sul. São mais de um trilhão de cores reproduzidas em uma densidade de 3.906 pixels/m².

Sobre o empreendimento, disse Lilian Tahan, diretora de Redação do portal: “Esta imensa janela digital divulgará arte, cultura, beleza e informação em proporções inéditas para o formato. Será um espaço igualmente nobre para a promoção de marcas antenadas com o que há de mais moderno no meio publicitário. Um presente para Brasília”.

Boris Feldman reforça equipe do AutoPapo

Boris Feldman - Divulgação
Boris Feldman – Divulgação

O portal AutoPapo, de Boris Feldman, passou a contar recentemente em seu quadro com cinco novos colaboradores. Felipe Boutros (ex-O Tempo, Super Notícia e Pampulha) assume o cargo de subeditor. Laurie Andrade, ex-produtora da TV Globo, foi contratada como repórter. Paulo Eduardo, que trabalhou durante anos como editor do caderno de Veículos do Estado de Minas, foi convidado para ser consultor e repórter especial. Completam o novo time Paula Carolina, como colunista, e o publicitário e designer Paula Carolina.

Outra novidade foi a promoção de Marcus Celestino, que está na equipe do projeto desde seu lançamento, ao cargo de editor em substituição a Daniel Camargos. “Darei continuidade ao que já foi iniciado, com sucesso, pelo Daniel”, garante Marcus. “Vamos manter o foco no jornalismo crítico, técnico e focado no leitor, marca registrada do Boris. Os novos integrantes da equipe, todos muito competentes, já chegam com essa mentalidade”.

O jornalista também destaca a manutenção das parcerias com a produtora Frame Art Films, de Tiago Espíndola, e com o site Autos Segredos, de Marlos Ney Vidal. “Nossos parceiros e colaboradores são ótimos. O conteúdo do Marlos é único, diferenciado. Os vídeos produzidos pela Frame Art têm qualidade ímpar. A confiança depositada por eles no AutoPapo nos faz ver que estamos fazendo um bom trabalho, que estamos no caminho certo”, finaliza.

Gustavo Poloni começa no Twitter

Gustavo Poloni - Divulgação
Gustavo Poloni – Divulgação

O Twitter anunciou na última semana Gustavo Poloni como seu novo diretor de parceiras de notícias para a América Latina. Ele será responsável por liderar as parcerias de conteúdo com redes de rádio e televisão, mídia impressa e digital e formadores de opinião em geral, além de buscar novas oportunidades para meios de comunicação não tradicionais. A função vinha sendo exercida até então por Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina, segue na empresa em seu cargo.

“Minha principal missão será estreitar o relacionamento com veículos de comunicação a fim de entender suas necessidades e ajudar a amplificar o acesso a seus conteúdos para uma audiência cada vez maior”, diz Gustavo. “A ideia é oferecer soluções em conjunto com as diversas áreas do Twitter para que os parceiros da mídia aprimorem seu uso da plataforma e, com isso, tragam mais conteúdo de qualidade aos usuários”.

Formado em Jornalismo, Gustavo Poloni desenvolveu sua carreira em grandes grupos de comunicação, como Editora Abril, onde foi repórter da Veja e liderou o editorial da revista Info, e Editora Globo, como editor-chefe da revista Galileu. Foi também um dos apresentadores do programa Morning Show, da rádio Jovem Pan. No último ano, viveu na Cidade do México, onde produzia conteúdo para diferentes mídias e publicações da América Latina.

Wilson Pinheiro lança site para debater a inclusão

Wilson Pinheiro lançou o Comunicação colorida, um coletivo de profissionais da comunicação que pretende humanizar a narrativa sobre minorias e direitos humanos. Tem como missão criar conteúdo próprio a partir de análises das informações diárias da mídia, relacionadas às pautas das minorias (LGBTs, negros, mulheres, populações indígenas e outros).

O site nasceu, de forma inesperada, de um grupo no Facebook, o Vale da comunicação colorida, de dez jornalistas amigos, a maioria LGBTs. Começaram a discutir o cotidiano das redações, a LGBTfobia, o machismo no ambiente da comunicação, e perceberam que o assédio ocorria tanto na atividade dentro das empresas quanto no conteúdo que era veiculado. O grupo foi crescendo, profissionais da publicidade, marketing, teatro e outras áreas foram chegando, e a discussão desses temas passou à análise. Decidiram então criar uma plataforma para debater comunicação vs diversidade.

Equipe do JB vai se consolidando

Às vésperas do lançamento, o novo JB já tem definida boa parte de sua equipe. Já estão confirmados para a redação os seguintes profissionais:

Gilberto Menezes Côrtes, além de diretor de Redação, é o editor de Economia. Geraldo Samor tem, ali, uma coluna sobre Negócios e Mercado, e outra coluna está a cargo de René Garcia Jr... Octavio Costa, o editor de Nacional, conta com Tereza Cruvinel na Coluna do Castelo, e Jan Theophilo no Informe JB. Romildo Guerrante é o editor de Cidade, com Marcelo Auler como repórter especial. Toninho Nascimento, o editor de Esportes, tem na editoria a coluna de Renato Maurício Prado.

Ziraldo é o diretor de Arte, e Carlos Negreiros chefia a Fotografia. Lenise Figueiredo é correspondente na Europa, e Deborah Lannes, a nova editora do site JB. Na área administrativa, o diretor é Antônio Carlos Mello Afonso e, pela parte gráfica, responde Antonio Braga.

O primeiro caderno terá 16 páginas, e o Caderno B, seis. Neste último, Hildegard Angel tem uma coluna. Ela comenta, em seu blog: “Pretendo me soltar na página 3, com muita energia e fôlego, consciente de que o mundo mudou, o Rio mudou, mudaram o elenco, os cenários, as condições de vida e a atitude de quem se propõe a formar opinião”.

Morreu Caó, um dos símbolos da luta contra o racismo no País

Caó- foto Eduardo Naddar - Agência Globo
Caó- foto Eduardo Naddar
– Agência Globo

Carlos Alberto Caó Oliveira dos Santos morreu no domingo (4/2), aos 76 anos.

Nascido em Salvador, dedicou-se à política desde a adolescência, na União Nacional dos Estudantes. Mudou-se para o Rio e formou-se em Direito. Trabalhou no jornal Luta Democrática, de Tenório Cavalcanti, que era o terceiro maior do Estado no início dos anos 1960. Esteve depois, como repórter, em Diário Carioca, Tribuna da Imprensa, O Jornal, Jornal do Commercio e TV Tupi. Em 1971, foi para o Jornal do Brasil, como repórter de Economia e chegou a editor da área.

Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Município por dois mandatos, de 1978 a 1984. No segundo, afastou-se para ser secretário do Trabalho e Habitação no governo Leonel Brizola. Trocou então o jornalismo pela política e, filiado ao PDT, como deputado federal pelo Rio, foi um dos poucos políticos negros a integrar a Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Foi autor do texto que alterou a Lei Afonso Arinos, tornando crime o preconceito de raça e gênero, o que fez com que a modificação ficasse conhecida como Lei Caó. Militante do movimento negro, foi um dos símbolos da luta contra o racismo no País.

Mesmo após seguir carreira política, manteve contato com o jornalismo, na ABI, e votou nas últimas eleições do Sindicato. Apesar dos apelos, a família pediu privacidade e não divulgou a causa de sua morte, nem dados sobre o velório. Amigos próximos informaram que o corpo foi cremado e as cinzas serão jogadas numa lagoa em Salvador.

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