11.9 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 25, 2024

Buy now

Rosental Calmon recebe homenagem de jornalistas hispânicos dos EUA

Rosental Calmon durante cerimônia da NAHJ, em Miami

A Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos (NAHJ, na sigla em inglês), entidade com sede nos Estados Unidos dedicada ao avanço e reconhecimento de profissionais de origem hispânica na mídia norte-americana, incluiu no último sábado (21/7) o nome de Rosental Calmon Alves no Hall da Fama da organização. A homenagem foi durante conferência internacional promovida pelo NAHJ, em Miami.

Dentre os trabalhos desenvolvidos por Rosental, diretor do Knight Center para Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, a associação destacou o pioneirismo na criação de cursos online que, desde 2003, atenderam a mais de 140 mil profissionais. Além dele, que completa 50 anos de carreira em 2018, foram homenageados Alberto Ibargüen, presidente e CEO do John S. and James L. Knight Foundation; McNelly Torres, cofundadora do Florida Center para Reportagem Investigativa; e Aminda Marqués Gonzalez, editora executiva e vice-presidente pata notícias do Miami Herald.

Apesar de seu idioma de origem ser o português, Rosental é um dos principais acadêmicos da América Latina na criação de programas em inglês, português e espanhol. Em seu perfil no Facebook, destacou a importância do reconhecimento:

“Se o ponto alto da primeira metade da minha carreira foi atuando como correspondente estrangeiro por mais de uma década na Espanha, em países da América Latina e Estados Unidos, então o destaque da segunda parte, como professor de jornalismo, tem sido para ajudar aspirantes a jornalistas e jornalistas profissionais nas Américas”.

E ressaltou a importância do trabalho da entidade para o Jornalismo:

“Nestes dias sombrios de ataques contra o jornalismo e disrupção dos modelos de negócios da mídia, precisamos muito do tipo de trabalho que o NAHJ está fazendo. Dá a esperança de um futuro brilhante para o jornalismo independente, que é tão fundamental para uma democracia funcional”.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese