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Time é vendida por US$ 190 milhões ao dono da Salesforce

Marc Benioff
Marc Benioff

A revista Time, umas das publicações mais tradicionais dos Estados Unidos, foi vendida por US$ 190 milhões ao bilionário Marc Benioff, dono da empresa de tecnologia Salesforce. A venda ocorre menos de um ano após a revista ter sido adquirida pelo grupo de mídia Meredith. A Time tem mais de 100 milhões de leitores em suas versões impressa e digital e 40 milhões de seguidores em suas redes sociais.

A Meredith, que comprou a Time Inc. por US$ 2,8 bilhões em novembro de 2017, colocou à venda quatro publicações. As revistas Fortune, Money e Sports Illustrated ainda estão em negociação. A empresa permanece com a People, semanal sobre celebridades, além de outras revistas dirigidas ao público feminino, como Better Homes and Garden, e Family Circle, bem como 17 estações de TV.

Revista Cidadão do Mundo circula em outubro

Capa revista

Prevista para circular em outubro, a Revista Cidadão do Mundo será um espaço editorial para programas, projetos, ações e parcerias, envolvendo ONGs, empresas, governos e o cidadão comum. O projeto é de Valéria Flores, que, após sete anos produzindo o caderno Eu Acredito!, no jornal Hoje em Dia, assim como as edições do Prêmio Cidadãos do Mundo, investe nessa iniciativa em parceria com a agência de publicidade Star Comunicação.

“Nós seremos porta-vozes e vitrine para contar as realizações que emocionam e transformam a sociedade, unidos em uma rede do bem para buscar um mesmo resultado: a multiplicação da solidariedade. Bem-vindos! A casa é de vocês e o prazer é todo nosso em receber, informar, divulgar e mobilizar!”, afirma Valéria.

Formada pela PUC Minas e pós-graduada em Comunicação e Marketing Corporativo pela Fundação Santo Agostinho, Valéria foi assessora de Comunicação do Centro de Apoio ao Terceiro Setor do Ministério Público de Minas Gerais e coordenadora de comunicação de cinco edições do evento nacional Encontro do Terceiro Setor de Minas Gerais. Mais informações e envios sugestões de pauta pelo [email protected].

Revelações sobre o programa nuclear brasileiro

Capa do Livro

Tania Malheiros lança na terça-feira (25/9), pela editora Lacre, o livro Bomba atômica! Pra quê? – Brasil e energia nuclear. A autora avança e aprofunda nas informações e documentos reunidos em suas duas primeiras publicações sobre o tema: Brasil, a bomba oculta, de 1993, e Histórias secretas do Brasil nuclear, de 1996. Das 19h às 22h, no restaurante Lamas (rua Marquês de Abrantes, 18). Informações pelo 21-996-015-849.

Nesse novo livro, ela atualiza a história secreta do enriquecimento de urânio no Centro Experimental de Aramar, da Marinha, e os negócios com Iraque e China. Algumas revelações foram noticiadas no The Times londrino. A maioria dos atuais candidatos à Presidência da República preferiu não manifestar opinião sobre temas como a bomba atômica, pressões internacionais, usinas nucleares e submarino de propulsão nuclear.

Tania Malheiros escreve sobre energia nuclear desde 1986. Seu primeiro destaque nessa área foi pela Folha de S.Paulo, com a revelação de vazamento de radiação na usina nuclear Angra I. Em O Estado de S. Paulo, foram seis anos com reportagens exclusivas, entre elas denúncias de altos índices de radiação na Usam. No Rio, trabalhou também em O Globo e na Agência Estado/Broadcast. No Jornal do Brasil, em 1996, revelou acidentes com radiação no Centro Experimental Aramar, o que lhe valeu o Esso de Jornalismo na categoria Científica, tecnológica e ecológica. Atualmente, escreve sobre o tema em seu blog.

Sistema Verdes Mares demite ao menos 20

O Sistema Verdes Mares, que controla no Ceará a TV e a Rádio Verdes Mares e o jornal Diário do Nordeste, demitiu em 20/9 sem justa causa perto de 20 profissionais, ao menos dez deles jornalistas, entre os quais seis editores com entre 15 e 30 anos de casa. J&Cia apurou que saíram Edison Silva (editor de Política), Regina Carvalho (editora de Economia), Maristela Crispim (editora do Regional), Carlos Eugênio Nogueira (editor de Opinião), Eduardo Queiroz (editor de Fotografia), Giovanna Sampaio (editora do Viva), os repórteres fotográficos Cid Barbosa e Kleber Gonçalves, além de Mário Kempes e Caio César, da rádio.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Ceará, a decisão resulta da atuação de uma consultoria que a empresa contratou para unificar as redações. Sobre as demissões, assim se manifestou Samira Castro, presidente da entidade: “Que máquina de moer gente é essa no jornalismo cearense? Colegas com quem trabalhei por décadas acabam de ser demitidos do Diário do Nordeste e eu sinto uma dor absurda. E uma raiva imensa também porque a nossa área não valoriza a experiência das pessoas. Ao contrário, as empresas expurgam os profissionais experientes”.

Uma das demitidas, Maristela Crispim postou em suas redes sociais: “Não vai ter textão! Essa imagem, sem maquiagem, com cara de cansaço, feita numa pauta que nem chegou a ser publicada, foi a minha escolha para dizer que não trabalho mais no Diário do Nordeste. Fica aqui a minha gratidão a todos que me acolheram, me deram força, compartilharam momentos bons e ruins, me ajudaram a me tornar a jornalista que sou hoje. Continuarei me dedicando às pautas da sustentabilidade e do Semiárido nos novos caminhos a serem trilhados. Contato, por hora: [email protected]“.

A Associação Cearense de Imprensa disse em nota lamentar profundamente a demissão de jornalistas e trabalhadores do Sistema Verdes Mares: “Infelizmente, os projetos modernizantes e voltados para a convergência de mídia mostram-se incapazes de propor soluções fora do caminho fácil da dispensa de profissionais que deram toda a sua vida à história das empresas do Sistema. Aos colegas demitidos, nossa solidariedade neste momento difícil”.

Jornais e livro debatem educação

Daniel Barros

*Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

A quinta edição do encontro internacional Educação 360, realizado pelos jornais O Globo e Extra, reúne em 24 e 25/9 (segunda e terça-feiras) pessoas que põem em prática iniciativas transformadoras nessa área. No auditório principal do Museu do Amanhã, debatem nomes sonoros da educação mundial, como Eric Hanushek, Bunker Roy e Nuno Crato, em palestras e discussões sobre o futuro da educação.

No Museu de Arte do Rio, estarão as master classes preparadas especialmente para professores e ministradas, entre outros, por Daniel Munduruku, Renato Janine e Beatriz Milhazes. E ainda workshops para interatividade, entretenimento e conteúdo, também no MAR. Os museus do Amanhã e de Arte do Rio estão na praça Mauá.

Como que reforçando esse debate, Daniel Barros lança na segunda-feira (24/9), pela Record, País mal educado, uma análise aprofundada do sistema educacional brasileiro. “O livro investiga as razões para nossa crise de aprendizagem e oferece caminhos a partir de casos emblemáticos de sucesso no Brasil e em partes do mundo”, defende Daniel.

Formado pela UFRJ e mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia, em Nova York, Daniel ganhou o Esso na categoria Educação, em 2014, como repórter da revista Exame. Trabalha atualmente como consultor de políticas públicas, tendo passado pela consultoria McKinsey & Company e organizações do terceiro setor.

Às 19h, um bate-papo com o autor na livraria Travessa de Botafogo (rua Voluntários da Pátria, 97).

Sarau Literário homenageia Lourenço Diaféria

Lourenço Diaféria
Lourenço Diaféria

Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Câmara Municipal de São Paulo realiza nesta sexta-feira (21/9), a partir das 19h, sessão solene em homenagem ao escritor, cronista e jornalista Lourenço Diaféria, falecido há dez anos (16/9), aos 75 anos. Será na sala Sérgio Vieira de Mello, em formato de Sarau Literário, com leitura de crônicas e demais formas escritas que relembrem a memória dele. O evento é aberto ao público.

A solenidade contará com a presença de familiares e amigos e a mesa será composta, além do vereador Eliseu Gabriel, pela viúva do cronista Geiza Diaféria e pelos jornalistas Rose Nogueira e Sérgio Gomes, com os quais Lourenço teve a oportunidade de trabalhar e conviver. O evento tem apoio do grupo de sarau do jornal do Centro em Foco, cujos integrantes farão a leitura das crônicas de Lourenço, um dos poucos que retratou a cidade de São Paulo em seus escritos. Ele nasceu no Brás e nunca esqueceu suas raízes paulistanas, sempre presentes em sua obra.

Diaféria começou a carreira em 1956 na antiga Folha da Manhã, atual Folha de S.Paulo, onde ficou até 1977, quando foi preso pela ditadura devido à publicação da crônica Herói. Morto. Nós, considerada ofensiva às Forças Armadas. Nela, relatava o heroísmo do sargento do Corpo de Bombeiros Sílvio Delmar Hollenbach, que pulou em um poço de ariranhas no zoológico de Brasília para salvar a vida de um menino. A criança se salvou, mas o militar não conseguiu sobreviver ao ataque dos animais. A crônica citava o Duque de Caxias, patrono do Exército, lembrando o estado de abandono em que se encontrava sua estátua, existente até hoje na praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, próximo à Estação da Luz. Essa menção rendeu-lhe alguns dias de cárcere e processo baseado na Lei de Segurança Nacional. Enquanto esteve preso, a Folha não pode publicar suas crônicas e, em protesto, deixou em branco o espaço da coluna. Ele colaborou ainda com Jornal da Tarde, Diário Popular, Diário do Grande ABC, além de ter escrito para a TV Globo e as rádios Excelsior, Gazeta, Record e Bandeirantes.

Millôr Fernandes tem retrospectiva com 500 desenhos

Millôr Fernandes
Millôr Fernandes

O Instituto Moreira Salles de São Paulo sedia Millôr: obra gráfica, exposição com 500 desenhos originais de Millôr Fernandes. Os curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires mapeiam os principais temas que estiveram presentes ao longo de 70 anos de produção do artista. Ao ganhar as galerias, os desenhos de Millôr, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira. Acompanha a mostra um livro que, além de reproduzir os originais, traz ensaios críticos e uma cronologia de vida e obra do artista.

A mostra está dividida em cinco eixos: dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do Pif-Paf, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963. A exposição no IMS Paulista (av. Paulista, 2.424) fica até 27/1/2019, de terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20 horas.

O IMS Paulista também oferece um curso sobre a produção gráfica de Millôr. Ministradas pelo ilustrador Daniel Bueno, as aulas serão nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro. Inscrições no site. Outras informações sobre a mostra com Bárbara Giacomet de Aguiar (11-3371-4490 e [email protected]).

Empresa cidadã sobre Redes Sociais circulará na próxima segunda-feira

A quarta etapa do ciclo de J&Cia Empresa Cidadã, que debaterá o impacto e avanços das redes sociais no mundo corporativo, circulará na próxima segunda-feira (24/9), com reportagem de Martha Funke. Primeira iniciativa de branded content da Jornalistas Editora, o ciclo tem-se debruçado sobre temas sensíveis e prioritários que estão transformando a vida do mundo corporativo.

O objetivo é disseminar os esforços em curso para uma ampla audiência, integrada por jornalistas, profissionais de comunicação e outros formadores de opinião. O ciclo conta com o apoio das seguintes marcas: CNH, Gerdau, GM, Grupo Boticário, Henkel, Latam, PayPal, Pepsico, Scania, SulAmérica, Telefônica | Vivo, Unisys, Vale e Volkswagen.

Outras informações pelo 11-3861-5280 com Silvio Ribeiro ([email protected]).

Google oferece contas gratuitas de G Suite para veículos de imprensa

Logo Google

O Google anunciou que o Google News Initiative Cloud Program está oferecendo 200 mil licenças de uso do G Suite – conjunto de aplicativos de produtividade que inclui Gmail, Docs e Drive – para veículos de imprensa em todo o mundo. O foco do programa é impulsionar a transformação digital de empresas de mídia de pequeno e médio portes, com até 500 funcionários. Para ter acesso às licenças, é preciso inscrever-se no site. As empresas selecionadas, de acordo com os critérios estabelecidos no projeto, poderão usufruir do benefício por dois anos.

O G Suite, plataforma de produtividade baseada na nuvem, foi criado para ajudar equipes de empresas de todos os tamanhos a colaborar, interagir e inovar em conjunto e em tempo real.

As empresas que utilizam o produto têm à disposição aplicativos como Gmail, Docs, Drive, Hangouts e Calendar. Esses produtos ajudam editores que estão na redação e os repórteres que estão na rua a colaborar em reportagens em tempo real. Quem divulga a iniciativa é Carlos Teciano (11-5090-8907 e [email protected]), da Ketchum.

Mapa aponta a existência de 1.450 agências de comunicação no Brasil

Projeto conjunto deste Jornalistas&Cia em parceria com a Mega Brasil Comunicação, a nova edição do mapa das agências de comunicação no Brasil, concluída em 13/9, aponta para a existência de 1.450 agências em todo o País, com 1.357 matrizes e 93 filiais. Nele estão incluídas as médias e grandes agências, instaladas sobretudo nos grandes centros, além das agências-butique e mesmo microagências espalhadas por todo o País. Em comum, todas desenvolvem ao menos alguma atividade de PR, como assessoria de imprensa, produção de conteúdo, gestão de redes sociais, organização de eventos corporativos, comunicação interna, public affairs etc.

Segundo o Anuário da Comunicação Corporativa, editado pela Mega Brasil, o segmento faturou R$ 2,5 bilhões em 2017, com uma queda nominal de 1,2% sobre 2016, quando o faturamento foi de R$ 2,53 bilhões.

O Estado de São Paulo concentra a maior parte das empresas do setor, com um total de 856 agências, sendo 818 matrizes e 38 filiais. A capital paulista agrupa 713 empresas (690 matrizes e 23 filiais) e Interior, Litoral e ABC, 143 (129 matrizes e 14 filiais). O segundo estado com maior número de agências é o Rio de Janeiro, com 149, sendo 123 matrizes e 26 filiais. Em terceiro lugar está Minas Gerais, com 69 (67 matrizes e duas filiais), em quarto o Rio Grande do Sul, com 62 (59 matrizes e três filiais), e em quinto o Paraná com 55 (54 matrizes e uma filial).

A seguir um resumo da presença das agências de comunicação no Brasil:

 

Estados Matrizes Filiais Total
Acre 1 0 1
Alagoas 3 0 3
Amapá 1 0 1
Amazonas 6 0 6
Bahia 32 1 33
Ceará 10 1 11
Distrito Federal 24 14 38
Espírito Santo 28 1 29
Goiás 13 2 15
Maranhão 4 0 4
Mato Grosso 8 0 8
Mato Grosso do Sul 4 0 4
Minas Gerais 67 2 69
Pará 13 0 13
Paraíba 3 0 3
Paraná 54 1 55
Pernambuco 26 1 27
Piauí 11 0 11
Rio de Janeiro 123 26 149
Rio Grande do Norte 9 0 9
Rio Grande do Sul 59 3 62
Rondônia 2 0 2
Santa Catarina 34 2 36
(*) São Paulo 818 38 856
Sergipe 3 2 5
Totalização 1357 93 1450
(*) Matrizes – Capital = 690; Litoral, ABC e Interior = 129  Filiais – Capital = 23; Litoral, ABC e Interior = 14

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