Millôr Fernandes tem retrospectiva com 500 desenhos

Millôr Fernandes

O Instituto Moreira Salles de São Paulo sedia Millôr: obra gráfica, exposição com 500 desenhos originais de Millôr Fernandes. Os curadores Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires mapeiam os principais temas que estiveram presentes ao longo de 70 anos de produção do artista. Ao ganhar as galerias, os desenhos de Millôr, feitos principalmente para serem publicados na imprensa, revelam a força e a complexidade de uma obra fundamental para a arte brasileira. Acompanha a mostra um livro que, além de reproduzir os originais, traz ensaios críticos e uma cronologia de vida e obra do artista.

A mostra está dividida em cinco eixos: dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira, passando pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do Pif-Paf, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963. A exposição no IMS Paulista (av. Paulista, 2.424) fica até 27/1/2019, de terça a domingo e feriados (exceto segundas), das 10h às 20 horas.

O IMS Paulista também oferece um curso sobre a produção gráfica de Millôr. Ministradas pelo ilustrador Daniel Bueno, as aulas serão nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro. Inscrições no site. Outras informações sobre a mostra com Bárbara Giacomet de Aguiar (11-3371-4490 e barbara.aguiar@ims.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *