-0.6 C
Nova Iorque
quinta-feira, janeiro 27, 2022

Buy now

Sistema Verdes Mares demite ao menos 20

O Sistema Verdes Mares, que controla no Ceará a TV e a Rádio Verdes Mares e o jornal Diário do Nordeste, demitiu em 20/9 sem justa causa perto de 20 profissionais, ao menos dez deles jornalistas, entre os quais seis editores com entre 15 e 30 anos de casa. J&Cia apurou que saíram Edison Silva (editor de Política), Regina Carvalho (editora de Economia), Maristela Crispim (editora do Regional), Carlos Eugênio Nogueira (editor de Opinião), Eduardo Queiroz (editor de Fotografia), Giovanna Sampaio (editora do Viva), os repórteres fotográficos Cid Barbosa e Kleber Gonçalves, além de Mário Kempes e Caio César, da rádio.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas do Ceará, a decisão resulta da atuação de uma consultoria que a empresa contratou para unificar as redações. Sobre as demissões, assim se manifestou Samira Castro, presidente da entidade: “Que máquina de moer gente é essa no jornalismo cearense? Colegas com quem trabalhei por décadas acabam de ser demitidos do Diário do Nordeste e eu sinto uma dor absurda. E uma raiva imensa também porque a nossa área não valoriza a experiência das pessoas. Ao contrário, as empresas expurgam os profissionais experientes”.

Uma das demitidas, Maristela Crispim postou em suas redes sociais: “Não vai ter textão! Essa imagem, sem maquiagem, com cara de cansaço, feita numa pauta que nem chegou a ser publicada, foi a minha escolha para dizer que não trabalho mais no Diário do Nordeste. Fica aqui a minha gratidão a todos que me acolheram, me deram força, compartilharam momentos bons e ruins, me ajudaram a me tornar a jornalista que sou hoje. Continuarei me dedicando às pautas da sustentabilidade e do Semiárido nos novos caminhos a serem trilhados. Contato, por hora: [email protected]“.

A Associação Cearense de Imprensa disse em nota lamentar profundamente a demissão de jornalistas e trabalhadores do Sistema Verdes Mares: “Infelizmente, os projetos modernizantes e voltados para a convergência de mídia mostram-se incapazes de propor soluções fora do caminho fácil da dispensa de profissionais que deram toda a sua vida à história das empresas do Sistema. Aos colegas demitidos, nossa solidariedade neste momento difícil”.

Related Articles

1 COMENTÁRIO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo Cavalcanti Teixeira
Carlos Eduardo Cavalcanti Teixeira
3 anos atrás

“Que máquina de moer gente é essa no jornalismo cearense? ”
Jornal mal da dinheiro e internet é mais complicado em certos casos de apurar grana.
Imagine sustentar grandes jornalistas em casa?
Infelizmente o jornalismo e jornalista teriam que se adaptar cedo ou tarde.
É uma profissão meio ingrata pelo tempo. Sou publicitário e digo que a comunicação brasileira está atrasado aos novos tempos.
E estamos todos sendo subvalorizados.

22,043FãsCurtir
3,144SeguidoresSeguir
19,100InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese