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domingo, junho 29, 2025

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Mauro Zanatta passa a assessorar a pré-campanha de Henrique Meirelles

Mauro Zanatta
Mauro Zanatta

A partir desta semana, a Zanatta Consultoria, de Mauro Zanatta, passa a fazer a comunicação da pré-campanha de Henrique Meirelles à Presidência da República. Mauro já havia trabalhado com Meirelles no Ministério da Fazenda no primeiro ano de sua gestão no comando da Economia.

Antes, chefiou a redação do Estadão em Brasília, além de ter sido coordenador de Economia e repórter especial do jornal. Também coordenou os trabalhos de implantação e, em seguida, a cobertura diária do Valor PRO na Capital Federal. Foi correspondente do jornal espanhol Expansión e da agência EuropaPress nas eleições de 2002. Graduado pela UnB, e há 25 anos na cidade, Zanatta vinha atuando como comentarista de política do Canal Rural em Brasília.

Definidos os vencedores do Top Mega Brasil 2018

Com expressiva votação em todo o Brasil, premiação destaca as feras da Comunicação Corporativa

Já têm donos os troféus e certificados com a Onça Pintada – símbolo escolhido para o Top Mega Brasil. As 34 premiações para a categoria Agências de Comunicação e as 34 para a categoria Executivos de Comunicação Corporativa, abrangendo os Top 10 Brasil e os Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, foram definidas na manhã desta quarta-feira (25/4), após a apuração dos votos do 2º turno do certame.

Os 68 vencedores receberão um certificado especial e 16 deles (os três primeiros classificados do Brasil e o campeão de cada uma das cinco regiões, nas duas categorias) receberão também o Troféu Top Mega Brasil, com a silhueta da onça pintada, maior felino das Américas e que, nessa premiação, representa as feras da Comunicação Corporativa.

“Serão, na verdade, 54 vencedores, pois 14 deles (cinco executivos e nove agências) ganharam em mais de uma categoria”, informa Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil. Ele destaca que entre os vitoriosos de 2018 há 11 nomes que foram finalistas/vencedores nas quatro edições da premiação: “Dois são os executivos Daniel Nardin, do Governo do Estado do Pará, e Estela Midori Matsumoto, do Boticário; e nove são as agências Agência de Textos (BA), Brava (PE), CDN (SP-RJ), Darana (BA), Edelman (SP-RJ), In Press Porter Novelli (RJ-SP), Martha Becker (RS), Proativa (DF) e Temple (PA).

Segundo Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, a maior renovação este ano deu-se na categoria Executivos de Comunicação Corporativa: “São 16 os nomes que nunca haviam sido eleitos entre os Top 10 e os Top 5: Adriana Bueno (Cisco), Aline Garrido (Braskem), Ânderson Polarini (Fíbria), Caroline Torma (Grupo RBS), Daniela Franco Verhine (Salvador Airport), Eduardo Pincigher (JAC Motors), Karina Bertolla (Allianz Worldwide Partners), Leandro Modé (Itaú-Unibanco), Malu Weber (Johnson&Johnson), Mariana Scalzo (Grupo Boticário), Monaliza Maia (JK Shopping), Mônica Maia (Ministério Público do Estado – PA), Priscila Santana (Ajinomoto), Rachel Pessoa (Cia. Siderúrgica do Pecém), Raphaella Requião Bicca (Madero) e Renata Monnerat (Brasília Shopping)”. Na categoria Agências, houve, segundo Rossi, uma única estreia, a In Press Media Guide, do Grupo In Press, finalista entre as Top 10 Brasil e as Top 5 Região Sudeste.

Para Fabiano Manso, diretor da Maxpress, parceira da Mega Brasil no certame, uma das coisas que mais chamaram a atenção nesta quarta edição do Top Mega Brasil foi a intensa campanha feita pelos profissionais e agências classificadas: “Isso demandou um trabalho intenso de nossa equipe, tanto no atendimento para esclarecer dúvidas quanto no cadastramento de nomes de profissionais interessados em votar. Já estamos pensando em aprimoramentos para a próxima edição, tendo em vista o crescente interesse do mercado pela premiação”.

A solenidade de premiação está marcada para 17 de maio, às 18h40, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, após o encerramento do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Será um jantar por adesão. Na ocasião serão anunciados o Pódio Brasil, destacando 1º, 2º e 3º classificados na contagem geral; e os campeões regionais (1os colocados) de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa.

Confira no Portal dos Jornalistas os vencedores, em ordem alfabética. Outras informações pelo eventos@megabrasil.com.br ou 11-5576-5600.

Top 10 Brasil

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Adriana Bueno (Cisco)
  • Adriana Lutfi (Mercado Livre)
  • Ayeska Azevedo (Grupo Boticário)
  • Daniele Lopes Rodrigues (Coca-Cola Femsa Brasil)
  • Diego Recena (Fecomércio-DF)
  • Estela Matsumoto (Grupo Boticário)
  • Leandro Modé (Itaú-Unibanco)
  • Malu Weber (Johnson& Johnson)
  • Rozália Del Gaudio (C&A)
  • Viviane Mansi (Votorantim Cimentos)

Agências de Comunicação

  • AD2M (CE)
  • Brava (PE)
  • Burson-Marsteller (SP)
  • CDN Comunicação Corporativa (SP-RJ)
  • Edelman (SP)
  • In Press Media Guide (RJ)
  • In Press Oficina (DF)
  • In Press Porter Novelli (RJ-SP)
  • Printer Press (SP)
  • RP1 Comunicação (SP)

Top 5 Regionais

Sudeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Daniele Lopes Rodrigues (Coca-Cola)
  • Eduardo Pincigher (JAC Motors)
  • Karina Bertolla (Allianz Worldwide Partners)
  • Priscila Santana (Ajinomoto)
  • Viviane Mansi (Votorantim Cimentos)

Agências de Comunicação

  • Edelman (SP-RJ)
  • In Press Media Guide (RJ)
  • In Press Porter Novelli (RJ-SP)
  • Printer Press (SP)
  • RP1 Comunicação (SP)

Sul

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Caroline Torma (Grupo RBS)
  • Estela Matsumoto (Grupo Boticário)
  • Mariana Scalzo (Grupo Boticário)
  • Raphaella Requião Bicca (Madero)
  • Solange Fusco (Volvo do Brasil)

Agências de Comunicação

  • CDN Comunicação Corporativa (RS)
  • Central Press (PR)
  • Martha Becker Comunicação (RS)
  • Página 1 Comunicação (PR)
  • Usina de Notícias (RS)

Centro-Oeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Anderson Polarini (Fíbria)
  • Diego Recena (Fecomércio-DF)
  • Maíra Garcia (Taguatinga Shopping – Brasília Shopping)
  • Monaliza Maia (JK Shopping)
  • Renata Monnerat (Brasília Shopping)

Agências de Comunicação

  • CDN Comunicação Corporativa (DF)
  • DGBB Assessoria de Imprensa (DF)
  • In Press Oficina (DF)
  • Proativa Comunicação (DF)
  • RP1 Comunicação (DF)

Nordeste

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Aline Garrido (Braskem)
  • Ana Maria Rego Xavier (Sistema FIEC)
  • Ayeska Azevedo (Grupo Boticário)
  • Daniela Franco Verhine (Salvador Airport)
  • Rachel Pessoa (CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém)

Agências de Comunicação

  • AD2M Comunicação (CE)
  • Agência de Textos Comunicação Corporativa (BA)
  • Brava Comunicação (PE)
  • Comunicativa Assessoria de Imprensa (BA)
  • Darana Comunicação (BA)

 Norte

Executivos de Comunicação Corporativa

  • Daniel Nardin (Secom Governo do Pará)
  • Livia Amaral (Vale)
  • Mônica Alvarez (Alubar Metais e Cabos)
  • Mônica Maia (Ministério Público do Estado – PA)

Agências de Comunicação

  • Comunica Assessoria de Imprensa (RO)
  • Eko (PA)
  • Temple Comunicação (PA)
  • Três Comunicação & Marketing (AM)

Empreendedoras por Natureza será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (25/4)

Adriana e Tatiana Lobato
Adriana Barbosa e Tatiane Lobato

Escrito por Marcello Antunes e Clayton Netz, será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (25/4), às 20h30, na Fnac Pinheiros (praça dos Omaguás, 34), o segundo livro da série Empreendedoras por Natureza, com as histórias de Adriana Barbosa, da Feira Preta, e Tatiane Lobato, da Rede de Lavanderias Magic Clean. O valor arrecadado com a venda será revertido para a próxima edição, que trará as histórias de outras duas empreendedoras de sucesso.

Com prefácio de Rosely Cruz, idealizadora do projeto, o livro é o segundo de uma coleção de cinco volumes, cada um com a história de duas mulheres de sucesso sob óticas diferentes. O objetivo é inspirar mulheres comuns, de todas as idades, escolaridades e áreas a empreender com incentivo adicional às histórias de outras mulheres. Com dicas, passo a passo e exemplos práticos, a coleção foca no empoderamento feminino e desmistifica o empreendedorismo como marca masculina.

Jornalista é réu por terrorismo após se infiltrar em grupos simpatizantes do ISIS

Felipe Oliveira tornou-se réu por crime de promoção do terrorismo, após se infiltrar em grupos acusados de serem ligados à organização extremista ISIS, também conhecida como Estado Islâmico. Em fevereiro, o juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara Federal de Curitiba, aceitou denúncia do Ministério Público Federal no Paraná, segundo a qual Felipe “ultrapassou o limite do tolerável e promoveu a organização terrorista Estado Islâmico” em mensagens ao grupo. Em 2016, ele havia entrado em um fórum virtual usando um codinome para apurar os métodos de recrutamento de jovens pelo ISIS na Europa. Depois, passou a se comunicar com integrantes de grupos brasileiros simpatizantes da organização terrorista, como um interessado em juntar-se a eles. A apuração rendeu reportagens para a Folha de S.Paulo e para o Fantástico, veiculadas em março e julho de 2016, respectivamente.

O procurador da República Rafael Brum Miron, que assina a denúncia contra o jornalista, considera que ele encorajou o crime por meio de suas mensagens. “O objetivo dele talvez não fosse promover o terrorismo, mas por diversos momentos ele incentivou o ilícito”, afirmou. “O limite em uma investigação desse tipo é não incidir no crime que se está apurando”, disse Miron. Na conclusão do inquérito, o delegado da PF Guilherme Torres afirma que Felipe “não teve a postura esperada de um jornalista, a qual deveria ser somente a apuração dos fatos e, em havendo crime, informar à autoridade competente”.

Em sua defesa, Oliveira afirma que  manteve contato com a Polícia Federal desde o início da apuração e repassou a ela informações e conteúdos que recebia por meio dos grupos. “Entrei no grupo em uma quinta-feira e no sábado informei à PF o que estava fazendo”, disse. “Cumpri meu dever de repórter investigativo. Não houve nenhuma outra intenção que não fosse a de divulgar às autoridades e ao público a existência dessas organizações”.*Com informações da Abraji.

Ogilvy Brasil será responsável pela comunicação da Bienal Internacional do Livro

A Ogilvy Brasil foi escolhida pela Câmara Brasileira do Livro para o desenvolvimento de toda a comunicação da 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, 3 a 12/8, no Anhembi.

O projeto envolve entregas unificadas como campanhas publicitárias, social media e relações públicas, neste caso por meio de uma das unidades de negócios do Grupo Ogilvy, que é PR & Influence. “A conquista da conta da Bienal representa uma oportunidade única de trabalhar com um produto cujo valor é inestimável e pauta toda a sociedade: o livro e todos os seus desdobramentos para indústria cultural e do conhecimento”, comenta Regina Augusto, diretora executiva de estratégia & conteúdo da unidade de negócio de PR & Influence do Grupo Ogilvy Brasil.

Mazé Chotil resgata memória do líder sindical José Ibrahim

Mazé Chotil
Mazé Chotil

Mazé Torquato Chotil, que hoje vive na França, está lançando pela Alameda o livro José Ibrahim – O líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura. Nele, com apoio do Centro de Documentação e Memória do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, busca reconhecer a importância de Ibrahim e da história do movimento sindical naquela cidade da Região Metropolitana de São Paulo.

Capa do livro

José Ibrahim foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco aos 20 anos, líder da greve de 1968 na cidade, enfrentou a ditadura, foi preso, torturado e banido do País. Viveu cerca de dez anos de exílio em Cuba, Chile e Bélgica. Na volta do exílio, continuou as lutas pela anistia, pela democratização, participou da criação de três centrais sindicais – CUT, Força Sindical e UGT –, mas sua importância no novo sindicalismo brasileiro não foi reconhecida pelo pessoal do ABC. Na política, ajudou a criar o PT, foi para o PDT e depois para o PV. Candidato três vezes, nunca se elegeu. Morreu em 2013.

Formada em jornalismo pela FIAM, em 1980, Mazé (machotil@yahoo.fr) trabalhou na imprensa de Osasco e São Paulo, antes de chegar na França, em 1985, quando começou a fazer artigos para o caderno turismo da Folha de São Paulo e entrevistas para a Radio Internacional da Holanda. Fez doutorado em Ciências da Informação e Documentação na Universidade Paris 8 e um pós-doutorado na École des hautes études en sciences sociales. O fruto desse pós-doutorado foi o livro Exil ouvrier. La saga des Brésiliens contraints au départ (1964-1985)Trabalhadores exilados: a saga de brasileiros forçados a partir (1964-1985). Também é autora de Lembranças da vila, Lembranças do sitio, Minha aventura na colonização do Oeste, Minha Paris Brasileira e Ouvrières chez Bidermann.

Estão programadas as seguintes sessões de autógrafos:

  • 27/4, às 11h – Auditório da EE Antônio Raposo Tavares – praça 21 de Dezembro, 22 (Centro, Osasco)
  • 28/4, às 15h – Casaviva – av. Maria Campos, 252 (Centro, Osasco)
  • 2/5, às 18h30 – Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco – rua Erasmo Braga, 307 (Presidente Altino, Osasco)
  • 4/5, às 14h – Colégio Brasileiro de Altos Estudos – av. Rui Barbosa, 762 (Flamengo, Rio de Janeiro)
  • 7/5, às 18h – Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais – rua Rodrigues Caldas, 30 (Santo Agostinho, Belo Horizonte)
  • 10/5, às 19h – Câmara Municipal de Osasco – av. dos Autonomistas, 2.607 (Centro, Osasco)
  • 11/5, às 18h30 – Editora Alameda – rua Treze de Maio, 353 (Bela Vista, São Paulo)

Jornalista de 68 anos é presa em Alagoas

Maria Aparecida de Oliveira
Maria Aparecida de Oliveira

Maria Aparecida de Oliveira, de 68 anos, foi presa nessa segunda-feira (23/4) por determinação da 3ª Vara Criminal de Maceió, em cumprimento de mandado de prisão preventiva. O Ministério Público Estadual alega que ela fez acusações sem provas em seu blog contra o procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, quando ele era secretário de Segurança Pública no governo de Renan Filho no Estado. Segundo o site gazetaweb, as acusações do MPE são de calúnia, difamação e coação de testemunhas de um processo.

Ainda de acordo com o site, Izaias Barbosa, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, classificou como exagerada e uma ação extrema a prisão de Maria Aparecida. Ele disse que a entidade ainda vai tomar ciência do conteúdo do processo e da decisão do juiz da 3ª Vara Criminal da Capital para, então, decidir que posição tomar. “Mas houve excesso. Como o processo é de calúnia, não caberia prisão, mas ainda vamos saber o que realmente motivou o decreto”, comentou Barbosa, reforçando que medidas dessa natureza podem abrir precedentes perigosos. “De antemão, reiteramos que o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas é contra qualquer tipo de medida que cerceie a atividade profissional da categoria”.

APM convida para coletiva sobre franquia de planos de saúde

A Associação Paulista de Medicina convida a imprensa para coletiva nesta quarta-feira (25/10), às 10h30, em sua sede (av. Brigadeiro Luís Antonio, 278, 13º), em que médicos, Defesa do Consumidor, Conselhos Regionais da Saúde, Igreja e Associações de Pacientes anunciarão o que farão contra a cobrança de franquia para pacientes de plano de saúde, que está em estudos na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entre as questões em discussão estarão: o que está por trás da proposta de franquias nos planos de saúde? Quem ganhará bilhões com elas? Quem serão os principais prejudicados? Quais os reflexos para quem trabalha nas empresas, em todas, inclusive nas de comunicação? Como o acordo foi fechado nos gabinetes do Brasília? Por que pareceres oficiais foram ignorados pela agência estatal? E os reflexos no Sistema Único de Saúde, será que o SUS sobreviverá ao pagamento da fatura? Como médicos serão afetados na prática diária? Quais os pacientes que mais sofrerão?

Além da anfitriã, APM, atenderão à imprensa órgãos de Defesa do Consumidor (Idec, ProTeste e Procon), os Conselhos Regionais de Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, associações de pacientes crônicos, a Igreja Católica e a Pastoral da Saúde. Foram também convidados, entre outros, a Defensoria Pública, a Promotoria dos Direitos dos Consumidores e a Promotoria da Saúde.

Mais informações à imprensa na Acontece Comunicação e Notícias, com Chico Damaso, Ianca Alcaraz, Frederico Vasconcelos, Ana Morau e Carla Matsue, pelos 11-3871-2331 / 3873-6083  / 999-118-117 / 3853-0770.

MassMedia reforça operação no Nordeste

Agência de comunicação atuando em São Paulo há 15 anos, a MassMedia está reforçando sua operação no Nordeste com a chegada de André Malagueta Galvão (ex-Jornal do Comercio), para integrar a sociedade.

Também faz parte do time no Recife Patrizia D’Aversa, paulistana que se mudou para a cidade em 2013. Ela trabalha há mais de 20 anos com comunicação corporativa para grandes empresas, sendo os últimos dez na própria agência. “Há grandes empresas por aqui que não conseguem ter expressão na mídia nacional, apesar de terem consumidores no Brasil todo. Nosso objetivo é expandir essas fronteiras”, afirma André.

UOL lança o UOL Esporte Clube

O UOL lançou nessa segunda-feira (23/4) o UOL Esporte Clube, plataforma de produtos de conteúdo esportivo premium sobre esportes. Quem assinar pode assistir jogos ao vivo de diversas modalidades, como futebol, basquete e futebol americano, de campeonatos e ligas nacionais e internacionais. Também pode conferir programas esportivos na íntegra e detalhes sobre os bastidores do futebol nacional.

Tudo isso via celular, tablet ou computador. O assinante também terá em um único lugar a possibilidade de adquirir, em um único pacote, serviços dos principais players do mercado especializados em esportes: UOL De Primeira, Esporte Interativo Plus e ESPN Play. Mais informações no site do UOL Esporte Clube.

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