-4.1 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 692

Governo Federal reestrutura EBC e corta cargos em comissão


Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

A direção da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) anunciou na segunda-feira (28/1) a reestruturação de seu quadro funcional e a redução de 45 cargos em comissão. Entre os afastados está Carlos Novis, desligado na semana passada. Sediado em Brasília, era o superintendente da TV Brasil em rede, responsável pelo link com Bahia, Minas Gerais, e outras emissoras parceiras da rede de comunicação pública. Também Luciana Barreto, âncora do telejornal Repórter Brasil, apresentadora que estava na TV Brasil desde o início da empresa. E ainda, no contato externo, saiu Eugênia Lopes, da Gerência de Comunicação.

As demissões atingem funcionários de Rio, Brasília, São Paulo e Maranhão. Nem todos deixam a empresa, por serem servidores de carreira, mas vão perder os cargos comissionados. A partir desta semana, o Repórter Brasil Maranhão, telejornal local da emissora no Estado, deixará de ser exibido.

As praças de transmissão não têm mais superintendentes, todos foram desligados. Apesar de ainda não ter sido publicado o novo regimento da empresa, há rumores de que esse cargo será extinto.

Houve concursados que perderam a comissão, mas permaneceram na emissora. Profissionais que não pertenciam ao quadro funcional, por não serem concursados, mas que faziam parte da equipe há cinco ou dez anos, deixaram a casa. A empresa não está renovando os contratos com pessoa jurídica, os PJs.

A inspeção no Rio

Na semana passada, Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro da Secretaria de Governo, a que a EBC está subordinada, fez uma inspeção na sede da emissora, no Rio, o que foi chamado de “visita surpresa”. Na ocasião, ele solicitou ao Departamento de RH um relatório de quantas pessoas e cargos estavam alocados em cada setor, quem era funcionário de carreira e quem era comissionado.

O presidente Jair Bolsonaro chegou a cogitar a extinção da EBC. A última posição é unir a TV Brasil com a NBR – que divulga as transmissões oficiais do governo – em uma única unidade. Deixaria de existir, assim, no País, a distinção entre tevê pública (TV Brasil) e tevê estatal (NBR).

Mas há questões ainda sem respostas: se houver a junção operacional entre TV Brasil e NBR, o que continua na grade de programação? Também no plano jurídico – algo que o ex-presidente Temer tinha tentado resolver, sem conseguir – são necessárias definições, pois está previsto em lei haver uma emissora pública e uma emissora estatal. O ministro Carlos Cruz disse, em entrevistas, que pretende respeitar os profissionais da casa, que não quer prejudicar os concursados. Essa postura é vista internamente com bons olhos.

A discussão persiste, principalmente com relação às rádios AM cuja transição para FM ainda não se concretizou. Emissoras como a MEC AM, sucessora da Rádio Sociedade, criada nos anos 1920, e a Rádio Nacional, campeã de audiência em meados do século passado, estão sendo avaliadas e podem ser extintas. Isso preocupa as equipes, além da perda do acervo cultural para a história do rádio no País.

Na empresa, o clima é de expectativa. Ao que tudo indica, o governo quer limitar os cargos em comissão ao mínimo possível e colocar funcionários de carreira nos postos. As pessoas estão apreensivas com novas possíveis portarias. A perspectiva é de haver ainda mais cortes, e as conversas de corredor falam de um novo – o terceiro – Plano de Demissão Voluntária.

Tales Faria terá blog no UOL

Logo Tales Faria
Blog do Tales Faria

Tales Faria, que deixou em dezembro a edição da newsletter Drive Poder 360, estreia nesta sexta-feira (1º/2) um blog no UOL a partir de Brasília.

Segundo informou a este J&Cia, tratará de tudo o que se relaciona ao poder, com foco nos bastidores da política e da economia no Planalto: “O objetivo é revelar ao cidadão comum – que paga impostos e não quer ser manipulado pelos poderosos – aquelas informações que, em geral, os operadores da política tentam esconder.

Será atualizado várias vezes ao dia com análises e notas noticiosas que ofereçam exclusividade e relevância. Sempre com um caráter independente e apartidário, como o próprio UOL, desprovido de preconceitos à esquerda ou à direita”.

Tales foi, entre outros, colunista dos sites Os Divergentes e Fato Online, e vice-presidente editorial e publisher do portal iG.

Partners lança Comunidade de freelances – MG

Logo Partners

A Partners lançou a Comunidade de freelances, que oferece oportunidades para produtores de conteúdo, revisores e designers apresentarem seus talentos e ideias no campo digital.

Liége Camargo

Liège Camargos, gerente de atendimento da Partners, explica que esse projeto é uma boa oportunidade para esses profissionais enriqueçam seu portfólio e troquem experiências com a agência, que conta com uma equipe especializada e expertise digital.

Para participar, é preciso enviar currículo e certificações para [email protected].

Ari Schneider lança o livro Respeito na publicidade

Capa do Livro

Ex-Estadão, Folha de S.Paulo, Jornal dos Jornais, Imprensa e Playboy, Ari Schneider está lançando o livro Publicidade, Ética e Liberdade,que descreve o trabalho do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) em defesa da veracidade e do respeito na propaganda.

O livro marca o início de atividades da Schneider Hub ([email protected]), que Ari comanda ao lado da jornalista Irina Schneider e da designer Monica Raynel. Na obra, o publicitário Gilberto Leifert, que está deixando a presidência do Conarao fim de 20 anos de mandato, aponta como o maior desafio do órgão no futuro próximo a vigilância sobre a publicidade enganosa ou disfarçada nos meios digitais.

Inscrições do 13º Prêmio New Holland de Fotojornalismo terminam com 3.042 imagens

Foto do Prêmio New Holland

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo encerrou suas inscrições em dezembro com 3.042 fotos de 338 fotógrafos profissionais e amadores que registraram a agricultura da América do Sul. O resultado é 91% superior às da edição anterior do concurso, que teve 1.592 imagens.

Conforme regulamento, a próxima etapa é a reunião da comissão julgadora para escolher as quatro fotografias vencedoras e as 26 imagens que irão compor uma exposição itinerante para percorrer os países participantes. O resultado será divulgado neste primeiro trimestre.

O júri é formado por fotógrafos profissionais e especialistas do campo dos países da América do Sul. A melhor foto sobre agricultura, na categoria Profissionais, leva o Grande Prêmio, no valor de R$ 15 mil. Os fotojornalistas concorrem também ao Prêmio Especial Máquinas, no mesmo valor. Na categoria Aficionados, o Grande Prêmio para imagens da agricultura sul-americana receberá R$ 5 mil.

Aspas e Vírgulas agencia Cristina Serra

Cristina Serra
Cristina Serra

Cristina Serra começou a fazer parte do time de agenciados da Agência Aspas e Vírgulas. Com mais de 30 anos de atuação, sendo mais de 25 na Rede Globo, em que foi repórter, apresentadora e correspondente internacional em Nova York, Cristina também passou por Veja, Jornal do Brasil e GloboNews, além de ter participado da criação do canal de YouTube MyNews.

A agência será responsável pelo posicionamento da autora e de suas obras na imprensa, além de eventos e palestras ligados à sua carreira como escritora. Ela está disponível para entrevistas, palestras e eventos literários. Contatos pelos [email protected] e 11-2021-4036.

Instituto Reuters oferece bolsa integral

Logo Reuters Institute

O Instituto Reuters, baseado na Universidade de Oxford, está com inscrições abertas até 11/2 para jornalistas que desejem se aprimorar no Reino Unido, com bolsa integral. O programa Journalist Fellowship exige que o candidato tenha pelo menos cinco anos de experiência jornalística e escreva em inglês com nível suficiente para publicação. Candidatos que não têm o inglês como língua materna devem comprovar proficiência com certificados emitidos pelas instituições credenciadas (como o IELTS).

Os participantes terão um supervisor e produzirão uma tese de pesquisa a ser publicada e promovida pelo Reuters Institute. Durante o período de estudos, participarão de seminários, intercâmbio com profissionais de vários países e visitas a organizações de mídia. Mais detalhes no link.

Delloite aponta rádio e assistentes digitais como tendências para 2019

Logo Deloitte
Luciana Gurgel

Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia

O ano começa com boas novas tanto para o tradicional rádio como para os smart speakers (assistentes digitais), bebês favoritos da mídia digital. Um estudo da consultoria Delloite divulgado na semana passada apontou duas grandes tendências para 2019: o crescimento no uso dos assistentes digitais conectados à internet,que devem alcançar uma base instalada de 250 milhões de unidades no mundo, e um aumento nas receitas publicitárias do rádio.

Os dados fazem parte da 18ª edição do TMT Predictions. O relatório é baseado em pesquisas feitas pela própria Delloite, por terceiros e também entrevistas e conversas com especialistas.

Rádio: menos afetado pelas tecnologias digitais – O aumento previsto das receitas do rádio é de apenas 1%. Não é tanto assim. Considerando que os demais meios tradicionais têm visto o faturamento cair ao longo dos anos, porém, a notícia é digna de nota.

Segundo Paul Lee, diretor-geral de Pesquisa de Mídia, Tecnologia e Telecomunicações da Delloite, o rádio deverá ser uma exceção em um cenário de profunda transformação causada pelos meios digitais, e pode acabar não sendo dramaticamente afetado por eles como outros meios.

Lee afirma que o rádio está cada vez mais vivo em todas as faixas etárias, com quase três bilhões de ouvintes (frequência mínima de uma vez por semana) em 2019. E sustenta que o temor de que ele seria suplantado pelo vídeo ou pelo streaming não está se confirmando na prática. Leva vantagem, segundo ele, porque pode ser ouvido enquanto a pessoa faz outras atividades. E vai além: mantido esse ritmo, a aposta é de que a audiência do rádio supere a da TV em 2050

A Delloite prevê que a receita global do rádio deve superar os 40 bilhões de dólares em 2019. O Reino Unido é o quinto maior mercado publicitário desse meio. Os Estados Unidos são os maiores, disparados. A Alemanha ocupa a segunda colocação.

Smart speakers

Smart speakers: a TV do futuro? – O relatório da Delloite indica que os veículos de comunicação que desenvolvem produtos para assistentes digitais estão no caminho certo. Eles serão os aparelhos conectados à internet com maior crescimento em 2019.

A previsão é de que sejam vendidas pelo menos 164 milhões de unidades pelo mundo só este ano. As vendas globais atingirão 5,6 bilhões de libras, num crescimento vertiginoso de 63% em relação ao ano passado.

Aqui no Reino Unido, 12% dos adultos (6,2 milhões de pessoas) já tinham acesso a eles até meados de 2018 – sem contar ainda as vendas do Natal, em que despontaram como objeto de desejo. Na China o percentual chega a 22%, e nos Estados Unidos, 19%, de acordo com a consultoria. 

A previsão da Delloite é arrojada. Por enquanto,os smart speakers ainda figuram em sétimo lugar entre os equipamentos digitais utilizados pelos consumidores. Mas a consultoria projeta que a demanda por eles será maior do que por smartphones. Aposta que os aparelhinhos em breve estarão instalados em todos os quartos das casas, hotéis, escritórios, escolas e até mesmo ao lado de cada leito de um hospital.

Os ventos podem tornar-se ainda mais favoráveis com o aprimoramento da tecnologia de reconhecimento de voz e com o aumento da oferta de aplicativos. Isso sem falar no desenvolvimento de soluções melhores para tradução, já que hoje os maiores consumidores são os países de língua inglesa. Esse desenvolvimento permitirá que mercados que falam outros idiomas – como o Brasil – tenham acesso a conteúdos globais, fazendo crescer exponencialmente a necessidade de ter um deles por perto.

Portal de Elis Souza é destaque no cenário literário

Logo Literalmente Uai

A preocupação com o pouco espaço que a literatura tem nos grandes jornais, sobretudo para divulgação de eventos e críticas, foi o estopim para a criação do portal LiteralMente,Uai. Suprir a necessidade de se falar sobre literatura em Belo Horizonte e região metropolitana foi a proposta do portal. Criado pela jornalista Elis Souza, o foco principal está na literatura, mas também abre espaço para séries, filmes, novelas e outros conteúdos especiais.

Elis conta que o portal divulga resenhas literárias sobre todos os gêneros, novidades, reportagens especiais, curiosidades literárias e agenda de eventos, atualizadas diariamente:  “Para valorizar a literatura nacional, todo mês apresentamos um autor brasileiro, entrevistamos e divulgamos os seus livros com resenhas. Importante destacar que temos aberto espaço para divulgação de textos de seguidores. Pessoas que escrevem, muito bem inclusive, e que não tinham espaço para divulgar”.

Com carreiras em outras áreas, atualmente são 11 colaboradores fixos, entre jornalistas, analistas de marketing e poetas, cujos fins de semana ficam invariavelmente exclusivos ao portal. Como consequência desse esforço, em um ano o portal já registra marcas expressivas no Google, considerando inclusive a ausência de patrocínio. “Até 31 de dezembro tivemos 42.035 visitantes únicos no site em mais de 50.913 sessões abertas”, informa Elis. “São 893.108 impressões no Google. A busca orgânica, vinda das técnicas de SEO aplicadas no site, trouxeram, além das impressões, 33.347 acessos resultantes de cliques na busca, sendo, ao todo mais de 83 mil acessos”. Segundo ela, há inclusive registro de acessos de pelo menos 80 países, que já somam mais de seis mil. 

O portal mantém parcerias com diversas editoras, além do site CulturalizaBH e da Espaço Z, agência especializada em entretenimento, que atua na divulgação de filmes e garante ingressos para estreias e pré-estreias exclusivas, que são repassadas aos seguidores por meio de quizes e brincadeiras nas redes sociais. Mensalmente, são realizados sorteios de livros no Instagram para maior envolvimento nacional.

“Queremos contar as histórias das pessoas que têm amor pela literatura, se dedicam de corpo e alma e, por isso, todas as matérias são especiais, de uma certa forma”, destaca Elis. “Cito três que, quando terminamos de escrever, deixaram aquele sentimento de ‘as pessoas precisam saber disto’: Livraria Bantu, Clube do Livro BH e No meio do caminho tinha uma livraria”.

Para sugestões, informações e parcerias pelos [email protected], [email protected], Facebook: @LiteralMenteUai, Instagram: Literalmenteuai, Twitter: LiteralMenteuai.

Thomas Traumann conversa sobre ministros da Fazenda

Thomas Traumann
Thomas Traumann

Thomas Traumann conversa no podcast Rio Bravo sobre seu livro O pior emprego do mundo, de 2018, pela editora Planeta. Ali, ele apresenta as trajetórias de 14 ministros da Fazenda – e os bastidores das decisões que econômicas que mudaram o Brasil nos últimos anos.

Na entrevista, além de destacar os desafios que se impõem aos ocupantes no cargo de ministro da Fazenda, Traumann realça a importância de pensar a longo prazo: “Se o ministro não tem poder, no fundo, ele está pensando em sobreviver”.

Em outra passagem da entrevista, ao comentar a presença do então ministro Joaquim Levy no segundo mandato de Dilma Rousseff (2015-2016), Traumann ressalta a falta de compreensão do núcleo do governo em relação ao ajuste fiscal: “Na época, dentro do governo não havia um convencimento claro da necessidade do ajuste. Na gestão Levy, todo mundo se lembra de o ministro ir conversar com os deputados e senadores sozinho”.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese