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terça-feira, setembro 23, 2025

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Segue o impasse entre a EBC e os trabalhadores

Comitê em defesa da empresa começa a se mobilizar

Continua o impasse nas negociações do ACT entre a EBC e seus funcionários. Em reunião na semana passada, a direção da empresa pública não aceitou nenhuma proposta de mudança apresentada pelos trabalhadores e afirmou que quer negociar o texto de diversas cláusulas sociais, mas não apresentou contraproposta. As cláusulas econômicas ainda serão discutidas. O acordo foi prorrogado até 30 de novembro. As próximas reuniões estão marcadas para 9 e 13 de novembro. Confira a pauta apresentada pelos empregados.

O Comitê criado pelos trabalhadores para a defesa da EBC como empresa de comunicação pública realizou sua primeira reunião em Brasília em 1º de novembro. A proposta é se unirem frente a ameaça de extinção/privatização mencionada pelo presidente eleito Bolsonaro. O objetivo do grupo é dialogar com o Governo, com o Parlamento e com a sociedade sobre a importância da EBC para o País.

Para isso, foram criados cinco grupos de trabalho: o que ficará responsável pela elaboração de documentos e manifestos; o que fará articulação política com o Governo e o Congresso; o que vai articular com as entidades da sociedade civil; o que vai articular diretamente com ouvintes, leitores, telespectadores e a sociedade em geral; e o que produzirá conteúdos sobre a empresa. O Comitê reuniu-se em 6/11 no Rio e em São Paulo, e nesta quarta-feira (7/11), em Brasília.

 

RP1 e 4CO são as agências do ano do Jatobá PR

Em festa que reuniu 200 convidados, no Renaissance Hotel, em São Paulo, na noite dessa quinta-feira (8/11), foram anunciados os vencedores da segunda edição do Prêmio Jatobá PR, que teve como principais vencedores as agências RP1, que ficou com o troféu de Agência do Ano, e 4CO | Cappellano e Carramenha, com o de Agência-Butique do Ano. Coube ainda à RP1, que no total conquistou seis troféus, levar também o Case do Ano, com Mineirão Inclusivo.

Também receberam premiações especiais, concedidas pelo Conselho Deliberativo do Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação, que organiza o certame, as agências CDI Comunicação, que ficou com o troféu de Agência Destaque do Ano; e R2 Comunicação, do Piauí, Agência-Butique Destaque.

Confira os vencedores das outras 11 categorias do prêmio, na sequência em que foram anunciados:

Public Affairs / Relações Governamentais

Agência-Butique – Cause

Case – Go All

Cliente – Bristol Myers-Squibb

Grande Agência – Weber Shandwick

Case – Novos Caminhos para concessões de rodovias no Brasil: uma estratégia para influenciar novos governantes

Cliente – ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias)

Sustentabilidade

Agência-Butique – Não houve vencedor

Grande Agência – Imagem Corporativa

Case – TNC: comunicação de alto impacto para debater a crise hídrica

Cliente – TNC Brasil (The Nature Conservancy)

PR Internacional

Agência-Butique – VIANEWS Hotwire

Case – Relações Públicas no combate a ataques cibernéticos e fake news na América Latina

Cliente – FireEye

Grande Agência – JeffreyGroup

Case – Scotiabank – Programa de Reputação Corporativa

Cliente – ScotiaBank

Pesquisa

Agência-Butique – Supera Comunicação

Case – Discurso e prática alinhados em uma das melhores empresas da América Latina: Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional para a Special Dog

Cliente – Special Dog

Grande Agência – S/A Llorente & Cuenca

Case – Mais torres, mais conectividade

Cliente – Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações)

Mídia Corporativa

Agência-Butique – 4CO | Cappellano & Carramenha

Case – Diversidade no contexto das empresas brasileiras

Cliente – 4CO

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – #PessoasÚnicaseSuasHistórias

Cliente – Fíbria

Evento

Agência-Butique – 4CO|Cappellano & Carramenha

Case – VC em cada ponto: a celebração da cultura Livelo

Cliente – Livelo

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – Inauguração do complexo Intensidade

Cliente – Cacau Show

Projeto Especial

Agência-Butique – Print Comunicação

Case – Programa de interação e comunicação social indígena da Hidrelétrica Teles Pires: um desafio de relacionamento no coração da Amazônia

Cliente – Central Hidrelétrica Teles Pires

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – Serviço de Utilidade Pública

Cliente – Edenred

Comunicação Interna

Agência-Butique – Sarau Comunicação e Quintal 22

Case – Somos Fíbria

Cliente – Fíbria

Grande Agência – Ideal H + K Strategies

Case – Os 180 anos de Thyssenkrupp

Cliente – Thyssenkrupp

Comunicação Integrada

Agência-Butique – Dezoito Comunicação

Case – Campanha 360 graus – Acnase de cara nova. A SUA!

Cliente – Acnase

Grande Agência – RP1 Comunicação

Case – Mineirão Inclusivo

Cliente – Mineirão

Digital / Redes Sociais

Agência-Butique – Race Comunicação

Case – Maçã Brasileira – transformando a fruta em marca

Cliente – ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã)

Grande Agência – In Press Porter Novelli

Case – Venda seu peixe com o Santander

Cliente – Santander

Assessoria de Imprensa / Relações com a mídia

Agência-Butique – Corcovado Comunicação

Case – Matemática na mídia: o Congresso Internacional no Rio

Cliente – ICM (Congresso Internacional de Matemáticos)

Grande Agência – Burson Cohn & Wolfe Brasil (BC&W)

Case – MUSTANG – Como um projeto de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa 100% orgânico superou todas as expectativas de divulgação do maior ícone mundial da Ford

Cliente – Ford

 

Eduardo Salgado começa na Infoglobo

Eduardo Salgado

Eduardo Salgado começou esta semana na Infoglobo, onde vai coordenar as matérias de final de semana de O Globo e de Época na sucursal de São Paulo. Ele deixou a Abril no corte do início de agosto, uma semana após retornar da licença de um ano de Exame, onde era editor executivo, para fazer mestrado em administração pública em Harvard (EUA).

Pesquisa mapeia percepção de jornalistas sobre fusões e aquisições na indústria informativa brasileira

Logo Pesquisa

Os desafios enfrentados pelas empresas jornalísticas nos dias de hoje são inúmeros. Como financiar suas atividades e de que forma competir em pé de igualdade com as companhias de tecnologia – que, embora não sejam genuinamente jornalísticas, muitas vezes disputam o mesmo público – são alguns dos principais. Experiências internacionais mostram que operações de fusões e aquisições foram a saída para muitos negócios.

“Em todo o mundo, houve empresas que viram nas fusões e aquisições as respostas necessárias às mudanças de mercado”, afirma Leandro Vieira, aluno do programa de mestrado em Produção Jornalística e Mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “De 2002 a 2007, as indústrias de publicações impressas adquiriram mais de 350 companhias de tecnologia de informação, por exemplo. O impacto dessas junções foi sentido no âmbito da criação de conteúdos digitais, distribuição eletrônica, incremento de competências e concepção de novos serviços”.

Para entender mais a fundo como os jornalistas brasileiros percebem movimentações de fusões e aquisições na indústria informativa do Brasil, Leandro estruturou uma pesquisa. “A intenção é saber o que os profissionais que integram a linha de frente das redações pensam a respeito. Se veem essas movimentações como oportunidade ou ameaça; captar se a mentalidade tende a ser aberta ou resistente a essas operações”, diz.

Como contribuição acadêmica e ao setor, a pesquisa espera deixar mapeada a visão dos profissionais de imprensa acerca do tema. “Ainda há, aqui no Brasil, um território imenso a ser explorado nessa área”, observa Leandro. “Queremos, com esse trabalho, deixar minimamente iluminado o caminho de quem optar por recorrer a essas operações para incrementar as operações das empresas jornalísticas, seja por razões financeiras ou para agregar competências”.

Quem quiser responder deve acessar o formulário online.

+Admirados: cerimônia de premiação será em 12/11, em São Paulo

Prémio+ Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças

Em almoço com a presença de 120 convidados, será realizada na próxima segunda-feira (12/11) a cerimônia de premiação da edição 2018 do Prêmio Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Serão homenageados com certificados e troféus os Top 50 (este ano com 52 premiados, em função de empate na pontuação nos dois turnos de votação) e os veículos/programas mais admirados nas categorias Jornal (Valor Econômico), Revista (Exame), Programa de TV (Conta Corrente/GloboNews), Programa de Rádio (Jornal da CBN), Site/Blog (Infomoney) e Agência de Notícias (Agência Estado/Broadcast).

Uma das atrações do encontro será a apresentação, em primeira mão, da síntese do estudo da Deloitte sobre as expectativas empresariais no Governo Bolsonaro, realizado logo após o segundo turno das eleições presidenciais. Quem fará a apresentação será o líder de Market Development da empresa, Othon Almeida. Também falarão na solenidade Sérgio Cutolo, sócio do BTG Pactual, e Renato Gasparetto Jr., diretor Corporativo de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Gerdau. A mestre de cerimônias será a jornalista Fátima Turci.

Iniciativa deste J&Cia e do Portal dos Jornalistas, em parceria com a Maxpress, o Prêmio +Admirados conta com o patrocínio de BTG Pactual, Deloitte e Gerdau, apoio da Avianca Brasil, apoio institucional de Abracom, Abrasca e Ibri, e colaboração da Mestieri PR.

Um especial sobre a premiação circulará na próxima edição de Jornalistas&Cia.

Meia Hora tem novo site com equipe dedicada

Marco Rocha (esq.) e Ricardo Calazans
Marco Rocha (esq.) e Ricardo Calazans

O jornal Meia Hora ganha um site novo, com equipe própria, pela primeira vez desde 2005, quando nasceu. O projeto foi desenvolvido por Ricardo Calazans, responsável pela operação digital da editora O Dia desde março deste ano. Marco Antônio Rocha foi contratado para ser o editor do site, e montou uma equipe afiada para tocar o barco. Henrique Freitas, editor do Meia Hora impresso, está animado com o novo suporte.

Calazans (ricardo.calazans@odia.com.br) começou no jornalismo nos anos 1990, esteve em O Globo, O Dia e no Jornal do Brasil, em publicidade, agência de comunicação, no Gshow da TV Globo, e abriu uma empresa de conteúdo, tendências e entretenimento. Nesse meio tempo, teve um convite para voltar a O Dia, como editor executivo, respondendo pela parte digital. Seus primeiros seis meses foram dedicados a reorganizar o site do jornal e, logo depois, o do Meia Hora.

Rocha (marco.rocha@meiahora.com) trouxe para a equipe os repórteres-redatores Rodrigo Teixeira, Jessyca Damaso e Nathalia Duarte, e eles contam ainda com três estagiários. O novo site não traz mudanças, mas a implementação do que é o Meia Hora: foco local, bem-humorado quando possível – quando não, disposto a puxar a orelha das autoridades. Mas não apenas isso: como não há limite de espaço na internet, o jornal deve ressaltar a prestação de serviço.

Vai haver, também, mais convergência de vídeo. Ainda em novembro, estreia uma série com as pessoas que conseguiram “se virar” dentro da crise. Há exemplos de quem vendia brownie para pagar a faculdade, transformou a atividade em empresa, tem hoje cerca de 70 funcionários – e podem inspirar outras pessoas.

Está prevista uma campanha no Facebook, com personalidades e famosos, chamando os leitores para conhecerem o novo site. Calazans resume: “É um trabalho orgânico, de construção de uma base de leitores. Nossa expectativa é de uma audiência bacana, porque seguimos a linha do Meia Hora, agora com destaque também na internet”.

A Cidade, de Ribeirão Preto, extingue versão impressa, mas segue online

A capa da última edição

A versão impressa de A Cidade, que circulou em Ribeirão Preto por 114 anos, saiu pela última vez em 30 de outubro. O Grupo EPTV, afiliado da Globo em regiões do interior paulista e sul de Minas Gerais, que detinha o controle do jornal desde 2012, já vinha reduzindo sua circulação – ultimamente era de terça a sábado –, pois o foco é concentrar os investimentos na versão online, ACidade ON.

Josué Suzuki, diretor de Mídias Digitais do Grupo EPTV, que também comandava o jornal, fez questão de destacar a J&Cia que o projeto digital não é apenas um site da cidade: “Trata-se de uma rede de portais. Por enquanto, estamos em Ribeirão, Araraquara, São Carlos e Campinas. Em outubro, passamos de 20 milhões de visualizações e mais de dois milhões de visitas únicas. Só em Ribeirão, foram mais de 7,5 milhões de visualizações e mais de 750 mil únicas. O foco é o localismo em cada portal. Ou seja, só suspendemos uma versão impressa. Mas em nome de um projeto digital grande e o grupo ainda abre portas na comunicação”.

Ele preferiu não falar sobre as demissões, ressaltando terem aproveitado profissionais de todos os setores: “Temos classificados na plataforma digital também e vamos iniciar, em dezembro, cobrança de assinatura. Por isso, preservamos alguns empregos no balcão de classificados e circulação. Além disso, temos um Clube do Assinante. A gráfica continua rodando com terceiros”.

Em comunicado que distribuiu aos parceiros sobre o fim da edição impressa, o jornal afirma: “Nosso compromisso com Ribeirão Preto e região não termina aqui, pois acreditamos que o papel do jornalismo é de fiscalizar e informar, seja no impresso, no rádio, na TV ou na internet, zelando sempre pela notícia de qualidade. Um jornalismo que sempre escolheu um lado para lutar: o do cidadão. Mas, no dia em que anunciamos o fim dessa circulação impressa, o momento é de falar do futuro. Não se trata de passar uma borracha nos tempos de outrora — ele está preservado nos nossos quase 114 anos de histórias —, mas de pensar sempre à frente: do tempo, das tendências, do mercado. E acompanhar o ritmo do mundo. Um mundo que é digital”.

O Grupo EPTV também foi proprietário da Tribuna Impressa, de Araraquara, que adquiriu em 2011 e fechou no início de 2017. J&Cia apurou que a empresa, que já tem uma afiliada da CBN em Ribeirão, vai inaugurar outra em Araraquara, em dezembro.

TV Gazeta de SP demite 80, entre eles 30 jornalistas

Parte dos demitidos e dos que ficaram confraternizam na rua, com o prédio da Gazeta ao fundo: “Noiz tá sorrindo assim mas precisa de emprego, tá?”
Parte dos demitidos e dos que ficaram confraternizam na rua, com o prédio da Gazeta ao fundo: “Noiz tá sorrindo assim mas precisa de emprego, tá?”

Decisão praticamente extingue o Departamento de Jornalismo da emissora

O que o mercado paulista comentava já há algum tempo acabou se confirmando: na manhã de 5/11 a Fundação Cásper Líbero, mantenedora da TV Gazeta de São Paulo, demitiu 80 funcionários, entre eles 30 jornalistas, o que reduziu ao mínimo as atividades da área. A entidade justificou a medida como necessária para “equalizar suas despesas à realidade das receitas do momento” (ver mais adiante). Com isso, saíram o diretor Dácio Nitrini, há nove anos no posto, editores, produtores, repórteres, apresentadores e comentaristas, além de pessoal técnico e administrativo. Permaneceram apenas 14 profissionais.

Especula-se qual teria sido o papel da Igreja Universal no episódio. Sabe-se que a receita que ela injetava na Gazeta com a compra de horários na grade subsidiava o Jornalismo. O contrato venceu no final de setembro, o que tecnicamente extinguiu a fonte de recursos. Mas em 1º/11, sem aviso prévio, ela voltou a ocupar os mesmos horários de antes: das 6h às 7h e das 20h às 22 horas. Os valores dessa negociação não são conhecidos.

Segundo J&Cia apurou, além de Dácio, saíram o chefe de Redação Wagner Kotsura, o editor-chefe Sérgio Galvão, a chefe de produção e reportagem Juliana Kunc Dantas, as produtoras Laísa Dall’Agnol e Paula Forster, a estagiária de produção Isabela Gomes, os editores de texto Rodrigo Rodrigues, Gabriela Forte, Ione Veloso, Aline Alhadas, Regiane Stella Jouclas e Marcelle Sansão, a responsável por rede Suellen Fontoura,  os repórteres Vinícius Marra, Sabrina Pires, Carla Rodeiro e Mariana D’Angelo (que havia saído do Departamento de Mídias Sociais da Fundação e conseguiu voltar), os apresentadores Gabriel Cruz, Stella Gontijo e Rodolpho Gamberini (que estava em Paris), os produtores de switcher Paulo Camilo Silva e Natália Gallego, e os comentaristas Vinícius Torres Freire, João Batista Natali, José Nêummanne Pinto, Denise Campos de Toledo, Bob Fernandes e Joseval Peixoto, recentemente contratado. Caio Canavieira e Bárbara Fava não haviam sido demitidos, mas decidiram sair, o que permitiu a readmissão de dois dos que haviam sido cortados.

Permanecem na emissora a editora executiva Valeska Stanczik, a subchefe de reportagem Lígia Neves (readmitida), os produtores Igor Franca (readmitido) e Caroline Machado, o estagiário de produção Fernando Oda, os editores de texto Rodrigo Oliveira e Kátia Gonzaga, o produtor de switcher Felipe, os apresentadores Luciana Magalhães, Mariana Armentano e Tássia Sena, os repórteres Luciano Penteado e Fernanda Azevedo, e o comentarista em Brasília Josias de Souza.

Procurada por J&Cia, a Fundação Cásper Líbero limitou-se a enviar uma nota informando que “está promovendo uma reestruturação interna, com o objetivo de equalizar suas despesas à realidade das receitas do momento e, com isso, preservar seu equilíbrio financeiro e manter os resultados econômicos administráveis. Essa reestruturação tem foco prioritário na TV Gazeta, devido à situação macroeconômica, cujos efeitos têm atingido continuamente o setor de comunicações, com uma forte retração no mercado publicitário”. E prossegue: “O impacto dessa decisão na TV Gazeta inclui a redução substancial da Central de Jornalismo, área que demanda subsídio majoritário da Fundação Cásper Líbero, incompatível com as possibilidades do momento, além de outras reduções em pessoal, colaboradores e contratos de terceiros. Na programação, serão cancelados os boletins jornalísticos exibidos durante os programas femininos e o Jornal da Gazeta Edição das Dez. A TV Gazeta informa que seus planos são incrementar a produção de jornalismo o mais breve possível, tão logo a situação econômica permita, com o devido apoio do mercado publicitário”.

Simpósio promove discussão sobre Violência como supressora da liberdade de expressão

Simpósio

A Universidade de Notre Dame (EUA) e a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) promovem o simpósio Violência como supressora da liberdade de expressão e Impedimento para a democracia, nesta quinta-feira (8/11),  na Faculdade de Direito da USP (largo de São Francisco, 95 ), das 9h às 16 horas.

Entre os palestrantes estão Elvira Lobato, Leonardo Sakamoto, Eugênio Bucci e a gerente-executiva da Abraji Marina Atoji. Inscrições gratuitas.

Comprova encerra atividades desmentindo mais de 90% das notícias analisadas

Projeto Comprova

Após o término da campanha eleitoral de 2018 no Brasil, o projeto Comprova também encerrou as verificações de conteúdos duvidosos que circulam nas redes sociais e no WhatsApp. Por 12 semanas, a coalizão de 24 veículos de comunicação monitorou e verificou a veracidade de informações compartilhadas por fontes não oficiais nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. No radar estavam conteúdos duvidosos cuja capacidade de causar danos às campanhas eleitorais era evidente.

Segundo balanço divulgado pelos editores do projeto, nesse período foram analisadas 146 histórias, sendo que apenas nove eram verdadeiras. “O resultado das verificações do Comprova é um alerta para a sociedade e uma reafirmação da necessidade de uma imprensa independente, atuante, transparente e confiável”, destacou Sérgio Lüdtke, um dos editores do projeto. ”Obrigado a todos por colaborarem com a criação de um ambiente informativo mais saudável”.

Além dele, integraram a equipe os editores Guilherme Conter, Helio Miguel Silveira Filho, José Antônio Lima, Rafael Garcia e Ricardo Pieralini. Os verificadores foram Alessandra Monnerat (Estadão), Cido Coelho (SBT), Debora Ely (GaúchaZH), Douglas Rodrigues (Poder360), Fernanda Trisotto (Gazeta do Povo), João Pedro Caleiro (Exame), João Pedroso (Veja), Júlia Endress (Correio do Povo), Leticia Alves (O Povo), Marcella Ramos (piauí), Matheus Pimentel (Nexo), Pablo Fernandez (BandNews FM), Paula Peres (Nova Escola), Pedro Noel (AFP), Renato Mota (Sistema Jornal do Commercio), Roelton Maciel (NSC), Sarah Mota Resende (Folha de S.Paulo), Vinicius Valfré (Gazeta Online) e Wellington Ramalhoso (UOL).

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