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terça-feira, julho 15, 2025

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David Grinberg assume VP de Comunicação e RI da Arcos Dorados

David Grinberg

Ele deixa o cargo de diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil para dirigir a área na América Latina

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, promoveu David Grinberg ao posto de vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores para a América Latina. Com a mudança, deixou o cargo de diretor de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados, no qual estava há quase três anos, e deve se mudar para Buenos Aires no próximo semestre. Começou nessa segunda-feira (3/12) no lugar de Daniel Schleiniger, que se desligou da empresa para atuar na área de relações com investidores nos Estados Unidos.

Contratado em 2010 para comandar os planos de patrocínio esportivo da marca, Grinberg coordenou a equipe multidisciplinar que implementou os projetos das Olimpíadas de 2012 e 2016, da Copa das Confederações da Fifa 2013 e da Copa do Mundo da Fifa 2014. “Ao longo desses oito anos na companhia eu tive o exemplo e o apoio de grandes líderes para superar os desafios que a carreira impôs, mas que me credenciaram para essa nova etapa da minha vida corporativa”, destaca o executivo, que, em sua nova função, pretende estender para os demais mercados latino-americanos a visão de comunicação da marca que implementou no Brasil nos últimos anos. “Teremos uma postura bastante proativa, constante e com mensagens transparentes e ousadas para os públicos de interesse da marca. Certamente o nome McDonald’s estará cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas em toda a região”.

No início de 2016, ele assumiu o cargo de diretor de Comunicação Corporativa da companhia, que sob a sua liderança foi reconhecida por duas vezes com o prêmio Great Place to Work, na categoria Comunicação com Funcionários, e como a Empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas em 2018, na categoria Varejo. No ano passado, Grinberg recebeu o prêmio de Comunicador do Ano pela Aberje.

Colunista da Bloomberg analisa cobertura internacional das eleições no Brasil

Mac Margolis
Mac Margolis

Mac Margolis, colunista da Bloomberg, conversa na última edição do podcast Rio Bravo. Um dos tópicos que nortearam a entrevista foi a percepção da imprensa sobre as eleições no Brasil em 2018. Margolis não fala em nome de toda a mídia, mas é com a experiência de correspondente internacional no País que ele destaca como o olhar estrangeiro pode deixar de capturar detalhes importantes da política nacional.

“Nesta última eleição, houve nuances que escaparam da minha apreciação, assim como da apreciação de muitos dos meus pares. Tendíamos a levar ao valor de face muitas declarações dos candidatos sem olhar as entranhas das campanhas e das biografias, a começar pelo vencedor, Jair Bolsonaro”, afirma. Em outro momento da conversa, ressalta como a imagem do Brasil no exterior foi em parte idealizada pela imprensa internacional durante o governo Lula: “Nos anos 2000, a gente se empolgou demais – e eu me incluo nisso – com a ascensão do País. Se há uma lição nisso, é a seguinte: o cenário real do Brasil nem é tão eufórico, nem é tão desastroso”.

Na agência, Margolis cobre América Latina. Foi repórter da Newsweek e é autor do livro The Last New World: The Conquest of the Amazon Frontier.

Com três anos de existência, Metrópoles coleciona prêmios nacionais

Metrópoles

Pelo segundo ano consecutivo, o Metrópoles venceu o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena, de Pedro Alves, ficou em 1º lugar na categoria Webjornalismo, em 22/11, no Salão Porto Vitória, em Brasília. O especial envolveu 16 profissionais. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Ana Helena Paixão, Daniel Ferreira e Claudio Fernandes atuaram na edição; Allan Rabelo, Jonatas Delforge, Jhonantans Rocha e Saulo Marques, nos audiovisuais criados por Gui Prímola e Moisés Dias, captados por Rafaela Felicciano. A revisão foi de Viviane Novais e Adriano Brasil.

O portal também é tricampeão na 25ª edição do Prêmio CNT com Caminhoneiras, Codinome Coragem, na categoria Internet. As repórteres Juliana Contaifer e Leilane Menezes e os fotógrafos Igo Estrela e Rafaela Felicciano percorreram dois mil quilômetros para revelar perigos, desafios e alegrias dessas guerreiras em suas viagens. O trabalho foi programado por Allan Rabelo, Jonatas Delforge, Vinícius Paixão e Saulo Marques; Gui Prímola e Cícero Lopes desenharam o leiaute; os vídeos foram capturados por Gabriel Pereira e Pedro Valente; e o texto revisado por Denise Costa.

E ficou em 2º lugar na categoria Mídia Digital na oitava edição do Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, com População negra enfrenta desafios para garantir longevidade. Gabriel Foster e Leilane Menezes representaram o Metrópoles na cerimônia de premiação, no Hotel Unique, em 21/11, em São Paulo. A equipe contou ainda com o trabalho do fotógrafo Igo Estrela. O 1º lugar ficou com Flávia Peixoto Cardosos de Barros, da TV Brasil, com Idosos Conectad@s.

Regra preserva identidade de jornalistas que usam a LAI

LAI

Uma medida tomada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União tornou mais fácil aos jornalistas preservarem suas identidades ao solicitar dados públicos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A pasta passou a permitir que cidadãos peçam informações a órgãos federais de forma quase anônima.

O novo dispositivo exige do solicitante dados pessoais ao fazer o pedido pela LAI, mas sua identidade é protegida pelo sistema. Dessa maneira, o servidor público encarregado de fornecer a informação não sabe quem fez a pergunta. Embora a mudança valha apenas para instâncias federais de governo, os jornalistas que quiserem manter o anonimato ao requisitar dados a órgãos estaduais e municipais, assim como a federais, também podem recorrer a uma nova ferramenta da Open Knowledge Brasil chamada Queremos Saber. O nome é uma homenagem ao site de pedidos de informação criado pelo grupo Transparência Hacker em 2011, antes mesmo de a LAI entrar em vigor. (Com informações da ANJ)

Repórter Record Investigação voltará ao ar em janeiro

Domingos Meirelles

Após duas temporadas de reprises, que, segundo o apresentador Domingos Meirelles, “tiveram excelente audiência”, com seis pontos de média por volta de uma da manhã, o Repórter Record Investigação voltará em janeiro com casos inéditos. “Voltará a ser apresentado às segundas-feiras, em grande estilo, logo depois do Jornal da Record, com previsão de hora e meia de exibição”, diz Domingos.

O colunista do UOL Flávio Ricco informa que “providências para tanto estão sendo tomadas, inclusive com reforço da equipe, mediante contratação de novos profissionais”.

Embora desconfiem, jornalistas pautam-se por redes sociais

Redes Sociais

Segundo pesquisa realizada pelo Grupo de Comunicação Digital (GCD), que visa a analisar em profundidade a relação do jornalista com a comunicação digital, 71,9% dos profissionais consideram pouco confiáveis informações publicadas nas redes sociais. Apenas 28,1% dos pesquisados avaliaram como confiável o conteúdo publicado nesses ambientes digitais. No entanto, 55,1% dos respondentes declararam pautar-se pelas redes socais. Entre os que não se pautam por elas, 52,4% declararam que só confiam na informação quando falam direto com a fonte; 33,3% que não confiam na veracidade das informações das redes sociais; 6,4% que as redes sociais não têm credibilidade; e 7,9% que as redes sociais não são feitas por jornalistas.

A pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os profissionais de comunicação pautam-se por canais e plataformas digitais no momento do desenvolvimento de seus trabalhos e foi respondida por perto de 130 jornalistas, entre maio e outubro de 2018. O GCD tem como fundadores Rodrigo Capella, João Luiz Marques, Eduardo Micheletto e Rosangela Lopes. Mais informações pelo grupodecomunicacaodigital@gmail.com.

Cleber Mata vai liderar a comunicação de Doria

Cleber Mata
Cleber Mata

Cleber Mata, que foi coordenador de imprensa do Governo de São Paulo na última gestão de Geraldo Alckmin e comandou a Assessoria de Imprensa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Cauê Macris, foi convidado por João Doria Jr. para liderar a comunicação do novo governo. Jornalista graduado pela PUC de Campinas e especialista em Marketing Político pela ECA/USP, 38 anos, esteva à frente do Núcleo de Informações Estratégicas da campanha de Doria.

Natural de Registro, no Vale do Ribeira, Cleber iniciou a carreira em 1999 no jornal de Nova Odessa. Também atuou no TodoDia, de Americana, e teve passagens por jornais destinados à comunidade brasileira em Boston, nos Estados Unidos, onde morou por quatro anos. Esteve por dez anos na Subsecretaria de Comunicação do Governo de São Paulo, onde ocupou todas as funções, tendo em 2014 coordenado o conteúdo da campanha à reeleição de Geraldo Alckmin.

Especialista em gestão de crises, trabalhou diretamente nos mais recentes episódios envolvendo o Governo de São Paulo, como crise hídrica, cartel do metrô, caso Isabela Nardoni, queda de avião da TAM no aeroporto de Congonhas e ocupação de escolas por alunos da rede pública.

Prêmio Jornalista de Impacto abre inscrições

Prêmio Jornalista de Impacto

Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições para o Prêmio Jornalista de Impacto, promovido pela empresa ponteAponte e pela Faculdade Cásper Líbero, com apoio da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto. O prêmio reconhecerá produções de jornalistas que disseminem o tema de investimentos e negócios de impacto no Brasil, com o objetivo de ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura da mídia em relação ao tema.

O vencedor de cada categoria receberá o valor de R$ 3.500, além de certificado e placa de reconhecimento, em evento a ser realizado até abril nas dependências da Faculdade Cásper Líbero. Todos os finalistas, não apenas os vencedores, terão acesso ainda a um curso online, oferecido pela ponteAponte, sobre a História do Campo de Impacto Social no Brasil. Mais informações e inscrições no site do prêmio.

Mulheres e violência do Estado na visão do Instituto Vladimir Herzog

Heroínas dessa História

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) apresenta em São Paulo nesta terça-feira (4/12), na Caixa Cultural (praça da Sé, nº111), das 10h às 11h30, com entrada gratuita, o projeto Heroínas dessa História, série de publicações que pretendem dar visibilidade às trajetórias de mulheres que tiveram seus familiares mortos pelas mãos armadas do Estado e que fizeram de suas vidas uma constante luta por memória, verdade e justiça. Com patrocínio de Caixa e Governo Federal, o tema do encontro de lançamento será Vivências femininas sobre a violência de Estado no passado e no presente. 

O evento é organizado pelas coordenadoras do projeto, Carla Borges e Tatiana Merlino, ambas com trajetória na luta por Direitos Humanos e Direito à Memória e à Verdade. Elas receberão como convidada a jornalista Jéssica Moreira, cofundadora do Nós, mulheres da periferia, repórter na Agência Mural de Jornalismo das Periferias e uma das autoras do primeiro livro do projeto, ainda em produção.

Além de democratizar os resultados iniciais da pesquisa, o IVH pretende promover o necessário debate sobre a ditadura militar e suas permanências na violência de Estado hoje, especialmente com o público jovem.

Ruth de Aquino deixa o comando editorial da Infoglobo

Ruth de Aquino-foto Antônio Scorza
Ruth de Aquino-foto Antônio Scorza

Ruth de Aquino, que desde o final de outubro de 2017 vinha ocupando a Diretoria Editorial da Infoglobo (O Globo, Extra, Expresso) e de Época, deixa a empresa na próxima semana. Segundo comunicado de Frederic Kachar, diretor-geral de Infoglobo, Época e Valor Econômico, a saída dela deve-se a “ter concluído a missão de consolidar a estrutura do novo time [N.da.R: formado na época da contratação], aplicando a sua experiência em grandes jornais e revistas do País para nos colocar na vanguarda do mercado editorial”.

Ainda de acordo com a nota de Kachar, os diretores de Redação Alan Gripp (O Globo), Daniela Pinheiro (Época) e Humberto Tziolas (Extra) passam a responder diretamente a ele. Embora o comunicado não informe, J&Cia apurou que também saem os editores executivos Chico Amaral, que fez a reforma gráfica este ano, e Alexandre Freeland, ligado a Ruth. Até onde se sabe, permanecem os outros editores executivos: Maria Fernanda Delmas, Fernanda Godoy, Flávia Barbosa, Letícia Sorg e Pedro Dias Leite.

Ruth foi diretora de Redação do jornal O Dia, respondeu pela área de Projetos Especiais da Editora Abril e foi correspondente em Paris. Antes disso, esteve no Jornal do Brasil, na revista Manchete e na BBC de Londres. Já na Editora Globo, foi diretora da sucursal de Época no Rio, e colaborava para a revista como colunista quando foi convidada a assumir a Diretoria Editorial. Tem mestrado pela London School of Economics e presidiu o Fórum Mundial de Editores, da WAN (Associação Mundial de Jornais), em Paris.

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