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quinta-feira, julho 3, 2025

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Eduardo Laguna começa na Inversa

Eduardo Laguna
Eduardo Laguna

Eduardo Laguna (ex-Valor Econômico e DCI) desligou-se da Agência Estado depois de pouco mais de dois anos de casa, pela qual recentemente foi eleito entre os Top 50 +Admirados Jornalistas de Economia, Negócios e Finanças de 2018, em eleição promovida por este Jornalistas&Cia e Maxpress.

Ele começou na última semana na Inversa, plataforma de conteúdo financeiro e dicas de investimentos para assinantes, onde produzirá conteúdo a partir de dicas de analistas da plataforma com sugestões de investimentos financeiros. O novo e-mail dele é elaguna@inversapub.com.

Aberje e ABCPública promovem curso avançado em Comunicação Pública

Logo do curso

A Aberje e a Associação Brasileira de Comunicação Pública promoverão em 2019 um curso avançado de Comunicação Pública. Pensado particularmente para profissionais de comunicação da área pública e Terceiro Setor, o programa buscará subsidiar os participantes para que possam construir práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação de governos com os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade. O curso será realizado na sede da Aberje em São Paulo e terá dez módulos, sempre aos sábados, totalizando 80 horas.

A programação prevê seminários, debates, palestras e aulas em que serão discutidos modelos, casos e apresentadas visões e práticas “em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente”.

Entre os instrutores do curso estão Fábio Santos, ex-secretário Especial de Comunicação da prefeitura paulistana; Thomas Traumann, ex-ministro da Comunicação e porta-voz da Presidência da República; Armando Medeiros, ex-diretor de Comunicação do Banco do Brasil; Cláudia Lemos, ex-chefe da Comunicação na PGR/MPF; Suzel Figueiredo, especialista em pesquisa de mercado; Paulo Henrique Soares, que está na lista dos 100 comunicadores mais influentes do mundo; e Erica dos Santos, estrategista de mídias sociais de vários órgãos públicos federais.

Informações e inscrições pelo aberje.com.br/compublica.

Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva define finalistas

Termina nesta sexta-feira (7/12) a votação para eleger os vencedores do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva 2018. Promovido pelo portal Torcedores, o concurso, que está em sua quarta edição, traz entre as novidades desta edição a fusão das categorias de tevê aberta e por assinatura, e a criação de novas categorias relacionadas a e-Sports.

Cada categoria conta com três finalistas, que foram definidos em uma primeira fase de votação entre colaboradores e editores do site. Ao todo, mais de 70 pessoas participaram da escolha dos concorrentes que disputam os títulos na votação popular, sendo o maior colégio de júri da história do prêmio.

Alon Feuerwerker lança “Brasil em capítulos”

Alon Feuerwerker
Alon Feuerwerker

Alon Feuerwerker lança nesta semana o livro Brasil em capítulos: Um olhar sobre a política, do impeachment às eleições de 2018. Nele, analisa o período movimentado da política brasileira iniciado em 2016 com o processo de impeachment de Dilma Rousseff, passando pelo mandato de Michel Temer até chegar à eleição do ex-militar Jair Bolsonaro.

Nascido em 1955 na cidade de Arad, na Romênia, Alon vive no Brasil desde 1960. Participou do movimento estudantil contra a ditadura militar nas décadas de 1970 e 1980 e trabalhou em veículos de imprensa como Folha de S.Paulo e Correio Braziliense. Hoje é analista político da FSB Comunicação e articulista do Poder360.

O primeiro lançamento é em São Paulo, nesta terça-feira (4/12), às 18h30, na Livraria da Vila da Vila Madalena (rua Fradique Coutinho, 915). No Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (5/12), a partir das 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 572); e em Brasília, na quinta-feira (6/12), a partir das 19h, na Livraria Leitura do Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul). Com 428 páginas, o livro está à venda no site da editora Imprimatur por R$ 69.

David Grinberg assume VP de Comunicação e RI da Arcos Dorados

David Grinberg

Ele deixa o cargo de diretor de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil para dirigir a área na América Latina

A Arcos Dorados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo, promoveu David Grinberg ao posto de vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores para a América Latina. Com a mudança, deixou o cargo de diretor de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados, no qual estava há quase três anos, e deve se mudar para Buenos Aires no próximo semestre. Começou nessa segunda-feira (3/12) no lugar de Daniel Schleiniger, que se desligou da empresa para atuar na área de relações com investidores nos Estados Unidos.

Contratado em 2010 para comandar os planos de patrocínio esportivo da marca, Grinberg coordenou a equipe multidisciplinar que implementou os projetos das Olimpíadas de 2012 e 2016, da Copa das Confederações da Fifa 2013 e da Copa do Mundo da Fifa 2014. “Ao longo desses oito anos na companhia eu tive o exemplo e o apoio de grandes líderes para superar os desafios que a carreira impôs, mas que me credenciaram para essa nova etapa da minha vida corporativa”, destaca o executivo, que, em sua nova função, pretende estender para os demais mercados latino-americanos a visão de comunicação da marca que implementou no Brasil nos últimos anos. “Teremos uma postura bastante proativa, constante e com mensagens transparentes e ousadas para os públicos de interesse da marca. Certamente o nome McDonald’s estará cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas em toda a região”.

No início de 2016, ele assumiu o cargo de diretor de Comunicação Corporativa da companhia, que sob a sua liderança foi reconhecida por duas vezes com o prêmio Great Place to Work, na categoria Comunicação com Funcionários, e como a Empresa que Melhor se Comunica com os Jornalistas em 2018, na categoria Varejo. No ano passado, Grinberg recebeu o prêmio de Comunicador do Ano pela Aberje.

Colunista da Bloomberg analisa cobertura internacional das eleições no Brasil

Mac Margolis
Mac Margolis

Mac Margolis, colunista da Bloomberg, conversa na última edição do podcast Rio Bravo. Um dos tópicos que nortearam a entrevista foi a percepção da imprensa sobre as eleições no Brasil em 2018. Margolis não fala em nome de toda a mídia, mas é com a experiência de correspondente internacional no País que ele destaca como o olhar estrangeiro pode deixar de capturar detalhes importantes da política nacional.

“Nesta última eleição, houve nuances que escaparam da minha apreciação, assim como da apreciação de muitos dos meus pares. Tendíamos a levar ao valor de face muitas declarações dos candidatos sem olhar as entranhas das campanhas e das biografias, a começar pelo vencedor, Jair Bolsonaro”, afirma. Em outro momento da conversa, ressalta como a imagem do Brasil no exterior foi em parte idealizada pela imprensa internacional durante o governo Lula: “Nos anos 2000, a gente se empolgou demais – e eu me incluo nisso – com a ascensão do País. Se há uma lição nisso, é a seguinte: o cenário real do Brasil nem é tão eufórico, nem é tão desastroso”.

Na agência, Margolis cobre América Latina. Foi repórter da Newsweek e é autor do livro The Last New World: The Conquest of the Amazon Frontier.

Com três anos de existência, Metrópoles coleciona prêmios nacionais

Metrópoles

Pelo segundo ano consecutivo, o Metrópoles venceu o Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. Lula encarcerado: a trajetória do petista até a execução da pena, de Pedro Alves, ficou em 1º lugar na categoria Webjornalismo, em 22/11, no Salão Porto Vitória, em Brasília. O especial envolveu 16 profissionais. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Maria Eugênia, Ana Helena Paixão, Daniel Ferreira e Claudio Fernandes atuaram na edição; Allan Rabelo, Jonatas Delforge, Jhonantans Rocha e Saulo Marques, nos audiovisuais criados por Gui Prímola e Moisés Dias, captados por Rafaela Felicciano. A revisão foi de Viviane Novais e Adriano Brasil.

O portal também é tricampeão na 25ª edição do Prêmio CNT com Caminhoneiras, Codinome Coragem, na categoria Internet. As repórteres Juliana Contaifer e Leilane Menezes e os fotógrafos Igo Estrela e Rafaela Felicciano percorreram dois mil quilômetros para revelar perigos, desafios e alegrias dessas guerreiras em suas viagens. O trabalho foi programado por Allan Rabelo, Jonatas Delforge, Vinícius Paixão e Saulo Marques; Gui Prímola e Cícero Lopes desenharam o leiaute; os vídeos foram capturados por Gabriel Pereira e Pedro Valente; e o texto revisado por Denise Costa.

E ficou em 2º lugar na categoria Mídia Digital na oitava edição do Prêmio Longevidade de Jornalismo Bradesco Seguros, com População negra enfrenta desafios para garantir longevidade. Gabriel Foster e Leilane Menezes representaram o Metrópoles na cerimônia de premiação, no Hotel Unique, em 21/11, em São Paulo. A equipe contou ainda com o trabalho do fotógrafo Igo Estrela. O 1º lugar ficou com Flávia Peixoto Cardosos de Barros, da TV Brasil, com Idosos Conectad@s.

Regra preserva identidade de jornalistas que usam a LAI

LAI

Uma medida tomada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União tornou mais fácil aos jornalistas preservarem suas identidades ao solicitar dados públicos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A pasta passou a permitir que cidadãos peçam informações a órgãos federais de forma quase anônima.

O novo dispositivo exige do solicitante dados pessoais ao fazer o pedido pela LAI, mas sua identidade é protegida pelo sistema. Dessa maneira, o servidor público encarregado de fornecer a informação não sabe quem fez a pergunta. Embora a mudança valha apenas para instâncias federais de governo, os jornalistas que quiserem manter o anonimato ao requisitar dados a órgãos estaduais e municipais, assim como a federais, também podem recorrer a uma nova ferramenta da Open Knowledge Brasil chamada Queremos Saber. O nome é uma homenagem ao site de pedidos de informação criado pelo grupo Transparência Hacker em 2011, antes mesmo de a LAI entrar em vigor. (Com informações da ANJ)

Repórter Record Investigação voltará ao ar em janeiro

Domingos Meirelles

Após duas temporadas de reprises, que, segundo o apresentador Domingos Meirelles, “tiveram excelente audiência”, com seis pontos de média por volta de uma da manhã, o Repórter Record Investigação voltará em janeiro com casos inéditos. “Voltará a ser apresentado às segundas-feiras, em grande estilo, logo depois do Jornal da Record, com previsão de hora e meia de exibição”, diz Domingos.

O colunista do UOL Flávio Ricco informa que “providências para tanto estão sendo tomadas, inclusive com reforço da equipe, mediante contratação de novos profissionais”.

Embora desconfiem, jornalistas pautam-se por redes sociais

Redes Sociais

Segundo pesquisa realizada pelo Grupo de Comunicação Digital (GCD), que visa a analisar em profundidade a relação do jornalista com a comunicação digital, 71,9% dos profissionais consideram pouco confiáveis informações publicadas nas redes sociais. Apenas 28,1% dos pesquisados avaliaram como confiável o conteúdo publicado nesses ambientes digitais. No entanto, 55,1% dos respondentes declararam pautar-se pelas redes socais. Entre os que não se pautam por elas, 52,4% declararam que só confiam na informação quando falam direto com a fonte; 33,3% que não confiam na veracidade das informações das redes sociais; 6,4% que as redes sociais não têm credibilidade; e 7,9% que as redes sociais não são feitas por jornalistas.

A pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os profissionais de comunicação pautam-se por canais e plataformas digitais no momento do desenvolvimento de seus trabalhos e foi respondida por perto de 130 jornalistas, entre maio e outubro de 2018. O GCD tem como fundadores Rodrigo Capella, João Luiz Marques, Eduardo Micheletto e Rosangela Lopes. Mais informações pelo grupodecomunicacaodigital@gmail.com.

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