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Paulo Fona dura apenas seis dias como secretário de Imprensa de Bolsonaro

Paulo Fona
Paulo Fona

Seis dias após ser nomeado titular da Secretaria de Imprensa pelo presidente Jair Bolsonaro, Paulo Fona foi exonerado do cargo nessa terça-feira (13/8). A decisão pegou o próprio jornalista de surpresa: “O desafio era imenso, sempre soube, mas esperava maior profissionalismo, o que não encontrei. Em todos os governos que passei, de diferentes partidos – MDB, PSDB e PSB –, sempre trabalhei com o objetivo de tornar a comunicação mais ágil, eficiente e transparente, e leal às propostas da gestão”.

Fona foi chefe de Comunicação do Governo do Distrito Federal nas gestões de Joaquim Roriz e de Rodrigo Rollemberg. Com a derrota deste nas urnas no ano passado, acabou nomeado assessor parlamentar júnior na liderança do PSB no Senado. Entre 2007 e 2009, atuou como secretário de Comunicação e porta-voz do governo do Rio Grande do Sul, durante o mandato de Yeda Crusius.

Em nota, Fona disse que foi convidado para assumir a Secretaria de Imprensa no mês passado e alertou o Palácio do Planalto do “meu histórico e minha postura profissional e a intenção de ajudar na melhoria do relacionamento com a mídia em geral”. “Construí minha carreira profissional com meus próprios méritos e defeitos. Obrigado a todos os jornalistas que me acolheram de maneira calorosa e esperançosa de que o relacionamento mudaria”, agradeceu, ao final do texto.

(Com informações do Metrópoles)

C6 Bank lança plataforma de jornalismo econômico

Home do novo 6 Minutos

O C6 Bank, banco digital que recebeu em janeiro a licença do Banco Central para operar no Brasil, anunciou nessa segunda-feira (12/8) o lançamento de uma plataforma de jornalismo econômico. Batizada de 6 Minutos, pretende trazer acontecimentos relevantes do mundo financeiro e ajudar o leitor a entender conceitos econômicos necessários para investimentos. 

Rodrigo Flores

O projeto, capitaneado pelo head de Conteúdo Rodrigo Flores (ex-UOL), conta com um conselho editorial consultivo formado por Adriano Silva, Facundo Guerra, Joyce Pascowitch, Marcelo Kalim, Verena Fornetti, Eco Moliterno Marcelo Parada. As reportagens são estruturadas em tópicos, com perguntas e respostas, e o papel do conselho será garantir que o projeto jornalístico produza conteúdo independente da instituição financeira que o controla. 

Além do site, o canal já conta com conteúdo em YouTube, Instagram, newsletters e em grupos de Whatsapp. Uma das primeiras entrevistas disponíveis é com o prefeito da capital paulista Bruno Covas. Em abril, Rodrigo afirmou ao Meio & Mensagem que o objetivo é “levar conteúdo relevante e acessível a uma população ainda pouco informada sobre investimentos, crédito e consumo consciente”. Segundo comunicado à imprensa, todo conteúdo publicado na plataforma será gratuito. 

Com informações do Meio&Mensagem 

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Site 6 Minutos promete algumas dezenas de empregos até o final do ano 

Globo inaugura estúdio para dramaturgia e entretenimento

Módulo de Gravação 4 - MG4 - Estúdios Globo

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

A TV Globo inaugurou em 8/8 o MG4, um novo complexo de estúdios. Desde a inauguração do Projeto Jacarepaguá (Projac), em 1995, houve ampliações consideráveis, com a construção de mais dois Módulos de Gravação, os MG, e a adoção do nome Estúdios Globo para o antigo Projac. Mas nada foi tão impactante como essa entrega.

Ela é quase uma publicação de balanço de que a empresa está bem, embora com frequência circulem boatos de que a Globo está à venda, que só tem prejuízo. Aparentemente, apesar da crise, é um negócio muito sólido e bem administrado.

Com investimento de mais de R$ 200 milhões, o projeto levou cinco anos para ser concluído, entre pesquisas e obras. São 26 mil m 2 de área construída, numa área total de 1,73 milhão de m2 , da qual quase a metade corresponde aos 13 novos estúdios, incluindo área externa para gravações na mesma sequência. O complexo deve ter 500 profissionais ali trabalhando, por mês. Vários aspectos foram levados em conta: inovação tecnológica, atenção para a sustentabilidade, e ainda espaços de convivência.

Considerada uma das principais transformações da indústria audiovisual para os próximos anos, foi adotada a conectividade por protocolo IP (abreviação do nome em inglês para Endereço de Protocolo da Internet), que transforma a estrutura do complexo de estúdios em uma rede de dados por onde trafegarão as informações captadas, em grandes volumes e com
mais agilidade, diferentemente de uma rede broadcast.

Os estúdios dispõem de equipamentos wireless, eliminando os cabos de câmeras e microfones, e estão habilitados para os formatos 4K e 4K HDR – que oferece quatro vezes mais resolução do que o Full HD aliado às qualidades do High Dynamic Range.

O projeto tem toda sua energia provinda de fontes renováveis – como a solar –, um sistema de reúso de água de chuva e coleta seletiva de lixo. Além de utilizar intensivamente iluminação natural, a iluminação artificial é 100% de LED. O sistema de ar-condicionado, de última geração, tem baixo consumo de energia. Foram replantadas 14 mil mudas de árvores. O estacionamento tem vagas para carros híbridos.]

A cerimônia de inauguração, além das falas de praxe, foi seguida de mesas-redondas sobre indústria criativa, cultura e inovação, de que participaram convidados do setor do audiovisual, entre outros. Para encerrar, houve shows de Caetano Veloso e seus filhos Moreno, Zeca e Tom.

Cley Scholz despede-se da Prodesp

Cley Scholz deixou em 2/8 a Comunicação da Prodesp, empresa de processamento de dados do Governo do Estado de SP, onde nos últimos quatro anos coordenou a Comunicação da área de Serviços ao Cidadão (Poupatempo e AcessaSP).

Ele já passou pelas redações de O Estado de S. Paulo, O Globo, Valor Econômico, Jornal da Tarde, Veja, Agência Estado, Diário do Grande ABC e O Estado do Paraná.

No Estadão, mediou debates dos Fóruns Estadão sobre temas de economia e política, inclusive com presidenciáveis em 2014. Os contatos pessoais dele são [email protected] e 11-940-522-696. 

Thais Arruda sucede a Solange Guimarães na Comunicação da SulAmérica

Thais Arruda acaba de ser anunciada como a nova superintendente de Comunicação e Relações com a Mídia da SulAmérica. Sucede, na função, a Solange Guimarães, que deixou a instituição após 12 anos e meio. Thais vem do Hospital Sírio Libanês, em que ocupava a Gerência de Marketing, e antes esteve por cinco anos no Grupo Fleury.

Solange sai, como disse a este J&Cia, “disposta a fazer comunicação em novos mercados, utilizando todas as possibilidades que a tecnologia trouxe e a decorrente mudança comportamental da sociedade”. Na bagagem, leva 11 prêmios de comunicação, a experiência de comunicar um IPO, alguns processos de M&A e emissões de títulos. Seus contatos atuais são [email protected] e 11-989-297-554.

Unibes sediará o 9º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna

A Unibes Cultural, no bairro do Sumaré, em São Paulo, sediará em 27/8 a nona edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, que debaterá Ideias para conectar e engajar colaboradores e valorizar marcas. O evento será aberto, às 11h, por Cândice da Silva Quincoses, doutoranda em Comunicação Social na Unesp-Bauru e professora de RP da Fecap-SP, com o tema Os impactos da má comunicação na produtividade e nos negócios de uma empresa – Uma análise para a realidade brasileira.

Depois dela vão se apresentar: Dante Gallian, historiador, pesquisador e criador do Laboratório de Leitura na Escola Paulista de Medicina; Mariana Mascarin, especialista de Comunicação Interna e People Experienc, e Luiz Gustavo Ramos, head de People Experience – ambos do iFood; Ana Paula Ulir, especialista de Comunicação Corporativa da Siemens no Brasil; Alex Kirsch, analista de Comunicação Interna do Grupo Boticário; e Ligia Vannucci, gerente de Comunicação Interna Global da Braskem.O  valor da inscrição pode ser parcelado em até três vezes no cartão. Entidades apoiadoras e clientes Mega Brasil cadastrados contam com descontos adicionais, além da possibilidade de usufruir do Desconto Amigo. Confira mais informações.

A Gazeta (ES) muda edição impressa para semanal e encerra Notícia Agora

A Rede Gazeta, de Vitória (ES), anunciou em 31/7 uma profunda mudança na sua produção e distribuição de notícias: segundo comunicado da empresa, para acompanhar os novos hábitos de consumo de suas audiências, vai investir mais para melhorar e ampliar suas operações digitais e reduzirá seus produtos impressos.

Em 2/7, o jornal popular Notícia Agora (Na!) foi descontinuado. A Gazeta terá um novo site e uma variedade de outros produtos digitais, enquanto sua edição impressa passará de diária a semanal a partir de 30 de setembro. 

A estratégia para reformular o jornal A Gazeta é resultado do projeto TDigital, que vem sendo desenvolvido há um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple.

A implementação do projeto TDigital mudou a estrutura da redação. O comando passa para Elaine Silva, que desde 2014 ocupava o cargo de editora executiva de A Gazeta. Elaine foi aluna do 1º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, que hoje está em sua 22ª edição. (Veja+)

Agência Pública prorroga inscrições para microbolsas

A Agência Pública prorrogou o prazo para as inscrições nas Microbolsas Lava Jato. Até 12/8, os interessados em concorrer com pautas investigativas sobre o tema podem enviar suas propostas. As recentes revelações sobre os bastidores da Lava Jato mostram quanto ainda falta para ser apurado sobre episódios e personagens relacionados à operação. 

A originalidade, relevância pública e viabilidade das pautas, bem como o planejamento da execução da reportagem, serão os critérios para a seleção. Quatro projetos escolhidos receberão bolsa de R$ 7 mil para realizar a investigação. As inscrições devem ser feitas no formulário.

Bolsonaro desobriga publicação de balanços em jornais e ataca a imprensa

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (6/8) Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro que permite a empresas de capital aberto a publicação de balanços no site da Comissão de Valores Mobiliários ou do próprio Diário Oficial, em vez de em jornais impressos.

Ao discursar em duas oportunidades (pela manhã, na abertura da Expofenabrave, na capital paulista, e à tarde, na cidade de Itapira), ele deixou claro que a medida era uma retaliação à “imprensa de papel” e citou especificamente o Valor Econômico. “No dia de ontem eu retribuí parte daquilo que grande parte da mídia me atacou. Assinei uma Medida Provisória fazendo com que os empresários, que gastavam milhões de reais para publicar obrigatoriamente, por força de lei, seus balancetes nos jornais, agora podem fazer no Diário Oficial da União, a custo zero. (…) Eu espero que o Valor Econômico sobreviva à Medida Provisória de ontem”.

Bolsonaro disse que o Valor o entrevistou mais de uma vez durante a campanha eleitoral do ano passado. “Na segunda vez, a manchete era ‘Bolsonaro tem a política econômica idêntica à de Dilma Rousseff’. Pelo amor de Deus! Eu não sou o Dilmo de calça comprida”.

Em matéria sobre o assunto, o Valor negou ter entrevistado Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Com foco em noticiário econômico, o jornal é um dos principais destinos da publicação de balanços.

Em nota, a Associação Nacional de Jornais afirmou receber com surpresa e estranheza a decisão: “Além de ir na contramão da transparência de informações exigida pela sociedade, a MP afronta parte da Lei 13.818, recém-aprovada pela Câmara e pelo Senado e sancionada pelo próprio presidente da República em abril. Por essa lei, a partir de 1º de janeiro de 2022 os balanços das empresas com ações negociadas em bolsa devem ser publicados de modo resumido em veículos de imprensa na localidade sede da companhia e na sua integralidade nas versões digitais dos mesmos jornais”.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, manifestou desconforto com a decisão, ressaltando a importância da imprensa e a perda de receita dos veículos sem aviso prévio.

Procurada por este Portal dos Jornalistas para comentar as razões para a edição da MP que desobriga a publicação de balanços em jornais, a assessoria do Ministério da Economia, por intermédio da gerente de Relacionamento com a Imprensa Natália Oliveira, enviou a seguinte nota:

“Com relação à Medida Provisória nº 892, publicada na data de hoje no Diário Oficial da União, informamos que a proposta objetiva reduzir os altos custos imputados às companhias abertas, que ficarão desobrigadas de realizar suas publicações societárias em diários oficiais e jornais de grande circulação – como exigido pela Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. O texto permite que essas publicações passem a ser feitas em sítio na internet da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, e da entidade administradora do mercado em que os valores mobiliários da companhia estiverem admitidos à negociação.

“A necessidade de publicação em diários oficiais e em jornais de grande circulação exigida pelo art. 289 da citada Lei representa um custo que não mais se justifica nos dias de hoje, dado o avanço tecnológico ocorrido desde a publicação da Lei. Destacamos que a obrigação de publicação em papel também resulta em uma barreira à entrada ao mercado de capitais e, adicionalmente, a maior adoção do tipo Sociedade Anônima por empresas de menor porte, dado o custo representativo dessas publicações. A alteração contribui para o desenvolvimento do mercado de capitais, inclusive com incentivo à adoção desse tipo societário por empresas de menor porte, as quais, apesar de exercerem papel central na geração de empregos no país, possuem dificuldades de acesso a formas mais eficientes de financiamento.

“Cabe mencionar que as companhias abertas já disponibilizam ao mercado suas informações periódicas e eventuais, incluindo as de publicação obrigatória nos termos do art. 289, por meio de sistemas eletrônicos na página da CVM, da B3 (no caso das companhias listadas nessa bolsa) e na rede mundial de computadores. Entende-se, portanto, que a divulgação de informações por meio do sítio na internet da CVM já é uma forma consolidada de registro de informações e eficaz para garantir o imediato e amplo acesso às informações prestadas por companhias abertas. No caso das companhias fechadas, o Ministério da Economia emitirá ato normativo disciplinando essa publicação.

“Importante salientar que a Medida Provisória também traz dispositivo estabelecendo que as publicações não serão cobradas. Informamos, ainda, que a Medida Provisória concede tratamento mais favorável quanto às obrigações de publicações societárias para pequenas e médias empresas listadas em segmento especial na Bolsa de Valores. A urgência da Medida Provisória está em fomentar medidas que potencializem a capacidade de financiamento das companhias – com vistas a impulsionar a retomada da economia –, garantindo a diminuição dos custos de conformidade referentes às publicações ainda no exercício de 2019.”

Alexandre Borges (ex-Jovem Pan) começa na FSB

A FSB contratou o publicitário e analista político Alexandre Borges para reforçar sua área política. Com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, Borges apresentava na rádio Jovem Pan o programa 3 em 1. Foi também colunista da Gazeta do Povo por cinco anos, além de ter colunas e artigos publicado nos principais veículos de comunicação do país.

Em seus 30 anos de experiência no setor publicitário, Borges comandou a estruturação das unidades de negócios especializadas em serviços de marketing em agências como JWT, Leo Burnett e Wunderman/Y&R. Atuará como diretor de Marketing e Política no atendimento aos clientes da agência, em parceria com Alon Feuerwerker, diretor de Análise Política. Ele se dividirá entre os escritórios de Rio, São Paulo e Brasília.

“Gente será sempre nosso principal ativo, e estamos permanentemente buscando oportunidades de fortalecer a equipe da FSB em áreas estratégicas”, explica o sócio da FSB, Marcos Trindade. “A chegada do Alexandre Borges reforça nossa capacidade de análise política e de cenários, um tema de grande interesse para os clientes da agência”.

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