A Gazeta (ES) muda edição impressa para semanal e encerra Notícia Agora

A Rede Gazeta, de Vitória (ES), anunciou nessa quarta-feira (31/7) uma mudança profunda na sua produção e distribuição de notícias: para acompanhar os novos hábitos de consumo de suas audiências, vai investir mais para melhorar e ampliar suas operações digitais e reduzirá seus produtos impressos. Nesta sexta-feira (2/7) o jornal Notícia Agora (Na!) será descontinuado e A Gazeta terá um novo site e uma variedade de outros produtos digitais, enquanto sua edição impressa passará de diária a semanal a partir de 30 de setembro. 

A estratégia para reformular o jornal A Gazeta é resultado do projeto TDigital, que vem sendo desenvolvido há um ano e meio por uma equipe multidisciplinar da Rede Gazeta. O trabalho também envolveu a participação de consultores internacionais, viagens de estudos a vários países e parcerias em projetos com empresas globais como Google, Facebook e Apple. Segundo a empresa, uma das premissas do projeto é levar, para dentro da redação de A Gazeta, especialistas em inteligência artificial, SEO, marketing e análise de dados para indicar estratégias de distribuição de conteúdo para melhor servir às audiências digitais com jornalismo de qualidade multiplataforma e em tempo real. Esse grupo formará a chamada Sala de Performance e atuará em conjunto com os jornalistas, para ampliar o alcance das notícias e a fidelização de leitores/assinantes. 

Para ancorar esta nova fase, o Gazeta Online vai transformar-se em um novo site, planejado para alcançar dois tipos de público: por volume de tráfego online, com notícias gratuitas e de interesse público, que geram repercussão e buzz em redes sociais; e premium, que são os interessados em análises, opiniões e conteúdos exclusivos, mediante cadastro e assinatura. A marca A Gazeta também será entregue em novas newsletters diárias, podcasts e por aplicativos de voz desenvolvidos por Apple e Google. 

A implementação do projeto TDigital mudou a estrutura da redação. O comando passa para Elaine Silva, que desde 2014 ocupava o cargo de editora executiva de A Gazeta. Elaine foi aluna do 1º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, que hoje está em sua 22ª edição. 

1 comment

Get RSS Feed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *