25.9 C
Nova Iorque
sábado, junho 7, 2025

Buy now

Início Site Página 618

ABCPública instala-se no Rio

logo AbcPública

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) inaugura um novo núcleo. O primeiro encontro no Rio será em 14/5, às 14h, com apoio da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal, na sede do MPF/2ª Região (av. Almirante Barroso, 54, 17º – Centro).

Fundada há três anos por profissionais de diversos estados, a entidade propõe um espaço de reflexão, análise e debates sobre os desafios da comunicação pública nas diversas instâncias (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público) e esferas (federal, estadual e municipal). A ABCPública está em fase de consolidação de suas seções estaduais em todo o País.

Além de São Paulo e Brasília, já conta com seções nos estados do Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rondônia. Mais informações com Mário Grangeia (mgrangeia@mpf.mp.br) e Victor Franca (victorfranca@reitoria.ufrj.br).

Confira a relação de palestrantes da Jornada Galápagos de Jornalismo

Logo Galápagos

A Jornada Galápagos de Jornalismo, que encerrou suas inscrições em 30/4, com 3.686 inscritos, divulgou a relação de palestrantes que vão comandar as aulas do curso. Entre eles estão confirmados Caco Barcellos, repórter da TV Globo e apresentador do programa Profissão Repórter; Elio Gaspari, articulista de O Globo e da Folha de S. Paulo; Mônica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo e da BandNews; André Petry, diretor de Redação de Veja; e Carlos Maranhão, jornalista e escritor; além de Walcyr Carrasco, jornalista, escritor e dramaturgo. No total, serão mais de 30 professores e cerca de 80 horas de evento.

Primeira iniciativa da Galápagos Newsmaking, criada no fim de março por Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril, a Jornada oferece um curso gratuito (inclui deslocamento e hospedagem) para universitários ou profissionais formados em qualquer área e que tenham talento para produzir conteúdo jornalístico em plataformas digitais (podcasts, vídeos e textos). A seleção dos participantes ocorre em duas etapas. Na primeira, serão escolhidas 200 pessoas espalhadas por todo o território nacional que devem ser entrevistadas ao vivo (o resultado sai em 13/5). Desta segunda rodada vão sair 30 nomes para vir a São Paulo participar do evento. Os outros 170 também terão acesso ao material do curso via vídeo. O treinamento será em São Paulo, de 22/7 a 1º de agosto,

“O curso é um projeto importante para reforçarmos os principais pilares da empresa: regionalismo, diversidade, inovação e educação. Acreditamos que só a diferença e o compartilhamento de ideias podem fazer evoluir o jornalismo, elemento tão fundamental para a democracia”, afirma Alcesandra. 

Miriam Leitão será homenageada no 14º Congresso da Abraji

Miriam Leitão
Míriam Leitão

Com 47 anos de carreira, Míriam Leitão, colunista de O Globo, comentarista da TV Globo e G1 e âncora da GloboNews, será homenageada por sua contribuição ao jornalismo durante o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que a Abraji realiza de 27 a 29 de junho, no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. 

“Estou muito emocionada com essa homenagem. Porque é da própria categoria, e hoje a Abraji é a mais importante representação dos jornalistas brasileiros, e também pela dimensão profissional dos que já receberam esse prêmio. Tomei um susto grande, não esperava. Na verdade, estou numa alegria imensa”, disse Míriam. Durante a homenagem será exibido um minidocumentário sobre a trajetória profissional dela.

Míriam junta-se a outros profissionais do jornalismo brasileiro que receberam a homenagem em edições anteriores, como José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti, Lúcio Flávio Pinto, Rosental Calmon Alves, Zuenir Ventura, Janio de Freitas, Tim Lopes, Marcos Sá Correa, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Santiago Andrade, Dorrit Harazim, Elvira Lobato e Carlos Wagner.

Hélio Rocha recebe bolsa do governo chinês

Hélio Rocha
Hélio Rocha

Hélio Rocha foi indicado para uma bolsa do governo chinês para jornalistas latino-americanos. Após um processo de seleção, que ele completou com sucesso, o programa oferece seis meses de atividades por toda a China, para ter contato com experiências diferentes.

Hélio é correspondente em Pequim para Brasil 247 e repórter de meio ambiente para a revista Plurale.

Polissílaba divulga eventos literários grátis em São Paulo 

Polissilaba

Eduardo Shor criou a página Polissílaba para divulgar alguns dos principais eventos literários de São Paulo. A programação inclui oficinas, saraus, leituras, cursos, performances, bate-papo com autores, entre outras atividades. A página está disponível no Facebook e no Instagram. Ele acredita que a página ganha importância principalmente em um momento em que os artistas, a cultura, a arte e até a liberdade têm a sua importância questionada no Brasil: “A Polissílaba é um convite à livre circulação de ideias e a conhecer pessoas que estão pensando por meio da leitura e da escrita a alma do País”.

Eduardo é formado pela PUC-Rio. Vive há dez anos em São Paulo, já foi repórter e cronista da revista Página 22, da Fundação Getúlio Vargas. Autor dos livros Amor do Mundo e Ricordi – histórias do tempo da Nonna Victoria.

Escalados os times de Abracom e Aberje para a noite que abrirá o Congresso Mega Brasil

Congresso Mega Brasil

A Abracom e a Aberje já definiram os representantes que participarão da noite de abertura do 22º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, no dia 27 de maio, às 19h, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Pela Abracom, estão confirmadas as presenças de Carina Almeida, sócia-diretora da Textual e de Parâmetros e Dados de Mercado da Abracom; José Luiz Schiavoni, CEO da Weber Shandwick e conselheiro da Abracom; Martin Montoya, CEO da Edelman e diretor de Imagem e Reputação da Abracom; e Carlos Carvalho, presidente executivo da Abracom.

E pela Aberje, Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon e de Comunicação Corporativa da Avon; David Grinberg,vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores do McDonald’s para a América Latina; Leandro Modéhead de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco; e Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota. Carlos Carvalho, pela Abracom, e Viviane, pela Aberje, serão os mediadores dos debates.

O evento será aberto pela presidente do Conselho Diretivo da Abracom Claudia Rondon e pelo diretor-geral da Aberje Hamilton dos Santos.

Inscrições em ritmo acelerado – Já com 250 inscrições confirmadas, a edição 2019 do Congresso Mega Brasil poderá ser a mais concorrida dos últimos anos, devendo esgotar as 400 vagas disponíveis. O encontro já conta com representantes de 18 estados, incluindo o Distrito Federal. Entre as delegações com maior número de inscritos, pela ordem, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Na sequência, Paraná, Bahia, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estão ainda representados os estados de Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Promoção Especial para assinantes do J&Cia – Os assinantes do Jornalistas&Cia interessados em participar do Congresso Mega Brasil vão ganhar um desconto exclusivo nas inscrições, que dos atuais R$ 2.800 sairão por R$ 1.190, valor que valerá também para as demais inscrições da mesma organização. Mas a promoção é válida apenas até 10 de maio. Os interessados deverão acessar o link clicando aqui. Na sequência, no campo código promocional, o interessado deve colocar JCIA (tudo em maiúsculas), clicar em validar e preencher os demais campos. O jantar de premiação do TOP Mega Brasil não faz parte da promoção. É uma atividade complementar e o custo de adesão é de R$ 380. Outras informações no 11-5576-5600.

Portal Coletiva.net celebra 20 anos de cobertura do mercado gaúcho

Logo dos 20 anos do Coletiva

Parceiro deste J&Cia no Rio Grande do Sul, o portal Coletiva.net comemorou em 26/4 a marca de 20 anos de cobertura do mercado gaúcho de comunicação e marketing e passou a adotar o slogan Coletiva.net – Feitos, Fatos e Futuro. “Feitos porque nesses anos contamos e registramos a trajetória do mercado gaúcho”, explica a publisher Márcia Christofoli. “Fatos porque é deles que vivemos e futuro porque estamos sempre atentos às tendências”.

Ela destaca a gratidão ao mercado do RS que tão bem recebe a equipe do portal: “Circulamos nas redações, agências e setores de comunicação sempre com o intuito de melhor informar e somos muito bem recebidos. Também somos acionados por eles quando querem divulgar algo e isso demonstra nossa credibilidade, conquistada sempre priorizando o bom jornalismo para informar com qualidade”.

Márcia assumiu o portal em setembro de 2016, quando os sócios-fundadores José Antonio Vieira da Cunha e José Luiz Fuscaldo decidiram dedicar-se a outros negócios da empresa e vendê-lo “a quem garantisse a linha editorial e conhecesse a essência do veículo”. Na época, Márcia, que por quatro anos trabalhara no portal, prestava serviços por sua empresa.

Confira a seguir a entrevista que ela deu a J&Cia sobre a trajetória do portal:

Jornalistas&Cia – Como o Coletiva.net avalia esses 20 anos de estrada?

Márcia Christofoli – Completar duas décadas é, sem dúvida, um grande feito. Além de termos conquistado o respeito e a credibilidade do mercado gaúcho, Coletiva.net serve como uma memória da comunicação do Rio Grande do Sul. Ter esse reconhecimento é algo que nos engrandece e, proporcionalmente, aumenta a responsabilidade para com o público.

J&Cia – Quais os principais negócios hoje vinculados ao projeto do Coletiva?

Márcia – Além do portal, alimentado diariamente, produzimos quatro revistas impressas, com versão online exclusiva e estendida, cujo selo é Tendências – Tendências Comunicação, Tendências Inovação, Tendências Academia e Tendências Comunicação Empresarial. Temos ainda um projeto chamado Coletiva Debates – Precisamos conversar, que é um evento voltado ao mercado, para que este troque ideias e experiências sobre variados temas da comunicação. Há também o produto Cobertura em tempo real, que acontece quando levamos nossa redação para dentro de eventos da área, reportando ao público tudo o que acontece, gerando conteúdo diferenciado e exclusivo.

J&Cia – Quais as principais mudanças ocorridas no site nesse período?

Márcia – A empresa começou com um boletim impresso e semanal, enviado por fax a um mailing de cerca de 100 formadores de opinião. Cerca de um ano depois, migrou para o ambiente online e de lá para cá uma série de mudanças ocorreu. Não apenas em termos de tecnologia, mas em equipe, novas editorias, novos produtos. O próprio público, que antes era predominantemente de pessoas mais velhas, hoje está mais polarizado e democrático. Além disso, ampliamos os conteúdos e buscamos democratizar ainda mais o espaço.

J&Cia – E em relação ao mercado, quais foram as principais mudanças observadas?

Márcia – O mercado da comunicação foi, sem dúvida, um dos mais afetados pela tecnologia. Esta foi capaz de mudar a forma e, principalmente, a intensidade com que as pessoas consomem informação. Destaco ainda a velocidade com que as diversas mudanças ocorreram. O boom das redes sociais foi exorbitante e, agora, temos a onda dos aplicativos. Todas essas plataformas, que mexem com o ecossistema do mercado como um todo, deixam um legado significativo.

J&Cia – Como anda a situação do mercado gaúcho de comunicação e publicidade? E as perspectivas?

Márcia – Não apenas o Rio Grande do Sul, mas o País como um todo sobrevive a um mercado machucado sob a ótica econômica e política e não há como não respingar na comunicação de forma generalizada. A consequência mais visível é um mercado receoso com os próximos passos e instável no que tange à “roda girar”. De mais a mais, o Sul tem características muito próprias, como o bairrismo excessivo e até uma certa síndrome de vira-latas. Por outro lado, exportamos talentos o tempo todo. Apesar disso, o mercado aparenta vir a ser mais otimista nos próximos meses, o que gera uma sensação de alívio em muitos e o faz movimentar-se com mais segurança. Aos poucos, é claro, mas a perspectiva é melhor do que nos últimos dois ou três anos, mais ou menos.

J&Cia – Do ponto de vista econômico, como o Coletiva tem buscado a sobrevivência? Que caminhos espera perseguir nos próximos anos?

Márcia – Veículos essencialmente digitais enfrentam dificuldades históricas, especialmente em função da pouca cultura de investimentos de marcas nesses meios. Porém, parece-me que as coisas, ainda que a passos lentos, começam a mudar e os anunciantes percebem o quão importante é trabalhar suas marcas no ambiente online. Além disso, projetos especiais são o que tem marcado esta nova gestão, pois as possibilidades de negócios estão cada vez mais variadas, dando assim maior sustento econômico ao negócio em si. Projetamos seguir nessa linha: mantendo fortemente a credibilidade e a seriedade com que lidamos com a informação, mas buscando cada vez mais negócios diferenciados.

J&Cia – Algo mais que julgue importante ressaltar?

Márcia – Acho essencial destacar que o sucesso do portal não é apenas fruto da atual gestão. Os fundadores, que deram ao Coletiva.net o corpo e a sustentabilidade que ele tem hoje, foram essenciais e deixaram um legado absolutamente sólido para que nós, da nova diretoria, pudéssemos trabalhar em inovações, focados em dar ao veículo o tamanho que ele merece.

Atualmente, além de Márcia, a equipe do Coletiva.net é formada por Gabriela Boesel (editora), Patrícia Lapuente (coordenadora de Comunicação), Karen Vidaleti (coordenadora de Projetos Especiais), Bruno Dornelles (assistente de redação), Carlos Redel (repórter), Patrícia Castro (repórter), Iraguassu Farias e Matheus Freire (Comercial).


Márcia Christofoli (de blusa rosa) e parte da equipe do portal

Alessandra Tucci passa a comandar também a Comunicação da Votorantim S.A

Alessandra Tucci
Alessandra Tucci

Há dez anos na Votorantim S.A, Alessandra Tucci assume a gestão de todas as frentes de comunicação da empresa. O objetivo é integrar relações com imprensa com os outros núcleos de marketing e comunicação, interna e externa, que já estão sob a gestão dela. Com a integração, deixa a companhia Renato Delmanto, que ali esteve por 11 anos, num processo de transição planejado desde o início do ano, conforme declarou a este J&Cia.

Com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, Alessandra acumula passagens por agências de comunicação e cargos de liderança em agências e empresas, como CDN, Bayer e Schincariol.

Delmanto, no período em que lá atuou, aprimorou o trabalho de relações com a imprensa e de gestão de crises, e foi responsável por iniciativas como a mudança de posicionamento da marca institucional, reforçando o apoio à cidadania, e o projeto dos 100 anos da empresa, celebrados em 2018. Os contatos pessoais dele são renatodelmanto@icloud.com e 11 999-826-403.

BandNews TV busca parceiros para nova faixa de documentários

Logo Band News TV

O canal de jornalismo 24 horas BandNews TV implantou uma faixa de filmes documentários e procura parceiros para a empreitada. “Nossa proposta é de apenas inicialmente apresentarmos documentários feitos pelo próprio canal”, diz o diretor executivo Marcello D’Angelo. “Queremos principalmente veicular projetos produzidos fora, que serão apresentados em primeira mão no BandNews TV e depois poderão frequentar outras mídias”.

Segundo ele, o canal propõe-se a atuar no papel de curador da faixa de documentários, batizada Bandnews Docs: “Os produtores apresentarão seus projetos e, se aprovados, ajudaremos no enquadramento às leis de incentivo e na busca de apoiadores. Tudo em total parceria”.

A estreia do Bandnews Docs foi em dia 30/4, com um documentário sobre Ayrton Senna, produzido pelo próprio canal. “Esse documentário de estreia é uma espécie de balizador das produções em parceria que procuramos”, ressalta D’Angelo. “Queremos filmes com duração média de 30 minutos, que tenham linguagem televisiva e vínculo forte com a narrativa histórica”.

Mais informações com Claudio de Oliveira (11-996-026-265 e 2359-3952).

Valor Investe agora é site sobre investimentos e educação financeira pessoais

Valor Investe Logo

Plataforma tem três pilares de conteúdo com foco no público não especialista: notícias, educação e análise especializada

Nesta quinta-feira (2/5), data que marca o início da comemoração do seu 20º aniversário, o Valor Econômico lança o Valor Investe, site com foco em investimentos e educação financeira. O acesso será gratuito. O objetivo é ajudar o brasileiro a investir de modo mais eficiente e a lidar melhor com o seu dinheiro. Para isso, o site vai apoiar-se em três vertentes de conteúdo: notícias traduzidas para os investidores pessoa física, educação financeira e análises e recomendações de investimento.

Fernando Torres (à direita) com a equipe do Valor Investe

Até agora marca usada numa revista bissexta e numa seção esporádica do site do jornal, ela foi repaginada e ganhou novo conceito para enfrentar um segmento altamente disputado do mercado, em que tem sido crescente a atuação de consultorias e até influenciadores. Segundo Fernando Torres, editor do novo Valor Investe, as armas que a plataforma vai usar para enfrentar a concorrência são a credibilidade e a capacidade de curadoria do Valor Econômico, além da qualidade, segurança e imparcialidade das informações que o jornal veicula. “Tudo isso em linguagem simples e jovem”, acrescenta.

O site atenderá a quem já investe e aos que querem dar os primeiros passos na área. Haverá entrevistas exclusivas com gestores e executivos, debates sobre temas relevantes do segmento, vídeos, colunas, mas também orientações para quem precisa sair de dívidas ou aumentar a renda pessoal. “Embora o acesso ao conteúdo básico seja gratuito, cursos e determinadas análises serão restritas a assinantes”, lembra Torres

No Valor há 12 anos, ultimamente como repórter especial do site e da editoria S/A, ele começou a trabalhar no projeto em julho do ano passado. Além dele, a equipe de conteúdo é formada por Daniele Camba, que deixou a Nestlé e volta ao Valor como editora assistente do site, Natalia Larghi, que estava na editoria de Finanças do jornal e já cobria finanças pessoais; além de Naiara Bertão (ex-Exame), Weruska Goeking (ex-Infomoney), Gustavo Ferreira (ex-Por Quê?), Rafael Gregorio (ex-Folha de S.Paulo) e Isabel Filgueiras (ex-O Povo), contratados no mercado. Novos reforços devem se somar à equipe nos próximos dias.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese