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Maioria dos canais Fox passa a ter a marca Star Channel

Fox Star
Fox Star

Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (22/2) começou a mudança dos canais de entretenimento da Fox para a marca Star Channel. A intenção foi anunciada em novembro de 2020 e agora se concretiza.

Assim, Fox Channel é Star Channel; Fox Life é Star Life; Fox Premium é Star Premium. No Brasil, o Fox Premium 1 é Star Hits, e o Fox Premium 2 é Star Hits 2. Os canais passam a se chamar Star, mas continuam a oferecer o conteúdo da Fox. Programas de sucesso como Os Simpsons, The Walking Dead e This Is Us continuam na grade de programação dos novos canais. Há a promessa de novas atrações.

Nem tudo mudou. O canal FX, também de filmes e séries como American Dad, mantém o nome original. E por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) os dois canais Fox Sports permanecem inalterados até 31 de dezembro de 2021, como parte de uma negociação que noticiamos em J&Cia 1.287, no ano passado. A Disney trabalha na integração deles com a ESPN, também sua propriedade.

Em junho, deve estrear na América Latina a plataforma de streaming Star+, com conteúdo voltado para o público-alvo da nova marca – jovens e adultos com idades entre 18 e 49 anos. Além do entretenimento, inclui transmissão de esportes ao vivo, conteúdo da ESPN e contratos da Fox Sports ainda em vigor, entre outros.

The Walt Disney Company Latin America, que adquiriu parte da marca Fox em 2019, realiza um processo de rebranding para toda a América Latina, criando uma nova identidade. Fox Networks Group é hoje uma divisão da Disney. Mas a marca Fox ainda pertence a Rupert Murdoch, que segue no controle da Fox Corp. (conhecida como New Fox), dona dos canais Fox e Fox News, e mesmo Fox Sports apenas nos Estados Unidos.

Danilo Campos, responsável pelo marketing de in-home media da Disney Co. no Brasil, em entrevista ao Meio&Mensagem, afirmou, com base em pesquisas de opinião, que a marca Star foi escolhida por ser um símbolo prontamente associado ao universo de celebridades e entretenimento, e ter qualidades como variedade, diversidade e positividade.

Todos os canais do Grupo Disney já apresentam comerciais sobre a mudança e, durante dois meses, aparecerão na TV aberta, em diferentes veículos e com influenciadores nas mídias digitais. Os anúncios têm filme com Lulu Santos cantando O meu destino é ser Star.

Entidades pedem inclusão de jornalistas em grupos prioritários de vacinação na América Latina

Vacinação

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) declarou apoio às petições de suas afiliadas em Brasil, Peru e Uruguai para que os profissionais de imprensa sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19.

No Brasil, a Federação Internacional dos Jornalistas (Fenaj) justificou a inclusão dos jornalistas pelo fato de que eles seguem na linha de frente, correndo o risco de contaminação para trazer informações sobre a doença: “À semelhança de outras profissões, como profissionais da saúde, professores, policiais ou bombeiros, os profissionais da mídia são obrigados a se colocar em risco, garantindo a todos os cidadãos o acesso a informações de confiança e interesse público”.

No Peru, a Associação Nacional dos Jornalistas (ANP) enviou uma carta à presidente do Conselho de Ministros, Violeta Bermúdez, expressando preocupação com a ausência de jornalistas, fotojornalistas e outros profissionais da mídia entre os grupos prioritários de vacinação. A entidade destaca que 108 jornalistas morreram em todo o país em decorrência do vírus, o maior número de mortes por país na profissão.

No Uruguai, o Conselho de Administração Central da Associação Uruguaia de Imprensa (APU) contatou o ministro da Saúde do país, Daniel Salinas, destacando os riscos que os profissionais de imprensa estão correndo ao realizarem seus trabalhos durante a pandemia.

Anthony Bellanger, secretário-geral da FIJ, destaca que, “desde o início da pandemia, os jornalistas provaram de forma esmagadora o papel essencial que desempenham ao informar seus cidadãos e lutar contra a desinformação sobre a Covid-19. Os jornalistas são trabalhadores essenciais que devem ser tratados como tal nas campanhas nacionais de vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo”.

O especial de MediaTalks by J&Cia fala sobre todos os efeitos que a pandemia gerou para a saúde dos profissionais de mídia, incluindo a psicológica/mental e consequências severas para jornalistas mulheres. Leia na íntegra.

Facebook pode passar a pagar por conteúdo jornalístico no Canadá

Facebook

O ministro da Economia do Canadá Steven Guilbeault declarou que vai redigir uma nova legislação de mídia para o país semelhante à da Austrália, na qual obriga gigantes de tecnologia a pagarem pelo conteúdo jornalístico publicado em suas plataformas. Ele condenou a ação do Facebook, de proibir o compartilhamento de links de notícias na Austrália, e declarou que “o Canadá está na vanguarda desta batalha. Estamos entre os primeiros países decididos a seguir em frente”.

A ação do Facebook foi recebida como uma declaração de guerra. O primeiro ministro da Austrália Scott Morrison declarou que vai engajar outros líderes mundiais na luta contra a empresa. Logo no primeiro dia da suspensão dos links na Austrália, o tráfego para sites de notícias caiu 13% nas primeiras horas, e em alguns momentos chegou a 20%, segundo a empresa Chartbeat. Apesar do clima tensão, no último sábado (20/2), Morrison deu entrevista coletiva na qual anunciou que o Facebook havia retornado à mesa de negociações.

Entenda em MediaTalks by J&Cia por que a lei da Austrália é tão importante e como ela afeta o futuro do jornalismo e dos usuários de mídias sociais.

Tim Berners-Lee, um dos criadores da internet, teme que lei australiana afete neutralidade da rede

Crédito: Markus Spiske/Unsplash

A nova lei de mídia australiana, que obriga empresas de tecnologia como Google e Facebook a pagarem pelo conteúdo jornalístico publicado em suas plataformas, dividiu opiniões. O respeitado cientista Tim Berners-Lee, um dos criadores da World Wide Web, diz acreditar que a nova regulamentação pode afetar o princípio da neutralidade da rede, um dos fundamentos da internet.

Tim Berners Lee
Tim Berners Lee

Ele enviou uma carta ao Senado australiano declarando apoio à remuneração de empresas jornalísticas pelo conteúdo compartilhado nas plataformas de gigantes digitais. Porém, afirma que as restrições ao uso de links de hipertexto não são a maneira correta de atingir esse objetivo, por prejudicarem o princípio fundamental da capacidade de se conectar livremente na web. E que tal medida pode tornar a rede impraticável em todo o mundo.

Já o professor da Universidade Curtin Tama Leaver vê uma solução para o problema apontado por Tim Berners-Lee. Ele concorda com o risco à neutralidade, mas propõe que a nova lei cubra apenas os links para o conteúdo integral. Para ele, “isso garantiria que o uso de links por si só não pudesse ser monetizado, como sempre foi verdade na web. As plataformas ainda precisariam pagar quando apresentam aos usuários extratos ou visualizações de artigos, mas não quando eles apenas fornecem links para eles”.

Leia mais sobre a nova lei de mídia em MediaTalks by J&Cia.

Sérgio Maurício deixa o Grupo Globo e confirma acerto com a Band

Sérgio Maurício será o narrador da Formula 1 pela TV Bandeirantes
Sérgio Maurício será o narrador da Formula 1 pela TV Bandeirantes

Narrador se juntará à nova equipe de automobilismo da emissora, responsável pelas transmissões da Formula 1 e Stock Car em 2021

A Bandeirantes anunciou em 19/2 a contratação do narrador Sérgio Maurício, que deixa o Grupo Globo após 29 anos para integrar sua equipe de automobilismo. Nova detentora dos direitos de transmissão, entre outras, da Formula 1 e Stock Car, a emissora já havia anunciado em dezembro do ano passado a contratação do comentarista Reginaldo Leme, e em janeiro da repórter Mariana Becker, ambos com carreira também construída na Globo.

Em contato com a coluna de Flavio Ricco, para o Portal R7, Maurício falou sobre a mudança: “29 anos de empresa, num misto de alegria e melancolia. Ajudei a colocar o primeiro tijolinho no SporTV. Estou lá desde que se chamava TopSport. Agora um desafio num canal que é referência no jornalismo e principalmente no esporte. Eu adoro desafios. Muito feliz com essa mudança”.

Em comunicado, a Band confirmou que ele será o narrador oficial das transmissões da Fórmula 1, cujos direitos de transmissão foram adquiridos até 2022. O contrato prevê a exclusividade para a exibição das 23 provas do calendário do circuito na tevê aberta. Já os treinos classificatórios serão transmitidos pelo canal pago BandSports, que também levará ao ar a Fórmula 2 e a Fórmula 3. O início da temporada 2021 do campeonato mundial está marcado para 28/3, no Bahrein.

Vale lembrar que a Band transmitiu a Fórmula 1 pela última vez em 1980. Durante os últimos 41 anos, os direitos foram da Rede Globo.

Sobre Sérgio Maurício

Nascido no Rio de Janeiro, Sérgio Maurício iniciou a carreira como locutor esportivo na Rádio Roquette Pinto. Depois disso, passou pelas rádios Capital, Tamoio, Manchete e CBN. Na televisão, tornou-se especialista na cobertura de automobilismo, jogos olímpicos, vôlei, basquete, lutas do UFC, entre outros. Nos últimos 29 anos, foi um dos principais narradores do Grupo Globo e titular das transmissões da Fórmula 1 no SporTV”.

A verdade nua e crua: Bolsonaro é “garoto-propaganda” em ação da RSF

Jair Bolsonaro é o garoto-propaganda da campanha
Jair Bolsonaro é o garoto-propaganda da campanha "A verdade nua e crua", da RSF

A seção brasileira da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou nesta segunda-feira (22/2) a campanha A verdade nua e crua. A ação tem como objetivo defender o direito à informação confiável no Brasil durante a pandemia de Covid-19. Na peça, produzida pela agência BETC Paris, o presidente Jair Bolsonaro aparece em uma montagem sem roupas, coberto por uma placa que mostra os números de mortos e contaminados no Brasil pela pandemia.

“Essa campanha propositalmente chocante visa despertar as consciências a reagirem aos ataques permanentes do sistema Bolsonaro contra a imprensa”, afirmou Christophe Deloire, Secretário-Geral da RSF. “Os ataques não são apenas moralmente intoleráveis, mas também perigosos para a população brasileira que se vê privada de informações vitais sobre a pandemia. O trabalho dos jornalistas é fundamental para relatar os fatos e informar as pessoas sobre a realidade da crise sanitária. Mais do que nunca, o direito à informação, intimamente ligado ao direito à saúde, deve ser defendido no Brasil.”  

A campanha defende que se mostre “a verdade nua e crua” da realidade dos fatos, para além de alegações fantasiosas ou manipuladoras. Segundo a entidade, essa foi uma forma simbólica de confrontar o chefe de estado brasileiro a realidade dos fatos, contrapondo suas acusações em que responsabiliza a imprensa pelo caos instalado no país para desviar a atenção de sua desastrosa gestão da crise sanitária.

O Brasil é hoje o terceiro país mais afetado no planeta pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. Fatos aos quais a população brasileira não teria acesso sem o trabalho dos jornalistas. 

“O trabalho da imprensa brasileira tornou-se particularmente complexo desde que Jair Bolsonaro assumiu o poder em 2018”, acrescenta o comunicado da entidade. “Insultos, difamação, estigmatização e humilhação de jornalistas passaram a ser a marca registrada do presidente do país. Sempre que informações contrárias aos seus interesses ou aos de sua administração se tornam públicas, ele não hesita em atacá-los com violência. No final de janeiro, por exemplo, Jair Bolsonaro mandou os jornalistas para “a puta que o pariu” e afirmou que a lata de leite condensado era para “enfiar no rabo […] da imprensa”.

Essa declaração delirante faz parte de uma estratégia bem azeitada de ataques contra a imprensa coordenados pelo presidente e seus familiares que ocupam cargos eletivos, conforme apresentado pelo relatório da RSF que lista nada menos que 580 ataques apenas em 2020”.

Railson Lima passa a colaborar com Jornalistas&Cia

Railson Lima
Railson Lima

Railson Lima, jornalista e profissional de marketing, radicado no Maranhão, passa a partir desta edição a colaborar voluntariamente com o Jornalistas&Cia, enviando informações do estado e de outras localidades em que têm contatos.

Graduado em Jornalismo, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Redes Sociais, atua como assessor de imprensa pela Ideal HKS nas faculdades da Kroton dos estados do Acre, Amapá, Maranhão e Pará. Railson tem sete anos de experiência com comunicação empresarial, assessoria de imprensa e marketing institucional em empresas dos setores de educação e saúde.

O contato dele é [email protected].

Conferência Nacional de Comunicação é tema de livro da Unb

Conferência Nacional de Comunicação
10 anos da Conferência Nacional de Comunicação é tema de livro.

O Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da UnB lançou recentemente o livro Conferência Nacional de Comunicação, 10 anos depois: os desafios das Políticas de Comunicação no Brasil.

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, foi um marco nas políticas de comunicação do setor ao ser o único espaço institucionalizado deste tipo que reuniu Executivo, Legislativo, empresários e sociedade civil para debater propostas de políticas públicas de comunicação no Brasil. O processo mobilizou cerca de 30 mil pessoas e gerou um caderno de resoluções com mais de 600 recomendações.

Publicada pela Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura), a obra está estruturada em artigos, analisando o período da Confecom e buscando conectá-lo com a realidade atual. Os textos são de autoria de Murilo César Ramos, Fernando Oliveira Paulino, Jonas Valente, Marcos Urupá, Octavio Penna Pieranti, Lara Haje, Cecília Bizerra Sousa, Camilo Vannuchi e Carlos Henrique Demarchi.

O texto ainda trás o depoimento de 20 personagens além de entrevistas com Franklin Martins e Evandro Guimarães.

De maneira inédita, o livro conta com a minuta do Projeto de Lei que “dispõe sobre os serviços de comunicação eletrônica, os serviços de comunicação social eletrônica e dá outras providências”, debatido durante o fim do segundo mandato do governo Lula.

Também foram incluídos o decreto de convocação da Confecom, as portarias do Ministério das Comunicações com a composição da Comissão Organizadora da Conferência e a aprovação do seu Regimento Interno, a Resolução da Comissão Organizadora que define seus eixos temáticos e a metodologia para encaminhamento e aprovação das propostas e o Cadernos com as propostas aprovadas.

Audi lança série sobre estilo de vida

eis estrela nova campanha da Audi
eis estrela nova campanha da Audi

A Audi e o apresentador e ator Cássio Reis inauguraram a série Audi Destinations. Com o objetivo de apresentar a visão da marca sobre estilo de vida, liberdade e empoderamento, os episódios, quatro no total, trazem os modelos A6, Q7, Q8 e Audi e-tron Sportback em quatro cidades escolhidas para a primeira temporada.

“A série apresenta muito mais que um compilado de episódios sobre carros e destinos”, explica o diretor de Comunicação Cláudio Rawicz. “Mostra de forma bastante emocionante quanto cada momento e caminho seguido é importante. As mensagens representam um verdadeiro manifesto sobre estilo de vida e reencontro com a liberdade, além de reforçarem a importância do momento que vivemos e como queremos que seja nos próximos meses”.

“Acreditamos que os desafios enfrentados no último ano fizeram a gente entender a importância de valorizar cada momento de nossas vidas e de corrermos atrás do nosso destino”, completa Cássio Reis. “Os vídeos e roteiros mostram exatamente como é essa perspectiva a partir de um olhar de estilo de vida e com textos que têm o objetivo de trazer emoção para o público”.

O primeiro filme está disponível desde 15/2 nos canais da marca no YouTube e demais redes sociais. Os próximos episódios serão liberados quinzenalmente.

Audi Destinations – Episódio 1

Os 100 anos da Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo
Folha de S.Paulo

O Jornalismo brasileiro, tão atacado e vilipendiado ultimamente, tem motivos mais do que justos para celebrar este 19 de fevereiro de 2021, que marca o centenário de fundação de nosso maior e mais influente jornal, a Folha de S.Paulo. Por essa razão, Jornalistas&Cia, em parceria com o seu braço online, o Portal dos Jornalistas, dedica esta edição e toda a sua energia para contar um pouquinho da trajetória de perseverança, inquietude, inovação e transformação do jornal, que começou lá em 1921, tendo, entre os fundadores, ninguém menos que Júlio de Mesquita Filho. Isso mesmo, ele, que, ainda jovem, com 30 anos, fez uma breve pausa em sua passagem por O Estado de S. Paulo para fundar a então Folha da Noite, não exatamente um concorrente do jornal de sua família, mas um periódico que, naquele começo, voltava-se para outro público e funcionava quase que como um complemento da atuação editorial do jornal das elites de São Paulo.

Quando decidimos fazer este especial, numa conversa no começo do ano com nosso colaborador Assis Ângelo, ele que por lá trabalhou por alguns anos, de imediato veio à cabeça a ideia de convidar Oscar Pilagallo para a empreitada. Não só pelo relacionamento de anos e proximidade no curso de Jornalismo da Faap, mas principalmente por sua trajetória de 30 anos no jornal e por ser ele uma espécie de cronista da história da Folha, tantos são os projetos que tem liderado no campo da Memória − entre eles História Oral da Folha e livros como O Brasil em Sobressalto – 80 anos de história contados pela Folha (Publifolha, 2002) e História da Imprensa Paulista (Três Estrelas, 2012).

Não poderia ter sido uma escolha mais feliz. Oscar tem essa história decupada na memória e um talento imenso para contá-la, em texto primoroso, sereno e envolvente. Sorte de nossos leitores que poderão ver nas 45 páginas desta edição a história do jornal, em todas as suas variáveis. E, ainda, textos primorosos de colegas como Assis Ângelo, Estela May, Fábio Takahashi, Leão Serva, Magê Flores, Matheus Moreira, Mauro Zafalon e Nair Suzuki, além de uma entrevista com o diretor de Redação Sérgio Dávila sobre os novos caminhos que se desenham para o jornal. Sobre ombros dele foi depositada a responsabilidade de suceder a Otavio Frias Filho, idealizador e principal fiador do Projeto Folha, que mudou o curso do jornal e a história da imprensa brasileira.

Uma edição histórica, que com imenso prazer e alegria compartilhamos com nossos leitores.

Não poderíamos deixar de agradecer às empresas que emprestaram seu apoio a esta edição mais do que especial, engrandecendo-a. Caso de nossos patrocinadores Gerdau, Prevent Senior, Samsung, Vivo e XP Inc, e das organizações 2PRÓ, Aberje, Alubar, BRF, CNH Industrial, Fato Relevante, Febraban, FSB Comunicação, GBR Comunicação, Grupo InPress, Grupo Máquina, I’Max, Imagem Corporativa, Intel, Itaú-Unibanco, Klabin, Prefeitura de São Paulo, RPMA Comunicação, Rhodia – Solvay Group, Uber, Vedacit e XCOM Comunicação.

Parabéns, Folha de S.Paulo! Hoje começa a caminhada rumo ao bicentenário.

Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli

Leia o especial na íntegra.

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