8.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Os 100 anos da Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo

O Jornalismo brasileiro, tão atacado e vilipendiado ultimamente, tem motivos mais do que justos para celebrar este 19 de fevereiro de 2021, que marca o centenário de fundação de nosso maior e mais influente jornal, a Folha de S.Paulo. Por essa razão, Jornalistas&Cia, em parceria com o seu braço online, o Portal dos Jornalistas, dedica esta edição e toda a sua energia para contar um pouquinho da trajetória de perseverança, inquietude, inovação e transformação do jornal, que começou lá em 1921, tendo, entre os fundadores, ninguém menos que Júlio de Mesquita Filho. Isso mesmo, ele, que, ainda jovem, com 30 anos, fez uma breve pausa em sua passagem por O Estado de S. Paulo para fundar a então Folha da Noite, não exatamente um concorrente do jornal de sua família, mas um periódico que, naquele começo, voltava-se para outro público e funcionava quase que como um complemento da atuação editorial do jornal das elites de São Paulo.

Quando decidimos fazer este especial, numa conversa no começo do ano com nosso colaborador Assis Ângelo, ele que por lá trabalhou por alguns anos, de imediato veio à cabeça a ideia de convidar Oscar Pilagallo para a empreitada. Não só pelo relacionamento de anos e proximidade no curso de Jornalismo da Faap, mas principalmente por sua trajetória de 30 anos no jornal e por ser ele uma espécie de cronista da história da Folha, tantos são os projetos que tem liderado no campo da Memória − entre eles História Oral da Folha e livros como O Brasil em Sobressalto – 80 anos de história contados pela Folha (Publifolha, 2002) e História da Imprensa Paulista (Três Estrelas, 2012).

Não poderia ter sido uma escolha mais feliz. Oscar tem essa história decupada na memória e um talento imenso para contá-la, em texto primoroso, sereno e envolvente. Sorte de nossos leitores que poderão ver nas 45 páginas desta edição a história do jornal, em todas as suas variáveis. E, ainda, textos primorosos de colegas como Assis Ângelo, Estela May, Fábio Takahashi, Leão Serva, Magê Flores, Matheus Moreira, Mauro Zafalon e Nair Suzuki, além de uma entrevista com o diretor de Redação Sérgio Dávila sobre os novos caminhos que se desenham para o jornal. Sobre ombros dele foi depositada a responsabilidade de suceder a Otavio Frias Filho, idealizador e principal fiador do Projeto Folha, que mudou o curso do jornal e a história da imprensa brasileira.

Uma edição histórica, que com imenso prazer e alegria compartilhamos com nossos leitores.

Não poderíamos deixar de agradecer às empresas que emprestaram seu apoio a esta edição mais do que especial, engrandecendo-a. Caso de nossos patrocinadores Gerdau, Prevent Senior, Samsung, Vivo e XP Inc, e das organizações 2PRÓ, Aberje, Alubar, BRF, CNH Industrial, Fato Relevante, Febraban, FSB Comunicação, GBR Comunicação, Grupo InPress, Grupo Máquina, I’Max, Imagem Corporativa, Intel, Itaú-Unibanco, Klabin, Prefeitura de São Paulo, RPMA Comunicação, Rhodia – Solvay Group, Uber, Vedacit e XCOM Comunicação.

Parabéns, Folha de S.Paulo! Hoje começa a caminhada rumo ao bicentenário.

Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli

Leia o especial na íntegra.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

 

Últimas notícias

pt_BRPortuguese