4.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, dezembro 18, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 268

Rômulo Mendonça deixa a ESPN após quase 12 anos

Rômulo Mendonça deixa a ESPN após quase 12 anos

O narrador Rômulo Mendonça deixou a ESPN após 12 anos de casa. Uma das principais vozes da narração de basquete da empresa, o jornalista anunciou a saída no Instagram e agradeceu pela trajetória na empresa.

“Saudações, fã de esporte! Assim sempre iniciei as transmissões, desde fevereiro de 2011. Que honra! Agradeço à ESPN por toda a liberdade de criação que tive durante todo esse período e que me permitiu acertar, errar, recomeçar, ousar e realizar sonhos”, escreveu Rômulo. O narrador explicou na postagem que seu contrato venceu em 31 de dezembro do ano passado e que a ESPN ofereceu uma renovação, mas optou por buscar novos ares.

Rômulo não anunciou qual será seu próximo desafio, mas segundo apuração do UOL ele deve ir para a Amazon, onde continuará narrando basquete. Na ESPN, ficou conhecido pelo bom humor em suas narrações, com bordões relacionados aos astros da NBA. Também narrava futebol americano e beisebol. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, narrou a campanha do tricampeonato da seleção brasileira masculina de vôlei.

Rômulo junta-se à lista de profissionais que deixaram a ESPN nos últimos meses, como os também narradores Nivaldo Prieto e João Guilherme, que assinaram com a plataforma de streaming Paramount, e os comentaristas Fábio Sormani e Felippe Facincani.

Vem aí a edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa

Vai até sexta, 10/2, o prazo para participar da Pesquisa Mega Brasil

A Mega Brasil está entrando em campo para dar início à produção da edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, a 14ª da série histórica. E começa na próxima segunda-feira (23/1) com a Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, de onde são extraídas as informações para o Ranking das Agências de Comunicação e para a composição dos indicadores setoriais da atividade, sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas. A Pesquisa, aberta à participação de todas as agências do mercado brasileiro (cerca de 900 pelo censo oficial de Abracom e Mega Brasil), pode ser respondida até 10 de fevereiro.

O lançamento da edição digital está marcado para 16 de maio, e da edição impressa, para 31 de maio.

A edição 2023 vai se debruçar sobre temas como ESG, KPIs, Inteligência Artificial, Influenciadores, Inovações, Carreiras, entre outros, além da tradicional análise do mercado, mostrando o desempenho em 2022 e as tendências em curso.

A equipe é integrada por Marco Rossi (diretor geral), Eduardo Ribeiro (publisher), Célia Radzvilaviez (diretora comercial), Adriana Teixeira (editora executiva), Maurício Bandeira (coordenador da Pesquisa Mega Brasil), Nilson Santos (produtor gráfico e designer), Talles Gusmão (Gestão de Dados) e as assistentes Bruna Valim e Clara Francisco.

Apoiado por Abracom e Aberje, o Anuário da Comunicação Corporativa alcançou recorde de audiência em 2022, tanto em usuários únicos (cerca de 50 mil), quanto de page views (quase 300 mil, entre maio e outubro).

Reservas de espaço com Célia Radzvilaviez pelo e-mail [email protected]. Outras informações com Bruna Valim ([email protected]) e Clara Francisco ([email protected]).

Priscila Yazbek estreia como correspondente de economia internacional da CNN

Priscila Yazbek estreia como correspondente de economia internacional da CNN

Indicada em novembro, Priscila Yazbek começou esta semana sua jornada como correspondente de economia internacional da CNN Brasil, diretamente de Paris, na França. Ela estreou na cobertura do Fórum Econômico Mundial, que ocorre Davos, na Suíça, até esta sexta-feira (20/1).

Na nova função, Priscila analisará a economia internacional como um todo, o mercado financeiro no exterior e seus impactos no Brasil e na economia brasileira. Em comunicado sobre a novidade, a CNN Brasil destacou que, “diante de um cenário complexo, com uma guerra que se arrasta na Ucrânia e inflação no maior patamar na Europa em quase meio século, o noticiário econômico internacional ganhou relevância. Os choques de preços lá fora e a desaceleração das maiores economias do mundo − China, EUA e Europa − afetam diretamente a economia brasileira”.

Para Leandro Cipoloni, VP de Jornalismo da CNN Brasil, “a decisão de ter uma correspondente especializada em economia demonstra o interesse e o investimento da CNN em acompanhar de perto os movimentos dos mercados europeu e asiático e as políticas econômicas nesses continentes. Trata-se de uma necessidade do público da CNN para um mundo globalizado, com economias conectadas”.

Priscila atua na cobertura de economia desde 2012, e está na CNN desde junho de 2021. Venceu diversos prêmios como jornalista de Economia, e esteve entre os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças em 2021 e 2022, em eleição promovida por este Portal dos Jornalistas e pela newsletter Jornalistas&Cia.]

Estreia em 25/1 minissérie baseada em livro de Daniela Arbex sobre a boate Kiss

Estreia em 25/1 minissérie baseada em livro de Daniela Arbex sobre a boate Kiss

A minissérie Todo Dia a Mesma Noite, sobre o incêndio na boate Kiss em 2013, estreia em 25/1 na Netflix. A produção, que abordará a investigação policial do caso e a história de jovens que perderam a vida em Santa Maria (RS), é baseada no livro de mesmo nome de Daniela Arbex.

A produção terá ao todo cinco episódios, com atores como Debora Lamm, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Erom Cordeiro, Laila Zaid, Paola Antonini e Miguel Roncato. A série também mostrará o impacto da tragédia nas vidas dos pais que perderam os filhos, e sua luta por justiça e pela memória das vítimas.

O livro de Daniela também inspirou o coletivo Kiss: que não se repita a realizar o projeto Tempo Perdido, que faz simulações, com computação gráfica, sobre como estariam as fisionomias de vítimas da tragédia nos dias atuais. Ao todo, oito jovens são retratados no projeto. As simulações serão divulgadas semanalmente nas redes sociais até o dia 25. E no dia 27, quando o incêndio completa dez anos, serão expostos pela cidade de Santa Maria banners com as simulações.

Confira o trailer da minissérie aqui.

Leia também:

The Intercept dos EUA vira organização sem fins lucrativos independente

The Intercept dos EUA vira organização sem fins lucrativos independente

O site de notícias americano The Intercept vai se tornar uma organização sem fins lucrativos independente, deixando o grupo First Look Media. A informação foi publicada na semana passada pelo site Axios, que teve acesso a um memorando enviado pela direção do Intercept a seus colaboradores.

Segundo o Axios, o Intercept já planejava esta separação há algum tempo. A ideia é que o site jornalístico se torne independente de sua controladora, para que consiga com mais facilidade financiamentos externos que possibilitem a construção de um modelo de negócios sustentável a longo prazo.

No memorando, David Bralow, novo gerente-geral do Intercept, declarou que, “sob essa nova estrutura independente, teremos uma equipe inteira dedicada a desenvolver e implementar um plano plurianual e multifacetado que garanta nosso crescimento e sustentabilidade por muitos anos. (…) Nossa missão e nosso zelo editorial pelo jornalismo contundente permanecem inalterados”.

Baalow escreveu também que o Intercept está reestruturando sua equipe e orçamentos como forma de se prevenir contra futuras dificuldades financeiras. Um número não definido de funcionários foi demitido.

Atualmente, a empresa conta com 50.000 membros pagos. Em 2020, em meio à pandemia, eram 70.000. Segundo o Axios, o Intercept atribui essa queda “ao desmembramento de sua operação no Brasil no ano passado”. Em outubro, o Intercept Brasil se separou da redação americana e promoveu uma campanha de arrecadação para dar continuidade ao trabalho, cuja meta foi alcançada em uma semana.

Trabalhadores da TV Mundial entram em greve após atraso em pagamentos

Profissionais da TV Mundial entraram em greve após o atraso no pagamento da segunda parcela do 13º e não pagamento das férias.
Profissionais da TV Mundial entraram em greve após o atraso no pagamento da segunda parcela do 13º e não pagamento das férias.

Profissionais da TV Mundial entraram em greve após o atraso no pagamento da segunda parcela do 13º e não pagamento das férias. A emissora acumula ainda atrasos no pagamento de FGTS, vale-refeição e vale-transporte.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, há atualmente cinco jornalistas na empresa, duas estão de férias e uma aderiu à paralisação.

Ainda de acordo com a entidade, em novembro de 2021 a categoria protagonizou uma greve histórica após sucessivos atrasos de salários. Na ocasião, a empresa se comprometeu a regularizar a situação, mas os trabalhadores da TV Mundial continuaram a enfrentar uma série de dificuldades nos últimos meses.

Mantida pela Igreja Mundial do Poder de Deus, a emissora conta com uma equipe formada majoritariamente por radialistas.

InfoAmazonia lança rede de comunicação focada na Amazônia

O Rede Cidadã reúne veículos amazônicos e mapeou organizações nos nove estados da Amazônia Legal para instigar coprodução de reportagens.
InfoAmazonia

O InfoAmazonia lançou na última semana uma rede de meios de comunicação sediados na Amazônia brasileira buscando ampliar o alcance de pautas socioambientais e valorizar o jornalismo local.

Fazem parte da rede o amazonense Vocativo, o Tapajós de Fato, do Pará, a Agência Tambor, do Maranhão, o Comitê Chico Mendes, do Acre, e a Agência Experimental em Comunicação da Universidade Federal do Amapá.

De acordo com o Portal Imprensa, o lançamento do projeto foi marcado pela publicação do Mapa Vivo de Mídias da Amazônia, um mapeamento de veículos de imprensa que atuam no território amazônico, acompanhado de uma análise dos desafios enfrentados por essas iniciativas.

O mapa listou 282 meios de comunicação com cobertura socioambiental distribuídos nos nove estados da Amazônia brasileira. O Amazonas, de acordo com o trabalho, concentra o maior número de veículos, 58.

Janio de Freitas é o novo articulista do Poder360

Folha de S.Paulo demite jornalistas e colunistas

Poucas semanas após ser desligado da Folha de S.Paulo, decisão que gerou inclusive muitas críticas à direção da publicação, Janio de Freitas acaba de acertar com o Poder360, onde estreará como articulista nesta sexta-feira (20/1). As contribuições dele serão semanais, com eventuais colaborações extras sobre a conjuntura do poder.

Aos 90 anos, com 69 de carreira, Janio é referência na mídia brasileira e foi responsável por algumas das revelações de maior impacto da história do jornalismo no País, como a piora na saúde do presidente João Figueiredo, em 1983, que uma semana mais tarde viria a tirar licença para cirurgia cardíaca nos EUA.

Em 1987, escreveu que construtoras haviam combinado previamente o resultado da licitação para a obra da Ferrovia Norte-Sul, publicando de forma cifrada as vencedoras dos lotes dias antes da anúncio do resultado da licitação pelo governo federal. Por esse trabalho, foi premiado com o Esso de Jornalismo e o Iberoamericano Rei da Espanha, duas das principais iniciativas de reconhecimento ao jornalismo no Brasil e no Mundo.

Tutaméia completa cinco anos e tem programação especial de aniversário

O projeto Tutaméia, criado e dirigido por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, completou cinco anos de existência. Para celebrar o marco, tem nestas segunda e terça-feiras (16 e 17 de janeiro) uma programação com convidados especiais.

Nesta segunda, os entrevistados são José Luiz Del Roio, Célio Turino, Rosa Freira D’Aguiar, Tania Bacelar, William Nozaki e Luiz Carlos Bresser-Pereira. E na terça, Gaspard Estrada, Luiz Felipe de Alencastro, João Pedro Stedile, Paulo Sérgio Pinheiro, Francisco Teixeira, Fernando Morais e Deborah Duprat. Acompanhe ao vivo no Tutaméia TV, no YouTube.

O Tutaméia é um projeto jornalístico que visa a debater a situação do Brasil e do mundo, com publicação de notícias, entrevistas e um canal no YouTube. O nome da iniciativa é inspirado no livro Tutaméia, de João Guimarães Rosa.

Eleonora e Rodolfo atuam com jornalismo há 40 anos. Trabalharam juntos no Jornal dos Bairros, da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e de Amigos de Bairro. Passaram também por Zero Hora, Gazeta Mercantil e Folha de S.Paulo.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese