Poucas semanas após ser desligado da Folha de S.Paulo, decisão que gerou inclusive muitas críticas à direção da publicação, Janio de Freitas acaba de acertar com o Poder360, onde estreará como articulista nesta sexta-feira (20/1). As contribuições dele serão semanais, com eventuais colaborações extras sobre a conjuntura do poder.

Aos 90 anos, com 69 de carreira, Janio é referência na mídia brasileira e foi responsável por algumas das revelações de maior impacto da história do jornalismo no País, como a piora na saúde do presidente João Figueiredo, em 1983, que uma semana mais tarde viria a tirar licença para cirurgia cardíaca nos EUA.

Em 1987, escreveu que construtoras haviam combinado previamente o resultado da licitação para a obra da Ferrovia Norte-Sul, publicando de forma cifrada as vencedoras dos lotes dias antes da anúncio do resultado da licitação pelo governo federal. Por esse trabalho, foi premiado com o Esso de Jornalismo e o Iberoamericano Rei da Espanha, duas das principais iniciativas de reconhecimento ao jornalismo no Brasil e no Mundo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments