Os canais da Jovem Pan no YouTube sofreram na semana passada um ataque hacker, que gerou uma perda de mais de 5.200 vídeos. Em comunicado, a emissora explicou que, na madrugada de 10 para 11/1, seus perfis foram alterados para o nome Tesla News e Tesla Event. A maioria dos vídeos já voltou ao ar.

No canal dedicado ao programa 3 em 1 foram mais de 3.600 mil vídeos apagados, e no Jovem Pan News foram 77 vídeos. Boa parte desses conteúdos já foi recuperada, mas pouco mais de 1.500 seguem indisponíveis.

Segundo o robô da Novelo, empresa de análise de dados que faz rondas em canais de extrema direita, esses mais de 1.500 foram colocados como “privados” pelo dono do canal, ou seja, não estão mais acessíveis ao público e não aparecem na ferramenta de busca da plataforma. Tratam-se de conteúdos de 2015 até 2022.

O ataque hacker e o sumiço dos vídeos ocorre após o Ministério Público Federal (MPF) instaurar um inquérito para investigar a conduta da Jovem Pan pelo incentivo aos atos golpistas em Brasília. Vale lembrar que, após a abertura do inquérito, a emissora demitiu comentaristas como Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo, Zoe Martínez e Marco Costa, os dois primeiros investigados por propagação de fake news e incentivo a atos antidemocráticos. E antes, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, deixou a presidência do grupo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments