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segunda-feira, agosto 11, 2025

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AgFeed é a nova aposta da NeoMedia na cobertura do agro

AgFeed é a nova aposta da NeoMedia na cobertura do agro
A partir da esquerda, em pé, Phelipe Krisztan Pedroso e Ralphe Manzoni Jr., e sentados, Carlos Sambrana e Luiz Fernando Sá

A NeoMedia, holding responsável pela plataforma de notícias de negócios NeoFeed, lançou nessa terça-feira (2/5) o AgFeed. Voltada ao setor de agronegócios, com a cobertura de temas associados a negócios, economia, finanças e inovação que impactam o segmento, a publicação é um projeto desenvolvido em sociedade com o publicitário Phelipe Krisztan Pedroso e o jornalista Luiz Fernando Sá, criador da Dinheiro Rural e com passagens por Veja SP, IstoÉ e IstoÉ Dinheiro.

“Combinamos o melhor jornalismo de negócios do NeoFeed com o nosso conhecimento e experiência em informações sobre o mundo agro”, afirma Luiz Fernando, que responde pela direção editorial do projeto. “Nossa proposta é oferecer conteúdo qualificado e aprofundado para apoiar a tomada de decisão e os negócios nesse mercado, que hoje impacta cerca de 47% do PIB brasileiro, se considerarmos negócios diretos e indiretos relacionados à agropecuária, agroindústria e serviços”.

O time editorial do AgFeed atuará de forma independente da redação do NeoFeed, comandada por Carlos Sambrana e Ralhpe Mazoni Jr. Dentre os nomes já confirmados estão o da editora Alessandra Mello, ex-diretora de Conteúdo do Canal Rural.

A equipe de colunistas terá nomes com Teresa Cristina (Teka) Vendramini, pecuarista e primeira mulher a presidir a Sociedade Rural Brasileira; Marcello Brito, secretário-executivo do Consórcio Amazônia Legal, coordenador de Agronegócios da Fundação Dom Cabral e ex-presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio); Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da Abiec (Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes Industrializadas); Rodrigo Iafelice dos Santos, empreendedor e investidor em AgTechs no Brasil e no exterior; Felipe Treitinger, CEO da Cumbre Agro; Simone Rodrigues, sócia-fundadora do Clube Agro; e Leonardo Lima, CEO da Dreams & Purpose e ex-vice-presidente de Sustentabilidade da Arcos Dorados (Mc Donald’s) na América Latina.

“Toda a plataforma do AgFeed foi criada com base nas necessidades de consumo de conteúdo digital. Por conta disso, oferece feed dinâmico e de fácil navegação no mobile e uma newsletter diária com as principais notícias e informações sobre o agronegócio. Além disso, as notícias do AgFeed serão apresentadas em um espaço reservado na home e na newsletter do NeoFeed, assinada por grandes nomes do PIB e do mercado financeiro. Serão também distribuídas em diferentes canais, através de parcerias com empresas que se relacionam com o público do agronegócio”, complementa Luiz Fernando.

O AgFeed inclui também uma área de podcasts e webséries para projetos especiais e cocriação de conteúdos com anunciantes interessados em impactar os decisores do agro e investidores. “Vamos investir em relacionamentos e formatos comerciais que geram valor às marcas presentes no AgFeed, levando-as a um público qualificado e com poder de decisão”, acrescenta Phelipe Pedroso, diretor comercial do novo veículo.

TV 247 contrata Fábio Pannunzio e anuncia novidades na programação

TV 247 contrata Fábio Pannunzio e anuncia novidades na programação

A TV 247 anunciou nesta semana uma série de mudanças em sua programação. Uma das novidades é o telejornal Brasil Agora, projeto ao vivo que trará a cobertura dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, apresentado por Dhayane Santos. O programa trará também comentários, entrevista e análises de fatos.

Outra novidade é o Giro das Onze, na faixa do almoço, que ficará sob o comando de Gustavo Conde, analisando e repercutindo as notícias do dia.

E à noite vai ao ar o Boa Noite 247. O primeiro bloco do programa, a partir das 17h50, será apresentado pelo jornalista Fábio Pannunzio, novo contratado da Brasil 247. Rodrigo Vianna, que durante três anos comandou o programa, continuará na equipe como comentarista. Na sequência de Fábio, apresentam o Boa Noite 247 Sara Goes e Joaquim de Carvalho.

Fábio comentou o novo desafio: “Depois de três anos e meio de uma luta insana contra o neonazismo bolsonarista, deixo a TV Democracia para me vincular à TV Brasil247. A luta pelo restabelecimento de um ambiente humano, justo e progressista está longe de terminar. Chego com a convicção de que o combate ainda vai longe até que essa ameaça seja varrida do nosso horizonte – e será!”.

O fenômeno Diana, cada vez mais vivo e assombrando a família real na semana da coroação

Por Luciana Gurgel

Luciana Gurgel

A união entre Charles III e Camilla Parker-Bowles é vista por simpatizantes da monarquia como a vitória do amor sobre as convenções sociais − e pelos adversários como uma traição a Diana, a “Queen of Hearts”.

Esse sentimento aflorou na semana anterior à da coroação com uma inusitada campanha no Twitter.

Aqueles que não esquecem que Diana sofreu nas mãos do marido infiel iniciaram um movimento para trocar as fotos de perfil na rede social por imagens da princesa.

É uma amostra do carisma de uma das figuras mais impressionantes da história contemporânea, que segue adorada mais de 25 anos depois da morte.

Usuários do Twitter aceitaram o chamado e adotaram fotos da princesa Diana em seus perfis. Deve ter sido uma decepção para a equipe de comunicação do Palácio de Buckingham, que faz o possível para emplacar Camilla como uma rainha querida.

Mas talvez tenha faltado à realeza um pouco de habilidade. Uma das controvérsias em torno da cerimônia de coroação de Charles e Camilla foi o convite coassinado por “Queen Camilla”.

Quando o casal oficializou a união, em 2005, a Clarence House emitiu uma nota dizendo que ela usaria o título de rainha consorte quando o marido subisse ao trono, para evitar confrontos.

Na mensagem enviada ao povo ao completar 70 anos no trono, a rainha Elizabeth também se referiu a Camilla da mesma forma. Mas isso parece ter sido esquecido por Charles III.

Pode ser um ato de amor, mas como movimento de relações públicas foi infeliz. E ajudou a desencadear uma onda negativa que a realeza britânica não precisa neste momento, com sua existência questionada por grupos republicanos.

A princesa Diana morreu de forma trágica e midiática, em um acidente de automóvel em Paris. Estava no auge da popularidade, linda, elegante e engajada em causas sociais.

O acidente provocou uma onda de teorias conspiratórias, incluindo a de que ela teria sido assassinada pela família real para que Charles pudesse casar com Camilla.

Nem o resultado das investigações apontando que o motorista do carro perseguido por paparazzi havia consumido álcool serviu para colocar fim às conspirações.

Uma pesquisa feita pelo Instituto YouGov em 2022, quando a morte completou 25 anos, mostrou que ela ainda era mais popular do que Charles e do que a realeza como instituição.

O instituto mede regularmente a popularidade e a admiração de figuras públicas, incluindo os membros da realeza.

Quando ela voltou à pauta da imprensa por causa da nova temporada da serie The Crown, o YouGov resolveu incluir o nome da princesa na pesquisa regular.

O resultado foi que 72% dos entrevistados disseram ter uma visão positiva dela, contra 52% da rival que agora vai virar rainha.

Diana e Camilla (Crédito: Wikimedia Commons)

A onda de homenagens à princesa Diana no Twitter deixa lições sobre como ganhar simpatia e manter a admiração do público que não são válidas apenas para personalidades.

Diana foi sempre verdadeira. Não deve ter contado tudo, mas revelou sentimentos e inseguranças em entrevistas, como a famosa conversa no programa Panorama, da BBC, em 1995.

Sutil, ela disse que “havia gente demais” no casamento. E a “pessoa demais” era justamente a que agora vai ser a nova rainha.

Ela mostrou seu lado humano diversas vezes, como ao encarar de forma enérgica os fotógrafos que registravam seus momentos de lazer esquiando com os filhos para pedir privacidade.

Em favor de Diana há a sua aparência física e o fato de ter morrido jovem. Já Camilla chega ao “estrelato” mais madura, sem muito interesse em exibir uma face mais moderna, embora abrace causas contemporâneas, como violência contra a mulher e incentivo à leitura.

A cerimônia de coroação grandiosa não era necessária, e nem acontece mais nas monarquias europeias. Ela é meramente um ato de relações públicas − ou de vaidade, como acham alguns.

Mas a despeito da eficiência em administrar sua imagem, a “firma” está cometendo erros. Um deles, que gerou revolta, foi o convite à população para que jure lealdade ao rei no dia da coroação, papel reservado aos lordes. Era para ser inclusivo, mas serviu para provocar os que aderiram ao #NotMyKing.

Cutucar a memória de Diana com vara curta, denominando Camilla rainha sem o “consorte”, foi outro. A campanha para trocar fotos de perfil no Twitter por imagens de Diana é um dos efeitos colaterais dessa decisão.


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Últimos dias para votar no primeiro turno dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio

Últimos dias para votar no primeiro turno dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio

Termina nesta sexta-feira (5/5) o primeiro turno da eleição dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. Nesta fase os eleitores poderão indicar livremente até cinco nomes de sua preferência na categoria geral para jornalistas e nas temáticas, para publicações. Para participar, basta acessar a página de votação e preencher um breve cadastro.

Os nomes mais lembrados nesta etapa serão classificados para a segunda fase, da qual sairão os TOP 25 +Admirados Jornalistas e os TOP 3 +Admirados Veículos em cada uma das nove categorias temáticas: Agência de Notícias, Canal Digital, Podcast, Programa de Rádio, Programa de TV – Geral, Programa de TV – Especializada, Site, Veículo Impresso Geral e Veículo Impresso Especializado.

O prêmio dos +Admirados da Imprensa do Agronegócio é uma iniciativa deste Jornalistas&Cia e conta com os patrocínios de Cargill, Syngenta e Yara; apoios de Elanco, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Mosaic Fertilizantes e Portal dos Jornalistas; colaboração de BRF e Press Manager; e apoio institucional da CNA e da Rede Brasil de Jornalistas Agro (Agrojor). Empresas interessadas em apoiar a iniciativa podem obter mais informações com Vinicius Ribeiro (vinicius@jornalistasecia.com.br)

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Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação abre inscrições

Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Prêmio ESET de Jornalismo em Segurança da Informação, que valoriza trabalhos jornalísticos sobre questões relacionadas à segurança cibernética. Podem se inscrever jornalistas de toda a América Latina, incluindo os brasileiros.

O prêmio tem três categorias: Imprensa Gráfica, Imprensa Digital e Imprensa Multimídia. É possível inscrever até um trabalho por categoria, desde que tenham sido publicados entre 28 de agosto de 2022 e 9 de agosto de 2023.

O vencedor de cada categoria receberá um tablet. Além disso, um trabalho de cada região (Brasil, México, Andes, América Central e Caribe sul-americano e Rio da Prata) será premiado com um e-reader.

Entre os vencedores, será escolhido o grande vencedor do Prêmio ESET, que receberá uma viagem para o Mobile World Congress 2024, um dos mais importantes eventos tecnológicos do mundo, em Barcelona, na Espanha. O vencedor também terá a oportunidade de conhecer a sede da ESET em Bratislava, na Eslováquia.

No ano passado, o grande vencedor foi o argentino Matías Castro por seu trabalho intitulado Argentina sob ataquepublicado na Revista de Tecnologia da Informação. O vencedor do Brasil foi Emerson José Alecrim da Silva, do Tecnoblog, com a reportagem Nos bastidores: as configurações feitas em @gov.br para barrar emails falsos.

Mais informações e inscrições aqui.

18º Congresso da Abraji abre inscrições

Abraji anuncia nove convidados do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) abriu inscrições para o 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O encontro será de 29/6 a 2/7, na ESPM, em São Paulo, no campus Álvaro Alvim (Vila Mariana). Este ano, o Congresso terá formato híbrido: além das palestras, oficinas e entrevistas presenciais, 50% da programação será transmitida online para tornar mais acessível a participação no evento. Alguns dos convidados também participarão de forma remota.

Além da programação regular, o primeiro dia do evento contará com o X Seminário de Jornalismo Investigativo, no qual jornalistas recém-formados apresentam seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e, pesquisadores, seus trabalhos científicos ligados ao tema. No último dia, acontece o Domingo de Dados, que aborda novas ferramentas de jornalismo de dados e oferece oficinas sobre a área. Também será realizada a cerimônia do homenageado da edição, o jornalista Caco Barcellos.

É possível consultar os valores de ingresso através do site do congresso, além de outras informações disponíveis.

O evento conta com o apoio de divulgação deste J&Cia e do Portal dos Jornalistas.

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ANJ promove campanha no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta quarta-feira (3/5), dezenas de jornais brasileiros publicam hoje, nos meios impresso e digital, uma campanha assinada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ).

O objetivo é destacar a importância decisiva do jornalismo no combate à desinformação e à retórica de ódio espalhadas na internet. Os veículos também divulgam um anúncio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) alusivo à importância do jornalismo profissional para a democracia.

O anúncio da ANJ enfatiza que a desinformação só tem um lado: o de dentro da bolha. “Informação correta e plural é aquela apurada e verificada com plena liberdade. Sem distorções, sem intimidações e sem bolhas de opinião”, diz a peça publicitária elaborada pela agência Frisson Comunicação e Marketing.

“Para se ter liberdade de imprensa, não basta apenas liberdade. É preciso também uma imprensa vigorosa e economicamente saudável para fiscalizar governos e enfrentar a epidemia de desinformação espalhada pelas redes sociais”, diz Marcelo Rech, presidente da ANJ . “Também por isso entendemos que o trabalho de limpeza da poluição social causada pelas plataformas deve ser bancado, no mínimo parcialmente, por quem dissemina a poluição”.

As celebrações do World Press Freedom Day são lideradas pela Unesco e, neste ano, tem como tema central a correlação condicional do direito à livre expressão com os demais direitos: “Moldando um futuro de direitos: a liberdade de expressão como um motor para todos os outros direitos humanos”.

Em mensagem de vídeo especial sobre a data, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que “toda a nossa liberdade depende da liberdade de imprensa”. Para ele, o funcionamento pleno do setor é a base da democracia e da justiça.

Ao citar acompanhamentos feitos pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) e Repórteres sem Fronteiras (RSF), Guterres lembrou que o jornalismo está sob ataque. Jornalistas e trabalhadores do setor, disse o secretário-geral, são visados enquanto realizam seu trabalho, sendo assediados, intimidados, detidos e presos. Segundo ele, pelo menos 67 trabalhadores da mídia foram mortos no ano passado. Isso representa um aumento de 50% em relação a 2021. Além disso, quase 75% das jornalistas sofreram violência online e uma em cada quatro foi ameaçada fisicamente.

O último relatório World Press Trends Outlook, da Associação Mundial de Newsmedia (WAN-IFRA) apresenta dados semelhantes. Segundo o estudo, pelo menos 66 jornalistas foram mortos em 2022, 40 deles por motivos diretamente ligados ao seu trabalho, enquanto estimativas sugerem que um número recorde – 363 – está atualmente preso (um aumento de 20% em relação a 2021).

Google anuncia selecionados para Lab de Sustentabilidade

O Google anunciou as 40 organizações e profissionais selecionados para a primeira edição do Lab de Sustentabilidade, programa de apoio e formação para jornalistas que cobrem sustentabilidade e meio ambiente.

Com duração de três meses, o projeto visa a incentivar e aumentar a cobertura jornalística da agenda sustentável no País. Os participantes serão contemplados com treinamentos e workshops, ministrados por especialistas na cobertura de sustentabilidade, divididos em sete grandes módulos: Audiência e Dados, Monetização, Startups & Empreendedorismo, Youtube & Vídeo, Produtos, Monetização de Audiência, e Conteúdo.

Ao final do programa, os selecionados “estarão aptos para impulsionarem seus negócios por meio de ferramentas de análise de audiência e engajamento com o leitor, além de análise de produto e proposta de valor e monetização”, diz o Google.

Confira a lista das organizações selecionadas:

A Economia B, Agência Envolverde, Agência Esther, Amazônia Vox, Arara ECOS, ((o)) eco, Aupa Jornalismo de Impacto Socioambiental, CicloVivo, Colabora − Jornalismo Sustentável, Correio Sabiá, Eco Nordeste, Ecoporé, eCycle, Ekoa um Mundo Melhor, Fauna News, Fiquem Sabendo, Gabinete dos Bichos, Gazeta do Cerrado, Green Nation, InfoAmazônia, Instituto Neo Mondo, Instituto Terreiro 2, Invest Amazonia, IPAM Amazônia (Comunicação), Midiajur, Mongabay Brasil, Natureza Crítica, Negritar Filmes e Produções, Nosso Impacto, O Liberal, Portal Assobiar, Red Tejiendo Historias, Sumaúma, To em Foco, Viajar Verde, ViaVerde News, Visit Iguassu, Claudia Visoni, Ecocariri, Data Fixers.

Jeduca abre inscrições do curso Jornalismo de Educação

Jeduca abre inscrições o curso Jornalismo de Educação
Jeduca abre inscrições o curso Jornalismo de Educação

O curso Jornalismo de educação: bases para a cobertura retorna em sua terceira edição para promover a qualificação da cobertura de educação. A iniciativa da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) em parceria da Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji) é online, gratuita e exclusiva para profissionais e estudantes da área de comunicação.

Coordenado por Ângela Both Chagas e Sérgio Lüdtke, o curso trará a visão de profissionais de referência nas áreas de política educacional e cobertura de educação. Será abordado o papel da educação brasileira ao longo do tempo, atuais políticas educacionais, sua forma de financiamento, funcionamento e aplicação.

Além disso, capacitará os estudantes a avaliarem a educação, reportar dados educacionais e utilizar a Lei de Acesso à Informação para cobertura e fontes no jornalismo de educação. Serão 12 aulas, cada uma contendo uma hora de duração, que acontecerão ao vivo, às segundas e terças-feiras, às 19h. O curso acontecerá de 15 de maio a 20 de junho e os interessados terão até 11 de maio para se inscreverem através deste formulário.

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Abraji edita em português cartilha sobre segurança para jornalistas freelancers

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) editou em português a cartilha da organização A culture of Safety Alliance (Acos Alliance) sobre segurança para jornalistas freelancers.

O guia traz recomendações tanto para profissionais de imprensa independentes que fazem coberturas arriscadas, como para veículos que encarregam os jornalistas de tais coberturas.

Para estes, a cartilha destaca aspectos como a importância do planejamento da cobertura, levando em consideração as dimensões de segurança digital, legal, física e psicológica antes, durante e após a divulgação do conteúdo; fazer cursos de segurança e de primeiros socorros adequados para a atividade jornalística; buscar equipamentos de segurança relevantes e adequados ao seu perfil e atribuição; procurar um seguro adequado; averiguar os riscos da cobertura e colocar na balança os perigos e a relevância do conteúdo abordado, entre outros.

E em relação aos veículos, o guia aponta recomendações como se manterem atualizados sobre os padrões e protocolos de segurança de seus jornalistas, incluindo os aspectos digitais, jurídicos, físicos e psicológicos, além de promoverem a conscientização sobre esses padrões; demonstrar a mesma preocupação com o bem-estar dos jornalistas e freelancers locais etc.

Confira a íntegra do material aqui.

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