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quarta-feira, agosto 13, 2025

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Flow News contrata Rafael Colombo; Marcela Rahal vai para a TV Veja

O Flow News, vertical focada em jornalismo dos Estúdios Flow lançada em maio deste ano, anunciou a contratação do apresentador Rafael Colombo, que passa a comandar o programa a partir desta segunda-feira (4/9). Ele substitui a Marcela Rahal, que deixou o projeto e reforçou a equipe da TV Veja.

“Os Estúdios Flow têm um compromisso notável com a excelência jornalística e a imparcialidade, valores que também considero fundamentais em minha carreira”, declarou Colombo. “Estou ansioso para contribuir com meu conhecimento e paixão pelo jornalismo em um ambiente tão promissor”.

Colombo trabalhou anteriormente em Band, Estadão e CNN Brasil. Nesta última, apresentava o programa Novo Dia. Foi demitido da emissora em agosto, em processo de reestruturação promovido pelo canal.

O Flow News vai ao ar de segunda a sexta, às 18h30, no YouTube. A atração destaca as principais notícias do dia, promovendo uma conversa entre o apresentador e convidados.

De mudança para Brasília, Ed Wanderley será editor da Agência Pública

Depois de anunciar na semana passada a sua saída do UOL, em São Paulo, onde há dois anos era editor de hard news, Ed Wanderley está de mudança para Brasília. A partir de 11 de setembro ele passa a integrar o time sucursal da Agência Pública na Capital Federal.

Apesar da rápida recolocação, ele explica que as duas movimentações não tiveram relação e que o novo desafio surgiu após o anúncio de sua saída do UOL: “Recebi um convite incrível do diretor Thiago Domenici para ser o editor de Brasília e não quis perder a oportunidade de voltar ao jornalismo investigativo num projeto em que acredito tanto”.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Ed começou a carreira como colunista do portal JC Online e produtor no SBT Recife. Após uma rápida passagem em 2009 pela TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, retornou à capital pernambucana, onde se destacou como repórter e editor do Diário de Pernambuco, acumulando nesse período mais de uma dezena de prêmios de jornalismo. Atualmente, integra a lista dos TOP 10 +Premiados Jornalistas da História na Região Nordeste, segundo o Ranking dos +Premiados da Imprensa Brasileira.

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Cléber Machado assina com o SBT

Cléber Machado assina com o SBT
Crédito: Divulgação/SBT

O SBT anunciou na sexta-feira (1º/9) a contratação do narrador esportivo Cléber Machado, ex-Globo. O locutor fará parte do time de narradores e apresentadores fixos da emissora.

Cléber comandará as transmissões de eventos esportivos, revezando com Téo José e Luiz Alano, os outros narradores fixos da emissora. O SBT transmite, entre outros eventos esportivos, a Copa Sul-Americana e a Champions League. Além do SBT, Cléber participa de transmissões do Amazon Prime Video.

“Com todo esse interesse e força que o SBT está dando para o esporte e o futebol, para mim é um prazer e uma honra ser convidado para participar dessa equipe que já tem Téo José, Luiz Alano, Mauro Beting, companheiro de muito tempo, e outros grandes profissionais”, declarou Cléber sobre o novo desafio. “Espero que eu some e que, juntos, a gente faça um trabalho bem bacana e bonito”.

Uma das principais vozes do Esporte da Globo, Cléber deixou a emissora em março, após 35 anos de casa. O narrador chegou à emissora em 1988 e nesse período comandou diversos eventos esportivos, como nove Copas do Mundo, Olimpíadas, Fórmula 1, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e outros torneios de futebol. Antes, trabalhou em Rádio Tupi, TV Gazeta de SP e Bandeirantes.

Depois da Globo, narrou as finais do Campeonato Paulista deste ano pela Record TV e jogos pelo Amazon Prime Video, antes de chegar ao SBT.

RFTV tem nova identidade visual

RFTV lança tem nova identidade visual
RFTV lança tem nova identidade visual

A Rede Família de Televisão deu um novo passo para reposicionar a marca na mídia brasileira. Em 4/9, a emissora estreou sua nova identidade visual, trazendo diferentes logo e nomenclatura. A RFTV busca através da mudança acompanhar os principais players globais de mídia.

“A identidade de marca, com o reforço de siglas, é tendência mundial de mercado e tem o propósito de se aproximar do público de maneira mais direta e objetiva”, afirma Francisco Costa, diretor executivo da RFTV.

Há 25 anos no ar, a RFTV foi criada a partir da TV Thathi de Campinas, ex-afiliada da Rede Manchete. Em 1998 foi adquirida pelo Grupo Record. Além de programação própria, exibe produções da própria Record.

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Defesa de Lula Marques vai ao STF contra descredenciamento

Defesa de Lula Marques vai ao STF contra descredenciamento

A defesa do repórter fotográfico Lula Marques (EBC) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de mandado de segurança para tentar suspender decisão do deputado Arthur Maia, presidente da CPMI do 8 de janeiro, que descredenciou o jornalista e o impediu de circular nas sessões da comissão.

Marques está impedido de participar das reuniões da CPMI desde 24 de agosto, quando Maia assinou um ato normativo que proibiu sua entrada e revogou sua credencial para a cobertura da comissão. O presidente da CPMI justificou a decisão afirmando que o fotojornalista havia violado a Lei Geral de Proteção de Dados ao fotografar a tela do celular do senador Jorge Seif, enquanto respondia a uma mensagem.

Para a defesa de Marques, a fotografia não viola a LGPD, pois “não se aplica ao tratamento de dados pessoais (…) realizado para fins exclusivamente jornalísticos e artísticos”. Os advogados também destacaram que a foto foi tirada “local público destinado à realização de debates e à tomada de decisões de interesse público por agentes políticos de viés representativo”.

Os advogados enfatizaram ainda que o conteúdo da mensagem fotografada seria de interesse público. Jorge Seif estava respondendo a uma jornalista sobre as investigações contra Jair Renan Bolsonaro, filho mais jovem do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o mandado de segurança “é uma defesa da liberdade profissional, mas, especialmente, da liberdade de imprensa e de expressão. A tese defendida interessa não só a todos os profissionais de imprensa, mas, e sobretudo, à sociedade brasileira e ao fortalecimento do estado democrático de direito. Como pensar em debate público sem liberdade de imprensa e de expressão?”.

Morre, aos 57 anos, o jornalista especializado em automóveis Wilson Toume

Morreu na madrugada desta segunda-feira (4/9), aos 57 anos, o jornalista Wilson Toume. Um dos mais respeitados e experientes profissionais na cobertura da indústria automotiva, ele havia feito duas semanas atrás uma operação pra corrigir uma hérnia de intestino.

Já em alta, na segunda-feira passada (28/8) passou em uma consulta com um pneumologista por causa uma intensa tosse. Foi então internado novamente com um quadro de infecção que se espalhou, passando por diálise e sendo intubado na sexta-feira.

“Nosso querido amigo Wilson Toume, excelente jornalista automotivo, nos deixou nesta madrugada”, destacou pelas redes sociais Sergio Quintanilha, criador do Guia do Carro e que por muitos anos trabalhou com Toume. “Wilson foi um brilhante editor-chefe da revista Carro na época da Motorpress. E há mais de um ano cuidava diariamente da atualização vespertina do Guia do Carro, no portal Terra. É uma notícia devastadora, muito triste para todos nós”.

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, Toume passou por algumas das principais publicações impressas e digitais especializadas em automóveis do Brasil. Foi repórter de Autoesporte, Quatro Rodas, e Automóvel e Requinte, e por 12 anos integrou o time da revista Carro, onde chegou a ocupar o cargo de editor-chefe.

Nos últimos anos vinha atuando como freelancer, em especial para publicações como Guia do Carro/Terra e revista AutoData, onde recentemente foi um dos autores dos textos da edição comemorativa de 30 anos da publicação.

Além dos automóveis, nutria uma paixão por esportes internacionais, em especial as ligas norte-americanas de futebol americano (NFL), beisebol (MLB) e hóquei no gelo (NHL). Curiosamente, era torcedor do time de hóquei Detroit Red Wings, representante da cidade que é um dos berços da indústria automotiva mundial.

Seu velório acontecerá nesta terça-feira (5/9), das 16h às 19h, no Memorial Ossel (Av. Goias, 459), em São Caetano do Sul.

Radar +55: a importância de parcerias entre veículos e agências de comunicação no Brasil

O Radar +55 é um estudo produzido pela área de Business Intelligence (BI) do Grupo BCW Brasil, que traz uma análise da reputação externa da economia brasileira, mostrando como a imprensa de outros países enxerga o mercado do Brasil. O estudo é divulgado pelo Poder 360, de forma exclusiva, em formato trimestral. 

Rosa Vanzella

A parceria entre o veículo e o Grupo BCW Brasil é inédita no Brasil, e mostra a importância de acordos do tipo entre uma empresa jornalística e uma agência de comunicação. Sobre a iniciativa, Jornalistas&Cia conversou com Anna Rangel, diretora-executiva adjunta do Poder360; e Rosa Vanzella e Simone Iwasso, copresidentes do Grupo BCW Brasil. 

Rosa e Simone explicaram como surgiu o Radar+55. Segundo elas, o Grupo BCW Brasil identificou a necessidade de saber qual era a percepção da imprensa estrangeira sobre a realidade econômica do Brasil. O grupo já tinha o Índice de Desempenho de Mídia (IDM), que ajuda as empresas a entenderem sua reputação através das notícias da imprensa, e o aplicou para as notícias de fora. Isso possibilitou a elaboração de um estudo para saber como outros países enxergam a economia brasileira.

Simone Iwasso

“Uma vez que a gente já tinha a metodologia proprietária do IDM, por que não ampliar o uso para ajudar as companhias na leitura do cenário internacional? As decisões tomadas pelas companhias precisam ser baseadas em insights extraídos de dados. Com esses dois indicadores nas mãos, conseguimos entender as principais fortalezas que a imprensa estrangeira enxerga na economia do País, aprofundar os diversos desafios retratados, como interferência política, questões ambientais e de políticas governamentais, como a Fiscal e a Tributária”, explicaram as copresidentes.

Para a diretora do Poder360, a parceria entre o veículo e a agência surgiu quando a empresa detectou a relevância das informações obtidas pelo Radar +55. “São informações superinteressantes para os leitores do Drive e do Poder 360 que acompanham assuntos relacionados à mídia, um dos principais pilares de cobertura do jornal digital”, explicou Rangel. “É uma forma de fazer chegar aos nossos leitores uma bem fundamentada aferição dos humores da pauta pública global acerca do Brasil, e como forma de turbinar a cobertura do jornal sobre o que se diz a respeito do Brasil nos principais veículos de mídia estrangeiros (por exemplo, Financial Times, La Nación, Wall Street Journal, El Universal, entre outros). A possibilidade de observar a pontuação de temas da política e da economia locais (de relações bilaterais com EUA e China a estatais ou política monetária, para citar alguns exemplos) ajuda o leitor a ter uma visão bem completa a respeito da imagem brasileira lá fora”.

Anna Rangel

Sobre a importância de parcerias do tipo entre agências de comunicação e veículos jornalísticos, Rosa e Simone destacaram a evolução do mercado de comunicação: “É uma parceria muito importante e bastante simbólica, mostrando como a evolução da comunicação e do jornalismo já passa por uma convergência maior na integração de plataformas e na forma de comunicar, informar e atingir os públicos-alvo. A forma de as pessoas se informarem muda à medida que surgem novos canais. Tanto o jornalismo como a comunicação corporativa precisam se adaptar a esse novo mundo mais segmentado, multiplataforma e diverso. No mundo de hoje, as decisões devem ser embasadas em dados e cenários, e os resultados devem ser mensurados com métricas e indicadores e contextualizados para melhor entendimento. Esse é o futuro”.   

Já Rangel destaca os novos caminhos abertos pela parceria, que possibilitam novos meios de se obter informações de qualidade: “As informações contidas nos relatórios são valiosas, indicando o status da confiança de atores externos no Brasil e quais são os principais temas pelos quais nosso país é lembrado lá fora. Parcerias que possam qualificar nossa cobertura com dados de boa qualidade, e sempre em alinhamento aos cânones do bom jornalismo profissional e dos nossos princípios editoriais, além de políticas de compliance e de conduta, são de interesse do Poder360”. 

Lana Pinheiro despede-se de IstoÉ Dinheiro e lança plataforma própria

Lana Pinheiro despede-se de IstoÉ Dinheiro e lança plataforma própria
Lana Pinheiro despede-se de IstoÉ Dinheiro e lança plataforma própria

Lana Pinheiro está de saída da IstoÉ Dinheiro, onde é editora de ESG e da coluna de Sustentabilidade. Em anúncio nas redes sociais, ela informou que irá tocar seu próprio projeto, a plataforma ESG por Lana Pinheiro. 

Segundo ela, o novo serviço contará com três frentes de atuação: ESG por Lana Pinheiro, que será a plataforma de conteúdo em site e redes sociais; ESG Content, destinada a palestras, workshops, artigos e cursos sobre a agenda; e ESGpr, uma microbutique de consultoria de comunicação para apenas três clientes que tenham propósitos alinhados ao da economia verde, criativa, social e colaborativa.

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A polêmica do Estúdio Folha

A polêmica do Estúdio Folha
A polêmica do Estúdio Folha

Um levantamento do Intercept Brasil apontou que a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Paulo repassou à Folha de S.Paulo quase R$ 3 milhões em matérias pagas nos últimos dois anos. Apesar de ser uma prática bastante comum, as ações de branded content produzidas pelo Estúdio Folha chamaram a atenção pela intensidade e pela falta de aviso claro aos leitores sobre a natureza do conteúdo.

Em sua coluna do último sábado (26/8), o ombudsman José Henrique Mariante reconheceu o conflito e lembrou que, um mês atrás, um leitor já havia avisado que não era possível distinguir o conteúdo pago pela prefeitura das demais reportagens do jornal. “Alertei a Redação de que não havia indicação clara sobre ser um produto patrocinado”, afirmou Mariante. Ele acrescentou ainda, sobre a reportagem do Intercept, que ela “faz inferências, mas não apresenta nada de concreto além, é claro, da falta de um marcador mais explícito de conteúdo não editorial”.

Como resposta, o Intercept publicou nessa terça-feira (29/8) mais uma matéria com documentos que mostram os valores pagos pelo prefeito Ricardo Nunes e como a ação aumentou no último ano. Confira!

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Aberje cria Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação

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A Aberje acaba de criar o seu Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação e convidou, para o cargo de economista-chefe do núcleo, o economista Leonardo André Paes Müller, autor do livro Imaginação e moral em Adam Smith (Alameda Editorial, 2022), que será responsável por supervisionar e fornecer análises especializadas e insights relacionados a tendências, questões e políticas econômicas.

Desempenhará, ainda, o papel de agregar, qualificar e disseminar o conhecimento científico gerado pela entidade e de aprimorar a interlocução científica e retomar e criar parcerias acadêmicas. 

“O ponto de partida é a experiência e o know-how já existentes na Aberje. Minha primeira tarefa é mapear o que já é produzido pela associação em relação a conhecimentos científicos, pesquisas, relatórios e indicadores para, a partir daí, pensar em aprimoramentos e novidades para os associados”, destaca o economista.

Leonardo é economista e doutor em Filosofia pela USP, e tem doutorado pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Atualmente é doutorando em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou na área de Pesquisa, Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro da Fipe. Na academia, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFABC (PPGEco UFABC), também foi professor visitante no bacharelado em Ciência Econômicas da UFABC e ministrou diversos cursos de extensão na FFLCH-USP.

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