Levantamento agrupa premiações de acordo com suas variações temáticas e geográficas para chegar a um sistema de pontuação justo e objetivo

Em sua 13ª edição, o Ranking +Premiados da Imprensa Brasileira segue com o modelo de sucesso adotado nos últimos anos para definir os jornalistas, veículos e grupos de comunicação mais premiados do Brasil − em 2023 e na história.

Entre iniciativas nacionais e internacionais, foram analisados os resultados de 190 premiações jornalísticas. Um universo extremamente amplo, repleto de particularidades, diferentes prestígios e que há mais de oito décadas reconhece a excelência do jornalismo brasileiro.

Para chegar aos resultados, as premiações são classificadas de acordo com suas amplitudes temáticas e geográficas. Quanto mais ampla e abrangente for a possibilidade de participar de uma iniciativa, mais pontos ela renderá ao jornalista premiado. “O sistema de pontos, se não é perfeito, é extremamente justo e orientado pelo desafio de dar objetividade a algo tão subjetivo como o valor intrínseco que a conquista de um prêmio tem para alguém”, explica o coordenador da pesquisa Fernando Soares.

No formato adotado, o Ranking atribui de 10 a 100 pontos para cada prêmio vencido por jornalistas e seus veículos. Apenas conquistas de 1º lugar são consideradas pela pesquisa, deixando de fora possíveis reconhecimentos para 2º e 3º colocados ou menções honrosas.

No caso dos profissionais, esses pontos são considerados na totalidade para conquistas individuais, e pela metade para trabalhos em equipe. Já para veículos e grupos cada conquista é única, independentemente da quantidade de profissionais da equipe que conquistaram o prêmio, e sua pontuação considerada de maneira integral.

Ao ser cadastrada na pesquisa, uma premiação é classificada levando em consideração os aspectos Geográfico e Temático, cada um com subdivisões próprias:

Geográfico

  • Global: Concorrem com profissionais de todo o mundo;
  • Continental: Iniciativas destinadas ao Jornalismo nas Américas;
  • Nacional: Concorrem profissionais de todo o País;
  • Regional: Destinada a premiações divididas por regiões brasileiras;
  • Local: Iniciativas estaduais, municipais ou macrorregionais dentro de um único estado;
  • Interno: Premiações de veículos ou grupos de Comunicação.

Temático:

  • Geral: Premiações e homenagens que não fazem distinção de tema;
  • Específica: Premiações e homenagens direcionadas a determinadas editorias (Economia, Meio Ambiente, Política etc.);
  • Institucional: Premiações e homenagens com foco em temas pré-determinados por entidades e empresas organizadoras, que se beneficiam diretamente do assunto abordado;

Por seu valor histórico para o jornalismo brasileiro, os prêmios Esso e Embratel são os únicos que contam com pontuações específicas e próprias, mas que também levam em consideração as divisões geográficas e temáticas.

A pontuação é definida a partir do cruzamento das subdivisões em que cada categoria de um prêmio se encaixa, como mostra a tabela abaixo. Vale destacar que um mesmo prêmio pode ter categorias em mais de uma classe de pontos. Um exemplo é o próprio Prêmio Esso, que se notabilizou por reconhecer, além de reportagens nacionais de temática geral, também trabalhos divididos por temáticas, como o prêmio de Informação Econômica (Nacional/Específica) ou pelas regiões do Brasil (Regional/Geral).

Depois de as premiações serem cadastradas, uma soma simples dos resultados aponta quais são os jornalistas, veículos e grupos mais premiados no ano e na história.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments