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quinta-feira, julho 24, 2025

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Instituto Serrapilheira financiará nove podcasts sobre ciência

Rodrigo Alves, do Vida de Jornalista, oferece oficina online sobre podcasts

O Instituto Serrapilheira selecionou nove criadores de podcast focados em ciência para um treinamento de três meses, além de um aporte de R$ 50 mil para a produção de uma temporada. Os projetos, todos em fase de produção, foram selecionados na chamada pública para podcasts do Instituto, que contemplou propostas com diferentes assuntos e formatos.

Entre setembro e novembro, os selecionados irão participar de um treinamento para aperfeiçoar suas propostas e melhorar suas capacidades técnicas. Esta etapa será conduzida por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do Laboratório 37, empresa de comunicação que já produziu trabalhos para clientes como Globo e Spotify.

Conheça os escolhidos:

A Reinvenção da Natureza

Responsável: Nathalia Cariatti

Organização: NCF Produções (SP)

Podcast narrativo documental que vai debater as questões sociais que ganharam relevância com as técnicas da ciência reprodutiva, como inseminação artificial e fertilização in vitro. A ideia é discutir como a geração da vida humana tem passado pelo laboratório.

 

Caatingueira

Responsável: Pâmela Mariana Queiroz Santana

Organização: Centro Cultural do Cariri – Instituto Mirante (CE)

O podcast pretende abordar a tradição da medicina popular e as plantas da caatinga, cruzando questões de ciência, ancestralidade e cura. Além disso, o podcast trará histórias e outros aspectos do Cariri cearense, levando o público a conhecer melhor a cultura da região.

 

Meridianos

Responsável: Lara Carvalho

Organização: Lua de Maré Produções (BA)

Podcast de ficção que pretende usar contos para imaginar como possíveis catástrofes climáticas poderiam afetar a população e a cultura da Região Nordeste. O foco é promover um debate sobre meio ambiente e sociedade, levando os ouvintes a entenderem os efeitos do desrespeito à causa ambiental.

 

Sinal de Vida

Responsável: Lucas dos Santos Andrade

Organização: Alô, Ciência? (SP)

Trará os relatos e experiências de dois biólogos que buscam por rastros de espécies-foco da conservação da biodiversidade ao mesmo tempo em que aprendem mais sobre o trabalho de campo. O foco da primeira temporada será a coleta de dados da raia-chita nos mares que circundam o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em São Paulo.

 

Planetário

Responsável: Stela Nesrine Medrado

Organização: Todo Canto Produtora (SP)

Podcast de ficção destinado a ensinar astronomia para as crianças. O projeto contará as aventuras de Mizu, uma garota de 12 anos que viaja para outros planetas do sistema solar, onde aprende mais sobre ciência.

 

O mar não está pra peixe

Responsável: Herton Escobar

Organização: Jornal da USP (SP)

Irá detalhar os impactos causados pela ação humana nos ecossistemas marinhos, como pesca predatória, mudanças climáticas e outras. O programa mostrará a origem, as consequências e possíveis soluções para essas questões.

 

Os Caminhos de Niéde Guidon

Responsável: Kelly Spinelli

Organização: B9 Conteúdo e Mídia LTDA (SP)

Contará a história de Niéde Guidon, considerada uma das mais importantes arqueólogas brasileiras, a partir de uma expedição realizada em 2020 à Serra da Capivara, local que foi um dos principais campos de trabalho de Niéde. O projeto vai tratar das questões políticas e científicas que foram abordadas ao longo da carreira da arqueóloga, como falta de financiamento, negacionismo científico e outros.

 

Torpor

Responsável: Leonardo Aquino

Organização: Apneia Conteúdo (PE)

Podcast irá debater o consumo de opióides, analgésicos de grande potência que podem causar dependência física e psicológica. Com entrevistas, construções de cenas e outros recursos, os episódios jogarão luz sobre o tema e explicarão como o Brasil tem se preparado para lidar com a questão.

 

Axé das Plantas – Cura do corpo e da alma

Responsável: Victor Silva

Organização: Universidade Federal da Bahia (BA)

Podcast irá discutir os aspectos científicos e culturais das plantas usadas nas religiões de matriz africana, como Umbanda, Jarê, Ifá e Candomblé. A ideia é trazer um olhar científico para a comprovação dos benefícios medicinais dessas plantas no tratamento de doenças e males espirituais.

Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas

Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas
Presidente da CPMI do 8 de janeiro assina ato que censura jornalistas

O presidente da CPMI do 8 de janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), assinou em 28/8 um ato que limita o acesso dos profissionais de imprensa que trabalham na cobertura da Comissão.

O texto impõe um credenciamento específico para jornalistas e fotógrafos, além do concedido pelo Senado Federal e a Câmara dos Deputados para comunicadores trabalharem nas casas legislativas. Além disso, proíbe os profissionais de capturar “imagens [na CPMI] de conteúdo privado de terceiros sem autorização”

De acordo com o ato, a imprensa não deve interferir nos trabalhos da CPMI ou divulgar informações privadas e confidenciais sobre a comissão sem autorização.

Maia também determinou que qualquer violação das regras sujeita o profissional a sanções, além de responsabilização civil e penal.

“Embora o direito à liberdade de expressão e seu corolário − consubstanciado na liberdade de imprensa − consistam em pilares do Estado Democrático de Direito, não há direito absoluto no ordenamento jurídico pátrio, de maneira que tal previsão deve ser sopesada com os direitos próprios da personalidade, como o direito à intimidade e proteção da vida privada”, declarou o deputado.

Em nota, o presidente da EBC, Hélio Doyle, afirma que a decisão viola o livre exercício da profissão e a liberdade de imprensa, pedindo que a medida seja revista.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) publicou carta aberta pedindo a revogação da medida. Também o Sindicato de Jornalistas do DF e a Fenaj repudiaram “veementemente a grave violação da Constituição e do exercício profissional da categoria imposta pela presidência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas do dia 8 de janeiro”.

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Aberje anuncia inauguração do Capítulo Amazônia

A Aberje voltará a ter o Capítulo Amazônia, com sede em Belém, que abrangerá os estados da Amazônia Legal. A iniciativa, que será formalizada no próximo dia 29/8, em evento das 11h às 14h, no Hotel Atrium Quinta de Pedras, na capital paraense, tem o apoio da agência Temple.

A entidade, que já teve um capítulo na região, em Manaus, de 2004 a 2014, conta atualmente com 35 associadas da Amazônia Legal, a maioria no Pará, razão da opção pelo estado para sediar o novo capítulo.

Interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato com Victor Pereira, gerente de Relações Institucionais da Aberje, pelo e-mail victor@aberje.com.br.

Prêmio Aberje

Ainda sobre a Aberje, a entidade divulgou na última semana o balanço da 49ª edição do Prêmio Aberje, que bateu o recorde histórico, com 375 trabalhos inscritos por 168 organizações, entre empresas e agências de comunicação, que concorrem às 18 categorias existentes. As cinco categorias mais concorridas são Público Interno, Multipúblicos, Evento, Sociedade e Diversidade e Inclusão.

Nos meses de setembro e outubro sairão os vencedores regionais, que, na sequência, participam do Painel de Cases, fazendo a defesa oral de seus projetos à banca de jurados do Prêmio, em uma apresentação aberta ao público geral. Os vencedores nacionais serão anunciados em novembro, durante a cerimônia de premiação.

Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente

Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente
Organizações lançam plataforma de monitoramento de informações sobre clima e meio ambiente

Agência Envolverde, Projeto Colabora, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil unem-se no projeto Diário do Clima, plataforma cujo objetivo é facilitar o acesso a informações oficiais de municípios brasileiros sobre clima e meio ambiente, contribuindo na produção de conteúdo sobre os temas.

O Diário do Clima é um dos oito projetos brasileiros selecionados pelo Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. A plataforma proporcionará alertas de publicações de interesse dos usuários e a possibilidade de encomendar relatórios personalizados, com acesso aos dados e análise detalhada das decisões publicadas em diários oficiais. Também será possibilitada a filtragem dos dados a partir de temas importantes para questões ambientais.

“Grande parte dos municípios brasileiros não têm portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação. Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, em comunicado à imprensa. “O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais, novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”.

A gestão do Diário do Clima será feita por integrantes das seis plataformas. A ferramenta será lançada oficialmente nesta quinta-feira (31/8), durante o Coda Amazônia, em Belém.

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Roberta Catani é a nova diretora de Comunicação da Mastercard

Roberta Catani

Roberta Catani despediu-se da Johnson & Johnson − ou melhor, da Kenvue (a nova J&J Consumer) −, para assumir a Diretoria de Comunicação da Mastercard. Foram oito anos e dez meses de J&J e oito meses de Kenvue.

“Trabalhar na J&J me permitiu vivenciar uma empresa com valores éticos incomparáveis, produtos excepcionais e uma cultura de cuidado”, destacou a executiva em postagem de despedida em seu perfil no Linkedin. “No entanto, são as pessoas incríveis com quem tive a oportunidade de compartilhar meus dias que me são queridas. Durante minha passagem pela J&J, tive a oportunidade de liderar a comunicação no Brasil, estabelecer uma estrutura na América Latina e concluir esta jornada como parte do time global”.

Agora, na nova jornada na Mastercard, terá a missão de liderar as áreas de Comunicação Corporativa, Relações Públicas, Comunicação Interna e Eventos Corporativos, cultivando e fortalecendo ainda mais o relacionamento da companhia com a imprensa, influenciadores, funcionários e outros stakeholders. Vai se reportar à VP de Comunicação e Marketing Brasil Sarah Buchwitz.

Roberta Catani

“Para esta nova e emocionante fase da minha jornada profissional, estou absolutamente encantado com o próximo desafio! Terei a responsabilidade de assumir a função de supervisionar as Comunicações Corporativas, Relações Públicas, Comunicações Internas e Eventos Corporativos para cultivar e fortalecer ainda mais o relacionamento da Mastercard com a imprensa, influenciadores, funcionários e principais stakeholders no Brasil, avançando e salvaguardando a marca Mastercard”, concluiu.


E mais…

Centro Knight oferece curso gratuito sobre ChatGPT nas redações

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas lança no mês que vem o curso online e gratuito Como usar o ChatGPT e outras ferramentas de IA generativa em sua redação, que abordará o uso dessa Inteligência Artificial no jornalismo.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (4/9), e o curso será realizado de 25 de setembro a 22 de outubro. O conteúdo será oferecido simultaneamente em português, inglês e espanhol. O link para as inscrições deve ser disponibilizado em journalismcourses.org no próximo mês.

Os instrutores do curso são Aimee Rinehart, gerente sênior de produtos de estratégia de IA da Local News AI da Associated Press; e Sil Hamilton, engenheiro de aprendizado de máquina e pesquisador residente de IA da organização jornalística Hacks/Hackers.

Ricardo Kertzman e Héverton Guimarães deixam a Itatiaia

Ricardo Kertzman e Heverton Guimaraes

O comentarista e colunista de política Ricardo Kertzman demitiu-se da Rádio Itatiaia, em que atuou por alguns meses, e seguiu para a Rádio 98. A informação é do portal Moon BH.

Ele tornou-se muito popular, principalmente no meio político, quando ainda escrevia uma coluna no Estado de Minas, e mandava em primeira mão para a Itatiaia as novidades do Atlético Mineiro, clube em que é um dos conselheiros.

Outro que saiu da Itatiaia foi o apresentador e comentarista esportivo Héverton Guimarães, depois de um ano de trabalho. Também de acordo com o portal Moon BH, Héverton disse sair muito feliz da emissora, uma vez que o presidente e seu vice garantiram que as portas estão abertas para o seu retorno, se um dia assim desejar. O novo projeto dele é digital, com a nacional da Band.

Antes de assinar com a Itatiaia, Héverton atuava na Band Minas, mas um desentendimento da emissora com a Rádio 98 culminou em sua saída.

Ricardo Kertzman e Heverton Guimaraes

Regulamento: Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Começa nesta quinta-feira a votação do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Introdução

O jornalismo brasileiro hoje tem um recorte racial incompatível com o recorte racial da sociedade brasileira. O Estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, realizado em 2021 pela newsletter Jornalistas&Cia sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, além de estimar que menos de 20% dos profissionais que atuam nas redações se declaram negros, mostrou que quanto mais alto o cargo, menor a presença de negros ocupando essas posições. Essas informações e números, levantados pelo estudo, são fundamentais para o jornalismo brasileiro tanto para uma maior diversidade racial na imprensa, como também uma efetiva e ampla valorização desses profissionais. São objetivos que o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira vai perseguir, em continuidade aos projetos e programas de Diversidade, Equidade e Inclusão que os organizadores vêm implementando nos últimos anos.

 

O Prêmio

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira é uma realização conjunta de Jornalistas&Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP e tem por objetivo o reconhecimento dos jornalistas negros e negras do Brasil e dos veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista, por sua contribuição histórica ao jornalismo brasileiro. É também uma contribuição para o fomento de maior diversidade, equidade e inclusão nas redações jornalísticas do País, e, em consequência, das pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial. Além da valorização do jornalismo local e regional.

Anual, ele foi concebido para fazer parte do calendário do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Será realizado em dois turnos de votação, em eleição realizada entre os próprios jornalistas e também entre os profissionais das áreas afins como assessorias de imprensa e comunicação, estudantes e professores de jornalismo e colegas das áreas de publicidade, propaganda e marketing.

O prêmio conferirá aos eleitos troféus e certificados alusivos à conquista em solenidade e data a serem definidas oportunamente, levando-se em consideração o calendário de iniciativas das celebrações do Dia da Consciência Negra.

 

Quem poderá ser indicado e concorrer à premiação

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira não tem inscrições. Resultará de indicações espontâneas que se darão em um processo eleitoral com dois turnos de votação, o primeiro de livre indicação, de onde sairão os classificados; e o segundo, que elegerá os TOP 50 Profissionais Brasil; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul; os TOP 5  Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.

Poderão ser votados no primeiro turno e no segundo turno jornalistas negros e negras em atividade em redações jornalísticas de qualquer região do País e de quaisquer plataformas editoriais (mídia impressa, eletrônica ou digital) e tipo (jornal, rádio, TV, revista, internet, blog, canal digital, podcast etc.), independentemente do porte, segmento ou especialização.  E veículos jornalísticos – gerais ou especializados/segmentados – reconhecidos por atuar na cobertura de temas raciais e pelo empenho na luta antirracista no jornalismo brasileiro.

Indicações que fugirem a esse escopo serão desconsideradas.

 

Primeiro Turno

O primeiro turno é de livre indicação e, nele, cada eleitor poderá indicar até cinco nomes de jornalistas nas categorias Profissionais Brasil e Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo e de veículos de comunicação que mais admira. Os votos, ainda que parciais, ou seja, com menos de cinco indicações, serão considerados válidos.

Resultará dessas indicações a lista dos finalistas para o segundo turno até o limite de 100 que vão concorrer aos TOP 50 Profissionais Brasil; até o limite de dez profissionais que vão concorrer aos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; e até dez veículos de comunicação, que vão concorrer aos TOP 5 Veículos de Comunicação. Serão classificados os que obtiverem maior quantidade de votos.

Dos TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo sairão os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A apuração e a proclamação dos resultados finais terão a curadoria das quatro organizações responsáveis pela premiação, a saber: Jornalistas & Cia, Neo Mondo, 1 Papo Reto e Rede JP.

 

Segundo Turno

O segundo turno começará com a votação zerada e será disputado pelos profissionais e veículos classificados no primeiro turno – até o limite de 100 nomes para a categoria Profissionais Brasil; dez profissionais para a categoria Profissionais de Imagem / Foto e Vídeo; e até dez Veículos de Comunicação. Eles serão relacionados em ordem alfabética na cédula de votação.

Nesse turno, os eleitores escolherão seus preferidos, entre os jornalistas e os veículos de comunicação, até o limite de cinco nomes, classificando-os de 1º a 5º lugar.

Do mesmo modo, não será obrigatório votar em cinco nomes. Todos os votos, ainda que parciais, serão computados na apuração.

Os vencedores, ou seja, os que obtiverem as maiores pontuações no segundo turno, vão compor os TOP 50 Profissionais Brasil, os TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo; os TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste; e os TOP 5 Veículos de Comunicação.

 

Como será a votação

A votação tanto no primeiro quanto no segundo turno será feita em ambiente digital, na plataforma especialmente desenvolvida pelos organizadores da premiação.

Ela exigirá de cada eleitor um pequeno cadastro, necessário para validação dos votos e para garantir a confiabilidade da votação. Esse cadastro constará de nome completo, empresa, cargo, e-mail e CPF do votante, sendo que cada pessoa só poderá votar uma única vez no primeiro turno e uma única vez no segundo turno.

Essas informações serão mantidas sob guarda e sigilo dos organizadores, por até um mês após o evento de premiação, sendo depois excluídas do sistema, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Sistema de pontuação

 A pontuação seguirá os seguintes parâmetros:

  • Primeiro Turno
    • Todas as indicações valerão 1 ponto e a pontuação final de cada indicado será a soma das indicações recebidas.
  • Segundo Turno
    • As indicações valerão:
      • 1º lugar – 100 pontos
      • 2º lugar – 80 pontos
      • 3º lugar – 65 pontos
      • 4º lugar – 55 pontos
      • 5º lugar – 50 pontos

 

Confidencialidade dos votos

A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações. Todo o processo será conduzido por um moderno e seguro sistema de votação online desenvolvido e supervisionado pelos organizadores da premiação.

 

As Premiações

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira terá o seguinte escopo:

  • TOP 50 Profissionais Brasil
    • Serão homenageados os 50 jornalistas negros e negras classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
    • Desses, os dez com as maiores votações integrarão o Pódio, recebendo um troféu alusivo à conquista, revelação que só será feita na cerimônia da premiação.
  • TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
    • Serão homenageados os cinco profissionais de imagem negros ou negras (fotógrafos ou cinegrafistas) classificados no primeiro turno e que obtiverem, no segundo, as maiores pontuações – independentemente de função, plataforma, veículo ou região em que atuem.
    • Desses, o mais votado, considerado campeão de admiração do prêmio nesta categoria, receberá adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
  • TOP Campeões Regionais
    • Serão homenageados os jornalistas que em cada uma das cinco regiões do País receberem as maiores votações na região em que atuam. Seus nomes sairão dos eleitos entre os TOP 50 Profissionais Brasil e dos TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo.
    • Todos eles receberão adicionalmente um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.
  • TOP 5 Veículos de Comunicação
    • Serão homenageados os cinco veículos de comunicação – especializados ou não – com maior aderência à cobertura de pautas raciais no País.
    • Desses, o mais votado, considerado o campeão de admiração do prêmio, também receberá um troféu alusivo à conquista, revelação que do mesmo modo só será feita na cerimônia de premiação.

 

Homenagens Especiais

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:

  • Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama
    • Que distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional
  • Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes
    • Que distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023
  • Personalidade do Ano – Troféu Gloria Maria
    • Que distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão

 

Calendário

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira seguirá o seguinte calendário:

  • 24/08/2023 Lançamento
  • 31/08/2023 Início do 1º Turno
  • 14/09/2023 Final do 1º Turno
  • 15 a 19/09/2023 Apuração do 1º Turno
  • 20/09/2023 Divulgação
  • 21/09/2023 Início do 2º Turno
  • 05/10/2023 Final do 2º Turno
  • 06 a 09/10/2023 Apuração do 2º Turno
  • 10/10/2023 Divulgação
  • 13/11/2023 Premiação

 

Leandro Conti assume a VP de Assuntos Corporativos da Hotmart

Leandro Conti (Divulgação Hotmart)

Leandro Conti acaba de assumir a recém-criada Vice-Presidência Global de Assuntos Corporativos da Hotmart Company, empresa global de tecnologia focada na Creator Economy.

Com reporte direto ao cofundador e CEO João Pedro Resende, a nova área terá responsabilidade sobre comunicação externa, com liderança de Mariana Rosa; relações governamentais e institucionais, com Antonio Abbatepaolo; e ESG, com Edivânia Silva, para as três empresas do grupo: Hotmart, Teachable e eNotas.

Leandro Conti está na Hotmart desde 2020, e anteriormente liderava a diretoria de marketing communication & external affairs da empresa. Nos mais de 20 anos de carreira, ocupou posições de liderança em empresas multinacionais como UnitedHealth Group, Syngenta, Bayer, Henkel, Philip Morris e Nextel.

Leandro Conti (Divulgação Hotmart)

Em um de seus primeiros desafios à frente da nova área, Leandro participou na última semana do Fire Festival, evento de marketing digital, empreendedorismo e inovação organizado pela Hotmart.

Em sua sétima edição, o encontro foi realizado de 24 a 26 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte, e contou com cerca de 8 mil participantes, de 26 países. No total, foram 36 estandes, seis palcos simultâneos e mais de 160 palestrantes, além de mais de 3 mil colaboradores que estiveram envolvidos na sua realização.

Novo censo mapeará o perfil das agências de comunicação no Brasil

Projeto é uma iniciativa conjunta de Abracom, Gecom, Jornalistas&Cia e Mega Brasil

Vem aí o novo Censo Brasileiro das Agências de Comunicação, que tem por objetivo mapear e identificar com maior precisão as centenas de agências de comunicação existentes no mercado brasileiro, um mercado que em 2022 faturou quase R$ 5 bilhões e que emprega mais de 17 mil profissionais, segundo dados do Anuário da Comunicação Corporativa.

Financiado pelo consórcio integrado por Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Gecom – Grupo Empresarial de Comunicação (mantenedor do Prêmio Jatobá PR), Jornalistas&Cia e Mega Brasil, o Censo será realizado entre os meses de setembro e outubro e sua apresentação ao mercado ocorrerá em novembro. O trabalho de campo será realizado pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, sob a coordenação de Maurício Bandeira, especialista em pesquisas de opinião, mercado e mídia, com mais de três décadas de experiência.

Tendo como ponto de partida o Censo realizado em 2021, que conseguiu mapear formalmente 900 das 1.500 agências pesquisadas, a nova edição vai se aprofundar no perfil de cada uma delas, buscando identificar, no universo estudado, quais são as que estão estruturadas empresarialmente, quais atuam como consultorias personalizadas e as que, mesmo caracterizadas como pessoas jurídicas, são de profissionais freelancers, que em geral têm como clientes as próprias agências de comunicação.

O Censo também buscará dimensionar o porte das agências, o que será possível a partir de informações como quantidade de colaboradores e de clientes que cada agência informar.

Outros detalhes do projeto foram apresentados nesta sexta-feira (25/8) em webinar que contou com as participações de Daniel Bruin, presidente da Abracom, do coordenador do Censo Maurício Bandeira e dos diretores do Gecom Eduardo Ribeiro, Helio Garcia, Marco Rossi e Thales Toffoli, com moderação da diretora executiva da Abracom Sheila Magri.

A transmissão está disponível no canal da Mega Brasil no YouTube.

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