Monitoramento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) mostrou que a violência contra a imprensa no Brasil caiu 40,7% em 2023. Foram ao todo 330 casos de ataques e agressões no ano passado. Em 2022, o total foi de 557 episódios de violência contra jornalistas. É a primeira vez que o índice de ataques contra a imprensa cai desde o início do monitoramento da Abraji, que começou em 2019.

Segundo a entidade, os números identificados pelo monitoramento estão diretamente ligados à chegada de Lula à Presidência e também à saída do ex-presidente Jair Bolsonaro do poder. Ao longo de seus quatro anos de mandato, de 2019 a 2022, houve um crescimento de 328% nos alertas de agressões contra a imprensa brasileira, fruto da postura de intimidação e contra a liberdade de imprensa adotada pelo antigo governo Bolsonaro.

O mês de janeiro concentrou a maior parte dos ataques contra jornalistas em 2023. Foi naquele mês que ocorreram os atos antidemocráticos na Praça dos Três Poderes, em oito de janeiro. Foram mais de 40 casos só naquele mês, uma média de mais de um ataque por dia. E desses ataques, mais de 75% foram considerados graves, classificados como agressões físicas, ameaças, intimidação, perseguição, entre outros.

Apesar de um início de ano conturbado, a violência contra jornalistas em 2023 foi aos poucos se amenizando ao longo do ano. Dos 330 ataques registrados, cerca de 47% foram discursos estigmatizantes, mais de 38% foram casos graves de agressão e ameaças, e quase 8% trataram-se de processos civis e penais.

“Em 2023, as cifras ainda são altas, mas já apontam para a melhoria de um quadro que se tornou progressivamente nefasto nos quatro anos anteriores”, destaca a Abraji, que deve lançar em março um novo monitoramento que mostrará os dados completos de 2023.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments