O embate judicial entre a Globo e a TV Gazeta, sobre a renovação do contrato de afiliação em Alagoas, ganhou um novo capítulo. Segundo informações do F5 (Folha de S.Paulo), a Globo apresentou ao Tribunal de Justiça de Alagoas um relatório afirmando que a TV Gazeta descumpriu diversas cláusulas de compliance e administração, citando inclusive casos de assédio moral e salários superfaturados.

No relatório, a Globo destacou os salários de alguns funcionários, disponíveis em planilha apresentada pela TV Gazeta na recuperação judicial. Um exemplo é o de um executivo da empresa, que recebe R$ 67 mil, “valor muito acima do mercado para um gestor de empresa de comunicação, especialmente considerando um estado como Alagoas, o segundo menor do País”, destacou a Globo. Além disso, segundo a emissora carioca, se a TV Gazeta consegue pagar salários altos como esse, também tem capacidade de sobreviver sem ajuda da Globo.

Outro ponto destacado pela Globo foi o assédio moral que teria sido praticado na TV Gazeta. A emissora carioca apresentou três condenações judiciais contra a TV Gazeta movidas por ex-funcionários, todas envolvendo excesso de trabalho. Também destacou decisão do Supremo Tribunal Federal em 2023 que condenou Fernando Collor, dono da TV Gazeta, por ter usado a emissora para receber propina.

Por enquanto, por determinação judicial, a TV Gazeta mantém o sinal da Globo até que a Justiça de Alagoas analise o caso de forma definitiva.

Entenda o caso

Em novembro do ano passado, a TV Gazeta, cujo dono é o ex-senador Fernando Collor, entrou na Justiça para obrigar a Globo a não encerrar o contrato de afiliação com a emissora alagoana, que terminaria em dezembro passado. O motivo alegado foi que, sem o apoio da Globo, a TV Gazeta iria à falência e não conseguiria pagar dívidas estabelecidas em seu plano de recuperação judicial. Além disso, haveria demissões em massa.

A TV Gazeta chegou a conseguir uma liminar junto ao Ministério Público de Alagoas que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação até 2028, mas ela foi derrubada em janeiro deste ano, e o embate judicial segue em andamento.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments