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quinta-feira, dezembro 18, 2025

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Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji terá 20 convidados internacionais

O 19º Congresso da Abraji oferecerá trilha sobre eleições e mais acessibilidade
Crédito: Abraji

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realiza de 11 a 14 de julho, na ESPM-SP, em São Paulo, o seu 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento terá a participação de 20 jornalistas de diferentes partes do mundo, nas mesas presenciais e on-line do congresso, para debater temas como Inteligência Artificial, desinformação e sustentabilidade do jornalismo.

Entre os convidados internacionais estarão presentes Jonathan Soma, especialista em programação e professor de jornalismo de dados da Universidade de Columbia; Maya Wolfe-Robinson, jornalista do Guardian; Ebony Riddell, diretora do projeto de legados de escravidão do The Scott Trust; Aiganysh Aidarbekov e Youri van der Weide, da Bellingcat, coletivo independente de jornalismo orientado por dados; Garance Burke, finalista do Prêmio Pulitzer; Doreen Wainainah, da PesaCheck, vencedora do Emmy e checadora de fatos de 15 países africanos.

Também participarão do congresso Amy Mitchell, diretora-executiva e fundadora do Center for News, Technology & Innovation; Andrew Fishman, presidente do Intercept Brasil; Benjamin Toff, autor do livro Avoiding the News: Reluctant Audiences for Journalism; Colin Pereira, diretor de HP Risk Management e cofundador e diretor do RiskPal;  Daniela Castro, jornalista investigativa colombiana; Daniel Suárez, jornalista colombiano com experiência em pesquisas de conflito armado; Ela Stapley, consultora de segurança digital do CPJ; James Kleinfeld, jornalista investigativo premiado e documentarista da Unidade Investigativa da Al Jazeera; María Teresa Ronderos, jornalista colombiana, diretora e cofundadora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística; Nikita Roy, líder o Laboratório de Jornalismo de IA na Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY; Nilesh Christopher, jornalista especializado em tecnologia, negócios, cultura e sociedade; Sherif Mansour, ex-coordenador do Programa do CPJ para o Oriente Médio e norte da África; e Vanina Berghella, jornalista argentina ex-diretora da Velocidad, aceleradora de mídia da SembraMedia e do Centro Internacional de Jornalismo (ICFJ).

Confira a programação do Congresso e inscreva-se aqui.

Abertas as inscrições para a 2ª edição da Formação Online Amazônia Vox

Abertas as inscrições para a 2ª edição da Formação Online Amazônia Vox
Crédito: Logotipo Amazônia Vox

Estão abertas até 7 de julho as inscrições para a segunda edição da Formação Online Amazônia Vox. Realizado em parceria com a Fundação Lemann, o treinamento abordará ética e inteligência artificial na comunicação, produção de podcasts regionais, engajamento nas redes sociais, editais de reportagem e práticas para evitar preconceitos na cobertura da Amazônia.

Serão oferecidas 50 vagas para residentes da Amazônia Legal participarem de um treinamento gratuito composto por seis sessões. Com até 1h30 de duração, as aulas serão realizadas virtualmente e ocorrerão entre julho e setembro deste ano. Na seleção, será considerada a diversidade étnico-racial, regional e de gênero.

A iniciativa escolherá pelo menos cinco participantes de cada estado da Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Os selecionados serão anunciados em 10 de julho.

A programação pode ser conferida no formulário de inscrição.

InfoMoney estreia programa Negócios do Esporte e amplia cobertura do tema

InfoMoney estreia programa Negócios do Esporte e amplia cobertura do tema
Crédito: Divulgação/InfoMoney

O InfoMoney, especializado na cobertura de economia, investimentos e negócios, estreou na semana passada o programa Negócios do Esporte, que vai discutir temas relacionados à economia dos esportes, como grandes eventos, negociações de atletas, direitos de transmissão, compra e venda de ativos e clubes no Brasil e no mundo, entre outros.

A apresentação do programa é de Henrique Esteter, especialista de mercado financeiro e coapresentador do Stock Pickers. O episódio de estreia entrevistou Pedro Rego Monteiro, CEO da Effect Sport, representante da NFL no Brasil, que realizou a venda em tempo recorde de ingressos para o primeiro jogo da liga de futebol americano no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. O jogo será em setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo.

O Negócios do Esporte estará disponível em todas as plataformas do InfoMoney e nas redes sociais. Segundo Thales Calipo, diretor Multiplataforma e de Novos Negócios do InfoMoney, o programa tem o objetivo de trazer para o público mais informações sobre a economia do esporte: “Com esse novo programa, queremos dar a nossa contribuição para o crescimento dessa indústria cada vez mais relevante para a economia e para a vida das pessoas”.

Organizações planejam criar fundo de apoio ao jornalismo no Brasil

Organizações planejam criar fundo de apoio ao jornalismo no Brasil
Crédito: Cytonn Photography/Unsplash

Organizações jornalísticas e filantrópicas vão se unir para criar um fundo de apoio ao jornalismo no Brasil, visando mobilizar recursos para fortalecer as capacidades de gestão e desenvolvimento das organizações de mídia no País. Inicialmente articulada pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a iniciativa reconhece o papel crucial do jornalismo e das mídias de interesse público na promoção de processos democráticos.

O fundo receberá contribuições de fundações como International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Ford Foundation, Oak Foundation, Luminate e Open Society Foundations (OSF), com planos de considerar outras fontes de financiamento no futuro. Para manter sua independência, o projeto terá como anfitrião fiscal o Instituto Incube, focado em fortalecer organizações e coletivos que defendem a justiça social.

Sob a coordenação de Natasha Felizi e Nina Weingrill, uma equipe autônoma conduzirá consultas de campo neste mês para definir os critérios de seleção do fundo. Interessados em colaborar com a pesquisa podem responder o questionário no formulário.

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Canaltech muda gerência editorial e anuncia contratações

O Canaltech, especializado em tecnologia, anunciou uma série de mudanças em sua redação. Anaísa Catucci, ex-g1, assume a gerência editorial, no lugar de Fabrício Vitorino, que permaneceu nas últimas semanas como interino. E Murilo Tunholi, ex-Gizmodo e TechTudo, reforça a equipe de analistas de produto.

Anaísa chega para liderar uma redação de 30 pessoas e contará com a parceria dos times de YouTube, CT Ofertas e marketing. Trabalhou como coordenadora de afiliadas do g1, e teve passagens por Folha de S.Paulo, SBT, R7 e Grupo ND. Foi editora na EPTV, TV TEM, Grupo Jaime Câmara (g1 Tocantins), RBS e NSC, coordenando as operações do g1. Anaísa participou do premiado projeto Monitor da Violência.

“É uma grande responsabilidade e estou profundamente comprometida em liderar com inovação e uma visão clara para o futuro”, declarou a jornalista. “Acredito que o sucesso vem de uma colaboração próxima e eficaz com toda a equipe. Juntos, vamos criar novas ferramentas e recursos que não apenas atendam, mas superem as expectativas de nossos leitores e espectadores. Vamos impulsionar o Canaltech a novos patamares”.

Murilo é jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Formado pelo Centro Universitário IBMR, no Rio de Janeiro, passou por redações de tecnologia como Giz Brasil, Olhar Digital, TechTudo, Tecnoblog e Terra, além de sites de conteúdo para e-commerce como Buscapé e Zoom. Foi assessor de imprensa para a Blizzard Entertainment, Bungie, Gamescom Latam e Ablegamers.

Jeduca elege diretoria para o biênio 2024-2026

Jeduca elege diretoria para o biênio 2024-2026
Crédito: Reprodução/Jeduca

A Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) anunciou sua diretoria para o biênio 2024-2026, eleita em assembleia virtual em 10 e 11 de junho. A votação resultou na reeleição de Renata Cafardo e Mariana Tokarnia como presidente e vice-presidente, respectivamente.

Cíntia Gomes, José Brito e Tatiana Klix retornam como diretores, acompanhados pelos novos membros Luiz Fernando Toledo, especialista em transparência pública e análise de dados, e Thais Borges, repórter do jornal Correio, na Bahia. Luiz Fernando e Thais, antigos membros do comitê da Jeduca, substituem a Fábio Takahashi e Paulo Saldãna, que integravam a diretoria desde a criação da Jeduca, em 2016, e se juntam a Antônio Gois no Conselho Curador, instância aprovada em 2022 com a função de assessorar e orientar os demais órgãos da associação. Na assembleia, também foram aprovados a prestação de contas e o relatório de atividades de 2023.

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Inscrições para 7º Prêmio IMPA de Jornalismo vão até 23/6

Termina em 23/6 o período de inscrições para a sétima edição do Prêmio IMPA de Jornalismo, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que incentiva e valoriza trabalhos jornalísticos sobre Matemática, Ciência e Tecnologia no Brasil.

O prêmio tem duas categorias em disputa: Matemática e Divulgação Científica. Serão premiados os três primeiros colocados em cada uma das categorias, com R$ 10 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro lugar. Cada categoria terá ainda menções honrosas.

Em Matemática, serão aceitas produções sobre temas como pesquisas, ensino, olimpíadas do conhecimento, uso da matemática em novas tecnologias, entre outros. E na categoria Divulgação Científica, as reportagens podem abordar avanços científicos e tecnológicos de todas as áreas do conhecimento.

Podem ser inscritos trabalhos publicados entre 1º  de julho de 2023 e 23 de junho de 2024. Serão aceitas matérias de jornal, revista, blog, televisão, rádio, podcast ou outro. Cada jornalista poderá inscrever no máximo três reportagens.

Após quatro edições remotas, a cerimônia de premiação será presencial, em 7 de setembro, no Festival Nacional da Matemática, organizado pelo próprio IMPA, no Rio de Janeiro. O tema do evento será Matemática é Inovação. Confira o regulamento completo e inscreva-se aqui.

Serginho Groisman é Personalidade da Comunicação 2024

Serginho Groisman é Personalidade da Comunicação
Crédito: Reprodução/Youtube/Provocações

O Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageia grandes nomes da comunicação e do jornalismo brasileiro, e que é conferido pelos profissionais de comunicação corporativa dentro do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, será entregue este ano ao jornalista e apresentador Serginho Groisman. Um dos mais importantes nomes da televisão brasileira nessas últimas três décadas, ele desde outubro de 2000 dirige e apresenta o programa Altas Horas, que vai ao ar aos sábados pela Rede Globo.

Expoente do cenário cultural, em especial do universo musical, pela permanente e generosa abertura que promove para os artistas brasileiros, Serginho será homenageado na noite de 29 de agosto, a partir das 19h, em cerimônia programada para a Unibes Cultural e que será também aberta aos jovens comunicadores para uma roda de conversa com ele.

O primeiro programa que Serginho Groisman apresentou e dirigiu na televisão foi o TV Mix, na TV Gazeta, no fim da década de 1980. Mas foi com Matéria Prima, na TV Cultura, em 1990, que nasceu o formato que o consagraria, com perguntas feitas pela plateia, constituída de jovens. Levou a fórmula para o SBT e ali ficou por nove anos com o Programa Livre, até ser convidado pela Globo, onde estreou com o Altas Horas em outubro de 2000 – antes, porém, em 1999, apresentou na Globo o Festival da Música Popular Brasileira, que teve apenas uma edição.

Serginho é também padrinho do Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos Quadrinhos brasileiros, sendo o apresentador oficial da cerimônia de premiação desde a primeira edição, em 1988.

Ao receber o troféu de Personalidade da Comunicação – 2024, ele passa a integrar uma galeria que já conta com os seguintes nomes: José Hamilton Ribeiro (1999), Vera Giangrande (2000), Miguel Jorge (2001), Alberto Dines e Paulo Nassar (2002), Mino Carta e Gaudêncio Torquato (2003), Ruy Mesquita (2004), Roberto Civita (2005), Otávio Frias de Oliveira (2006), Johnny Saad (2007), Maurício Azêdo e Audálio Dantas (2008), Nelson Sirotsky (2009), J. Háwilla (2010), José Marques de Melo (2011), Antonio Augusto Amaral de Carvalho, Tuta (2012), Caco Alzugaray e Domingos Alzugaray (2013), Miriam Leitão (2014), Vera Brandimarte (2015), Fátima Turci (2016), Boris Casoy (2017), Marcos Mendonça (2018), Laurentino Gomes (2020), Elifas Andreato (2021), Caco Barcellos (2022) e Mauricio de Sousa (2023).

Leia também: Diário Popular (RS) encerra atividades após 133 anos

Diário Popular (RS) encerra atividades após 133 anos

O Diário Popular, de Pelotas, circulou nesta quarta-feira (12/6) com a sua última edição, dando fim às suas atividades após 133 anos. A publicação era a terceira mais antiga do Brasil ainda em atividade e foi uma das pioneiras do jornalismo no Rio Grande do Sul. De acordo com Lucas Kurz, chefe de Redação da publicação, o Diário não terá continuidade nem em versão digital, encerrando assim por completo a sua atuação.

Em carta de agradecimento publicada na abertura da edição final, a diretora superintendente Virgínia Fetter agradeceu aos leitores e aos profissionais que passaram pela casa e explicou que a crise financeira agravada após o início da pandemia chegou a um patamar que tornou insustentável a manutenção da publicação. E os problemas causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul agravaram os problemas da empresa. Além disso, nos últimos anos, o jornal, em grave crise, teve que obter muitos empréstimos para manter as operações e honrar os compromissos com os profissionais.

“Estamos até hoje pagando caro o preço desses problemas. Agora, com as enchentes, fizemos o impresso apenas nos últimos finais de semana, em Cachoeira do Sul. Foi uma tentativa que não deu certo”, lamentou a empresária. Há 28 anos, Virgínia Fetter se dedicava ao Diário Popular, seguindo o legado da administração de seu avô, Adolfo Fetter, e de seu pai, Edmar Fetter.

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