A história desta semana é de Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro. Parabéns, Blue Bus! Nos anos 1990, Jornalistas&Cia, recém-criado com o nome de FaxMoagem, circulava com uma ou duas páginas, e ainda era distribuído por fax. Na época, a chamada grande imprensa ainda não cogitava montar uma redação para a mídia digital. O máximo de avanço que tínhamos era a digitalização do acervo. Mais tarde, passaram a veicular o noticiário em texto corrido, como fez o Jornal do Brasil, com pioneirismo, nos bons tempos. Porém, alguns visionários veiculavam por conta própria notícias exclusivamente na web. Julio Hungria, de Blue Bus (www.bluebus.com.br), inicialmente dirigido a leitores do mercado publicitário, foi um deles. Abriu os trabalhos como uma BBS (aos muito jovens: um software que permitia ao usuário postar e baixar dados, e trocar mensagens com outros usuários, geralmente por conexão telefônica). Para mim, o didatismo de Julio foi fundamental para entender a mudança que ocorria então. Aos poucos, apareceram redações de bom tamanho, produzindo notícias que não se destinavam a serem impressas em papel, nem veiculadas em áudio ou vídeo. Marcos Sá Corrêa, que montou e dirigiu o NO. (Notícia e Opinião, a ser lido como ?no ponto?) foi um pioneiro. Mas aqui, no noticiário do J&Cia, jornalistas que viessem de redações tradicionais eram encaixados nas notas como tal. Certa vez, em conversa com Julio Hungria, comentei um fato qualquer, que seria, para mim, uma novidade. Julio protestou: ?Mas vocês já publicaram isso na sua seção de internet?. Seção de internet? Haveria, no escasso espaço físico da publicação em que eu trabalhava, uma seção que eu não conhecesse? Liguei para meu editor Eduardo Ribeiro, contei a história, e perguntei: tínhamos mesmo essa seção? Eduardo respondeu de imediato: ?Se o Julio diz que temos, é porque temos?. A partir de então, o J&Cia passou a separar as notícias da web na seção que hoje leva o título de Sites, blogs e afins. Blue Bus celebra daqui duas semanas, dia 29/11, 16 anos em circulação. É amigo de fé e irmão camarada deste J&Cia, desde então ? ambos nascidos muito próximos, na mesma primavera.
O Globo muda site e traz novo modo de produção
O Globo estreou no último domingo (13/11) seu novo site, que passou por reforma gráfica, editorial e tecnológica. Desde o lançamento, em 1998, esta é a primeira grande reformulação. Há dois anos, teve início a integração das redações do online e do impresso, incluindo o jornal Extra, o que foi fundamental para se chegar à mudança desta semana.
Na parte editorial, a nova fórmula pretende equilibrar a agilidade exigida pela internet com a necessidade de oferecer mais contexto e análise. “Não importa a velocidade da publicação da notícia. Ela será sempre bem apurada e checada para dar ao leitor a informação mais confiável”, diz o diretor de Redação Ascânio Seleme.
O conteúdo tem ênfase no Rio, com cerca de 25% do total, como sugerem grandes jornais do mundo quanto à sua principal praça de circulação. O escritório catalão de design Cases i Associats, com sede em Barcelona e escritório em São Paulo, entre outros países, responde pela reformulação gráfica. Guiaram-se por estas prioridades: interatividade, hipertexto, atualização rápida e convergência de mídias. Assim, projetaram diversos módulos de conteúdo editável, todos com chamadas em destaque na capa do site e dentro da maioria das editorias. O menu foi reorganizado, passando a trazer menos itens, mas apresentados de forma mais clara.
Como resultado, propuseram combinar os conteúdos mais importantes com os mais interessantes. O novo aspecto pode ser assim descrito: um canal, no alto da capa do site, tem a cobertura em tempo real, não na forma clássica e muito resumida da internet, mas notícias com todos os elementos principais, como se fosse na primeira página do jornal. Pedro Doria, editor-executivo de Plataformas Digitais, define: “Entregamos as notícias na primeira página [do impresso] de forma contextualizada, organizada. É isto o que faremos na web”. E Luiz Antônio Novaes, o Mineiro, editor-executivo da Primeira Página, resume: “Que nossa internet busque captar a alma do papel”. Há também uma área de serviço, para transmitir o pulso do Rio.
No meio da página, vem a faixa Seleção do Globo, reunindo o melhor que a Redação produziu em texto, foto, vídeo e infografia. Uma área de vídeos, chamada Direto da Redação, traz jornalistas comentando os assuntos em pauta. A partir da consideração de que uma característica do Globo é ser curador de informação bastante variada, o time de colunistas, blogueiros e colaboradores ganhou destaque na lateral da página.
G360° é um bloco multimídia, no pé da página, com a sequência das melhores fotos do dia e os vídeos mais recentes. Do ponto de vista da tecnologia ” em que ocorreram as maiores alterações para quem trabalha na Redação “, foi implantada, na última semana, a nova plataforma de produção CCI-NewsGate, e também a ferramenta Escenic, de publicação na internet. Isso terminou na semana passada, antecedendo a reforma do site, sob a responsabilidade da gerente de Negócios Digitais Raquel Almeida.
No novo ambiente web, que comporta chat, vídeos e tecnologia 3D, a informação produzida independe da plataforma em que será veiculada. A ideia é produzir simultaneamente conteúdo para os jornais digitais e impressos, com a edição do site reforçada, de modo que esse material seja aproveitado no jornal, e a redação do impresso possa se dedicar mais ao aprofundamento e à contextualização da notícia.
Em termos comerciais, a nova página oferece três exposições diferentes de anúncios. Em paralelo à campanha publicitária de divulgação para o leitor e o anunciante, há um trabalho específico para as redes sociais Facebook e Instagram.
Doações de sangue para Rafael Marques (Rádio Globo-RJ)
Rafael Marques, repórter da Rádio Globo-RJ, está internado na UTI do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, há mais de um mês. Vítima de uma pneumonia que se agravou para uma infecção generalizada, ele precisa de doações de sangue, de qualquer tipo.
O local de doação é o Hematologistas Associados (rua Conde de Irajá, 183, em Botafogo, tel. 21-2537-7440), de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, e aos sábados até as 11h, em nome de Rafael Correa Ribeiro Marques.
Além de Rafael, desde a última semana o Portal dos Jornalistas e o informativo Jornalistas&Cia também vem fazendo apelo para doações a outro colega das redações fluminenses: Fritz Utzeri (ex-JB, O Globo e Pasquim), que recentemente fez transplante de medula.
Em novo formato, Esso anuncia ganhadores
O Prêmio Esso abandona este ano o ?formato Oscar? para anunciar seus vencedores. Nesta 56ª edição ficou estabelecido que a divulgação do resultado, que antes era conhecido apenas na noite festiva de premiação, seria feita tão logo o julgamento se encerrasse, o que já aconteceu. A festa de premiação será realizada no dia 1º/12, quando a Esso vai homenagear os profissionais que se destacaram em cada categoria. Andreza Matais, José Ernesto Credendio e Catia Seabra, da Folha de S.Paulo, conquistaram o prêmio principal, o Esso de Jornalismo, com a série O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci. O Esso de Telejornalismo foi conferido à equipe da Record formada por Gustavo Costa, André Tal, Cátia Mazin e Rodrigo Bettio, que produziu Especial 40 anos ? Transamazônica, a estrada sem fim. Nas demais categorias, todas de mídia impressa, sagraram-se vencedores: Reportagem ? Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio, de Recife; Fotografia ? Epitácio Pessoa, de O Estado de S.Paulo; Informação econômica ? David Friedlander, Leandro Modé, Fausto Macedo e Sonia Racy, também de O Estado de S.Paulo; Informação científica, tecnológica e ambiental ? Daniela Chiaretti, do Valor Econômico; Educação ? Tatiana dos Santos, Cleisi Soares, Gilmar de Souza e Arivaldo Hermes, do Jornal de Santa Catarina; Especial de primeira página ? João Bosco de Almeida, Ana Dubeux, Carlos Alexandre, Plácido Fernandes, Marcelo Agner, Luis Tajes e Marcelo Ramos, do Correio Braziliense; Criação gráfica jornal ? Dennis Fidalgo Doimo e André Graciotti, de O Estado de S.Paulo; Criação gráfica revista ? Elohim Barros, Adriana Verani e equipe, da Trip. Os prêmios regionais foram distribuídos assim: Norte Nordeste ? Ciara Carvalho, do Jornal do Commercio, de Recife; Centro Oeste ? Vinicius Sassine, do Correio Braziliense; Sul ? Itamar Melo, do Zero Hora; Sudeste ? Antonio Werneck, Waleska Borges e equipe, da Editoria Rio de O Globo. O repórter cinematográfico Rogério Miguel de Paula, da Rede InterTV, foi escolhido para receber a honraria de Melhor contribuição ao jornalismo. As cenas da reportagem O resgate de Dona Ilair, nas chuvas que assolaram a região serrana do Rio de Janeiro no início do ano, exibidas no Brasil e no exterior, evidenciaram ?o senso de oportunidade, a coragem e a perseverança do profissional para registrar as imagens, características que destacam a atuação do repórter cinematográfico, função fundamental para o Telejornalismo?, conforme foi definido pela Comissão de Premiação. De um total de 1.272 trabalhos inscritos, participaram 604 reportagens ou séries, 169 de fotografia, 269 de criação gráfica e 140 primeiras páginas de jornal, além de 90 de telejornalismo. A Comissão de Premiação que julgou os trabalhos de mídia impressa, exceto Fotografia, foi composta por Carlos Brickmann, Carlos Chaparro, Eleno Mendonça, Gilberto Menezes Cortes e Roberto Muggiati. A de Telejornalismo foi formada por Antônio Brasil, Cárlida Emerim e Denise Lilembaum. Uma comissão especial formada por 50 editores dos principais veículos brasileiros foi encarregada de apontar a foto vencedora.
Folha ganha o Esso com redação ainda abalada por demissões
Desejado por dez entre dez jornalistas (e pelos veículos que representam), o Prêmio Esso de Jornalismo (ver nota abaixo) acaba de ser conquistado pela Folha de S.Paulo com a série O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci, de autoria de Andreza Matais, José Ernesto Credendio e Catia Seabra. A honraria, no entanto, chega ao jornal num momento de tensão, ansiedade e tristeza, em decorrência das muitas demissões anunciadas na última semana.
Não se tem ainda o número certo do corte, mas os rumores são de que ele chegará a 10% da folha de pagamento. A direção da empresa, conforme apurou este J&Cia, aponta razões essencialmente econômicas para a decisão: “Com a inflação pressionando mais os custos e com o crescimento da economia caindo pela metade em relação ao ano passado, a empresa está fazendo agora um ajuste necessário no orçamento do ano que vem. Isso implica fechamento de algumas vagas, desligamento de alguns profissionais e certa margem de redução no consumo de papel-jornal. Entre as medidas, o caderno semanal Folhateen, que circulava desde 1991, deve converter-se numa seção incluída no caderno Ilustrada”, diz fonte do jornal.
Entre os que saem estão dois dos mais experientes e respeitados profissionais da casa, Edgard Alves , que coordenava a pauta de Esportes, e Luiz Marauskas , da Fotografia, ambos com mais de 40 anos de casa. Há em curso na empresa algumas negociações que podem minimizar os efeitos do corte e que buscam remanejar profissionais para outras editorias ou mesmo tê-los como colunistas ou colaboradores.
Até o fechamento da última edição de Jornalistas&Cia, na noite desta 3ª.feira (15/11), ainda não era possível avaliar o tamanho do corte, já que algumas demissões teriam sido revertidas e outras ainda não estavam sacramentadas. Nem o próprio Sindicato dos Jornalistas tem ideia desse número, segundo informou a este J&Cia seu presidente José Augusto de Camargo, que disse ter falado com representantes do jornal no final da tarde de 6ª.feira (11/11) e que deve retomar os contatos nesta 4ª. Para ele, a Folha nada mais está fazendo do que repetir a fórmula que adotou no final do ano passado: “Quando eles começam a fechar os números do balanço e a preparar o orçamento do ano seguinte, usam os cortes de trabalhadores para realizar lucros e manter dividendos.
Depois, ao longo do ano, vão recontratando, pegando frilas e no final do ano cortam de novo. Essa fórmula tem sido constante desde que as empresas passaram a ser administradas por financistas, e não é exclusividade da Folha. Vamos procurá-los novamente nesta 4ª.feira (16/11) para ver o que é possível reverter ou negociar”. Da redação, além de Edgard Alvez e Luiz Murauskas, saíram Mário Moreira, 18 anos de casa; Luis Curro, sub de Esporte; Rodrigo Vargas, correspondente em Cuiabá, cujo posto foi fechado; Leonardo Freitas (TEC); no Rio, Leila Coimbra, que foi para a Reuters (ver J&Cia 820), e Rodrigo Rotzsch, que havia sido editor de Mundo; na Folha Ribeirão, Ana Paula de Sousa Silva; na TV Folha, Fabio Gonçalves Rodrigues; e em Turismo, Vanessa Corrêa da Silva, que continuará colaborando para o caderno e outras publicações.
Também saíram o diretor industrial Adalberto Fernandes e a gerente Administrativa das Redações Marie Attia (marie.attia@uol.com.br e 11-3871-0876 / 8402-0022), que estava no jornal desde fevereiro de 2004, em sua segunda passagem por lá, cuidando de toda a infraestrutura de cobertura da Folha em megaeventos como Copa e Olimpíada; controle e acompanhamento orçamentário das editorias; planejamento orçamentário para o Agora São Paulo e a Regional Ribeirão Preto; contratações/negociações das agências nacionais e internacionais de notícias.
Na área de eventos, esteve por trás da exposição 90 Anos da Folha no MIS e do evento de aniversário do jornal, dentre outras coisas. Mas nem tudo são más notícias, como lembrou uma fonte do jornal: além do Esso de Jornalismo, houve também algumas contratações. O Guia Folha, por exemplo, contratou na semana passada os repórteres Aline Pellegrini, que já frilava para o caderno, e Rafael Gregório, que trabalhava com a ombudsman Suzana Singer, ambos egressos do programa de treinamento da Folha. E Daniel Medici, que havia deixado o jornal para uma temporada de estudos, volta para cobrir férias na Ilustríssima.
Em Suplementos, Patrícia Trudes da Veiga deixa a edição para se dedicar exclusivamente ao Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, ao Prêmio Empreendedor Social e à Rede Folha de Empreendedores Socioambientais; no lugar dela assume interinamente Edson Valente. Não houve mudanças na equipe da Folhinha. Vale lembrar que a decisão da Folha pode não ser isolada, já que há rumores de que estejam em estudos cortes em outras redações de São Paulo.
Carro e futebol: paixão em dose dupla de Mário Venditti
Mário Sérgio Venditti, diretor de Redação da Carro Hoje, trocou profissionalmente a área esportiva pela automotiva. Trabalhou na revista Placar e na editoria de Esportes dos jornais Folha de S.Paulo e Diário Popular até se transferir para a Quatro Rodas, em 1992, como editor de automobilismo. Mas isso não significa que deixou o assunto futebol de lado. Palmeirense de coração, ele conta nesta entrevista à editora do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva Heloisa Valente, que uma das coisas que mais gosta de fazer é ir ao estádio ver o time jogar. E quando o assunto é carro, lembra de uma história inusitada do seu primeiro automóvel. Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva ? Um carro inesquecível?Mário Sérgio Venditti ? O primeiro carro que tive, um Fusca 1978, que era do meu pai, passou para meu irmão e depois para mim. Ele teve uma história curiosa, triste, mas com final feliz. O ano era 1983 e o carro foi roubado em São Bernardo do Campo (SP) quando eu visitava uma exposição de móveis. Inconformado com a perda do veículo, que não tinha seguro, vivia ligando para a polícia para saber se haviam encontrado. Depois de três meses ele foi localizado no litoral, em Mongaguá. Fui até lá buscá-lo e quando cheguei ao local vi o Fusca em cima de um cavalete, sem os quatro pneus e a bateria, além de vários problemas na mecânica e pintura. Uma cena triste! Mas o desejo de tê-lo de volta era maior. Passei então em um borracheiro, comprei um jogo de pneus meia vida, uma bateria já usada e coloquei o carro para andar. Ele ficou comigo por mais quatro bons anos. J&Cia Auto ? Um momento automotivo que marcou a sua vida?Mário Sérgio ? Destaco dois: em 1998, na Quatro Rodas, eu e o fotógrafo Marco de Bari fomos de bicões ao lançamento do New Beetle em Atlanta (EUA). Mas era um evento destinado somente à imprensa americana, canadense e mexicana. Toda a edição estava pronta, só faltava a matéria de capa, que era justamente essa. Por isso, precisávamos andar nele de qualquer maneira. Lá em Atlanta, um assessor da Volkswagen não viu com bons olhos nossa presença e disse que não andaríamos no carro. No final das contas, e graças também à ajuda do jornalista brasileiro Sergio Oliveira, radicado no México, conseguimos dirigi-lo e voltamos com a capa! Outro momento foi a foto do acidente do piloto da F1 Karl Wendliger nos treinos do GP de Mônaco de 1994. A F1 estava consternada porque dias antes o Ayrton Senna havia morrido em San Marino. Lemyr Martins, da Quatro Rodas, foi o único jornalista do mundo a flagrar o acidente e a foto foi parar em várias revistas do mundo e no Jornal Nacional, em horário nobre, com o devido crédito. Apesar do fato triste, o reconhecimento do trabalho do colega foi motivo de comemoração na redação. Além desses, ter viajado pela revista Carro para países de culturas tão diferentes, como Emirados Árabes, Coreia do Sul, China e Japão, também foi enriquecedor. J&Cia Auto ? Onde iniciou suas atividades nessa área?Mário Sérgio ? Em 1992, na revista Quatro Rodas, onde permaneci por sete anos. Eu trabalhava na imprensa esportiva, mas chegou um momento em que julguei interessante para minha carreira mudar de ares. Aí, surgiu a oportunidade de ir para Quatro Rodas e aceitei. Foi uma decisão correta. J&Cia Auto ? O que mais o impressiona na imprensa automotiva?Mário Sérgio ? Numa época em que muitos jornalistas usam internet como fim, e não como meio, admiro a garra de alguns repórteres do setor que ainda apuram uma boa reportagem. Vão atrás dos fatos, entrevistam fontes e se preocupam em produzir um bom texto. J&Cia Auto ? Um profissional da imprensa automotiva para homenagear o segmento?Mário Sérgio ? Injusto citar apenas um, por isso, divido em três turmas. Da velha guarda, Claudio Larangeira e Lemyr Martins, que, apesar da longa estrada percorrida, tratam cada pauta como se fosse a primeira, tamanho é o entusiasmo. Da minha geração, Sergio Quintanilha, Wilson Toume, Jorge Tarquini e Pedro Kutney, jornalistas de primeiro nível e com os quais tive a honra de conviver em redações. E da nova geração, João Anacleto e Gerson Campos, talentos impressionantes. J&Cia Auto ? Livro de cabeceira?Mário Sérgio ? O encontro marcado, de Fernando Sabino. J&Cia Auto ? Time de coração?Mário Sérgio ? Certa vez, meu pai me disse: “Quando eu morrer, a maior herança que vou te deixar é ser palmeirense”. Ele tinha razão. O Palmeiras é uma das maiores paixões da minha vida. Não importa em que fase ele esteja. J&Cia Auto ? O que mais gosta de fazer nos momentos de descanso?Mário Sérgio ? Ir ao cinema como minha esposa, Márcia, ler um bom livro, estar com minha família e ir ao estádio ver o Palmeiras jogar. J&Cia Auto ? Algum hobby especial?Mário Sérgio ? Não tenho. J&Cia Auto ? Tipo de música que mais aprecia?Mário Sérgio ? Música para mim é assim: se agrada aos meus ouvidos, passo a gostar. Não tenho preconceito contra nenhum gênero. Mas não dá para não gostar de Beatles… J&Cia Auto ? Na televisão, qual programa predileto?Mário Sérgio ? Programas esportivos (inclusive as mesas-redondas de domingo à noite), telejornais, alguns humorísticos, como A Grande Família e Tapas & Beijos e bons filmes nos canais a cabo. J&Cia Auto ? Quais os jornais e revistas de que mais gosta? E sites especializados?Mário Sérgio ? Estadão, O Globo, IstoÉ e Época, além de Carro e Carro Hoje, no segmento automotivo. Mas considero as revistas brasileiras do setor, de uma forma geral, muito boas, como Autoesporte e Car and Driver. Entre os sites gosto de Carro Online, UOL Carros e os das revistas Auto Motor und Sport, alemã, e da americana Motor Trend. J&Cia Auto ? Um sonho por realizar?Mário Sérgio ? Passar um ou dois anos na Europa como correspondente internacional.
Aner celebrará 25 anos com lançamento de História Revista
A Aner marcou para o próximo dia 21/11, às 20h30, no Teatro Alfa, em São Paulo, a festa de celebração de seus 25 anos de vida. E vai lançar, no evento, o livro História Revista (Direção Editorial de Gustavo Curcio), que resgata a produção editorial do Brasil dos últimos 25 anos.
A segunda atração da noite é a Orquestra Ouro Negro, que apresentará composições do maestro Moacir Santos (falecido em 2006). Será o mesmo espetáculo que ela fez no Rose Theater, no Lincoln Center, em Nova York. Presidida por Roberto Muylaert, a Aner representa hoje um mercado que, com seus 4.700 títulos (e uma tiragem anual superior a 440 milhões de exemplares), faturou em 2010 mais de R$ 4,7 bilhões, com um crescimento publicitário, em relação a 2009, de 14,92%. Interessados em participar da comemoração devem solicitar convites pelos 11-3814-0414 / 9470 ou eventos@aner.org.br.
Alberto Cataldi é promovido a editor do site Autoesporte
Alberto Cataldi foi promovido a editor do site Autoesporte. Ele, que já havia sido estagiário na equipe em 2005, depois saiu para trabalhar no Terra e na Editora Abril, retornou à redação em 2008, como repórter e desde julho deste ano vinha atuando como editor-assistente. Cataldi agora passa a se reportar diretamente ao redator-chefe Glauco Lucena e ao diretor de Redação Marcus Vinicius Gasques.
A Autoesporte, a propósito, acaba de estrear na rede social Google+, onde posta notícias e abre espaço para comentários dos seguidores. Ela também possui versões disponíveis em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut.
Carro do Ano 2021 – Na última semana a publicação anunciou para mais de 500 convidados, no Credicard Hall, em São Paulo, a nova versão reestilizada do Fiat Palio como grande vencedora do prêmio Carro do Ano 2012. Nas demais categorias, os vencedores foram: Carro Premium – Mercedes Classe C; Utilitário – Peugeot 3008; Utilitário Premium – BMW X3; Motor até 2.0 – Fiat; Motor acima de 2.0 – Audi; e Carro Verde – VW Polo BlueMotion. O concurso elegeu ainda Publicidade do Ano, categoria em que a Fiat igualmente venceu, com a propaganda do Fiat 500; e Site do Ano, que destacou o trabalho da Citroën.
O Povo lança caderno especial do The New York Times
O jornal O Povo lançou na última semana um suplemento especial com matérias do The New York Times. No Brasil, até agora apenas a Folha de S.Paulo editava o caderno. Publicado sempre às 2ªs, traz notícias traduzidas sobre política, economia, mundo, artes e ciência do mundo todo. ?Nós já temos uma parceria consolidada com o New York Times por meio da publicação das colunas do economista Paul Krugman e do jornalista Thomas Friedman. Nosso forte conteúdo editorial e analítico vai ao encontro do que é editado pelo jornal americano. Estamos muito felizes em oferecer este novo e diferenciado material aos nossos leitores?, afirma o diretor-geral de Jornalismo de O Povo Arlen Medina Néri. As colunas de Krugman e Friedman permanecem no núcleo de Negócios, respectivamente, aos domingos e às 6ªs.
As mudanças no Correio do Povo
Além da descontinuidade da coluna de Economia, que Denise Nunes assinava e que deixou de ser publicada no início de novembro, o Correio do Povo promoveu outras mudanças. Segundo o diretor de Redação Telmo Flor, mudaram as datas de circulação de seus cadernos Habitação & Mercado e Mais Preza. Desde o início do mês, o Habitação & Mercado, que trata do setor imobiliário e de construção civil, e que era publicado às 6ªs.feiras, passou a circular às 4ªs. O objetivo é publicar mais conteúdo editorial sintonizado com os interesses dos leitores que buscam a edição dos Classificados do mesmo dia. O Mais Preza, destinado ao público universitário, passa para a 6ª.feira e ganha mais proximidade com o fim de semana e a agenda do público jovem. O Correio também está investindo na ampliação de seus cadernos especiais, como o Guia de Turismo, que ganhou duas edições neste mês. O caderno Carros & Motos, por exemplo, terá um especial de viagens de final de ano, enquanto o Habitação e Mercado terá uma edição temática sobre reformas.