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quinta-feira, julho 3, 2025

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Christiane Pelajo é a nova contratada do Portal VGV

Christiane Pelajo é a nova contratada do Portal VGV

Christiane Pelajo entrou para o time do Portal VGV, plataforma de conteúdos direcionados a empresários do mercado imobiliário, e estreou em 7/3 como apresentadora do programa Foco VGV.

Nele, além apresentar análises sobre os principais indicadores econômicos que exercem influência no setor, Pelajo entrevista líderes e personalidades que estão à frente de incorporadoras, construtoras, imobiliárias e agentes financeiros.

As exibições do Foco VGV são quinzenais, às 20h, no canal do YouTube do Portal VGV. Os conteúdos também são distribuídos pelas plataformas Linkedin, Instagram e newsletters.

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Universidade Columbia oferece seminário sobre primeira infância para editores brasileiros

Universidade Columbia oferece seminário sobre primeira infância para editores brasileiros
Crédito: Omar Lopez/Unsplash

O Dart Center for Journalism and Trauma da Escola de Jornalismo da Columbia University está com inscrições abertas para um seminário intensivo sobre a primeira infância. A iniciativa, destinada a editores de todo o País, visa aprimorar a cobertura jornalística de saúde, educação, política, questões sociais e economia sob a perspectiva de crianças nessa fase.

Promovido em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o seminário será realizado no Rio de Janeiro e terá duração de três dias, de 23 a 25 de agosto. Inclui palestras, painéis e atividades que abordarão temas como a neurociência do desenvolvimento cerebral precoce, parentalidade, saúde, educação e equidade.

O programa cobrirá custos de transporte, refeições e acomodações aos selecionados durante o evento. Como as vagas são limitadas, terão preferência editores que ocupem cargos de liderança nas redações. Inscrições aqui até 26 de abril.

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Justiça de Alagoas marca para abril julgamento que vai decidir se Globo romperá com TV de Collor

MP-AL concorda com pedido judicial que pede que Globo seja obrigada a renovar com TV de Collor
Fernando Collor de Mello (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Justiça de Alagoas marcou para 10 de abril o julgamento que decidirá se a Globo pode romper contrato com a TV Gazeta, do ex-presidente Fernando Collor, afiliada da emissora carioca em Alagoas.

A parceria entre os dois veículos existe desde 1975. A Globo alegou que não quis renovar o contrato com a TV Gazeta, destacando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em esquema no qual utilizava a TV Gazeta para receber propina. A Globo já tem um acordo verbal com a TV Asa Branca para ser a nova afiliada da emissora em Alagoas.

Em novembro do ano passado, a TV Gazeta entrou na Justiça pedindo que a Globo não rompesse o contrato de afiliação, sob a justificativa de que, sem o aporte financeiro da emissora carioca, não conseguiria pagar dívidas estabelecidas em seu plano de recuperação judicial. Além disso, sem o dinheiro da Globo, haveria demissões em massa e a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.

A TV Gazeta chegou a conseguir uma liminar que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação até 2028, mas a decisão foi derrubada no início de janeiro. Por decisão judicial, a emissora manterá o sinal da Globo no ar até o julgamento do caso em abril.

Veruska Seibel, viúva de Ricardo Boechat, deixa a Band após cinco anos

Veruska Seibel, viúva de Ricardo Boechat, deixa a Band após cinco anos
Crédito: Reproução/Youtube/Band Mais

A apresentadora Veruska Seibel, viúva do âncora Ricardo Boechat, deixou a Band em 20/3 após cinco anos. Ultimamente ela atuava no quadro Memória Band, exibido nos finais de semana no Jornal da Band.

Segundo o site F5, da Folha de S.Paulo, a dispensa faz parte de uma série de ações da emissora para reduzir gastos. Além dela, foram desligados funcionários de outros programas, como o Brasil Urgente, de José Luiz Datena.

Veruska foi contratada pela emissora em 2019, alguns meses após o falecimento de Boechat em um acidente de helicóptero. Ela começou participando do Aqui na Band, apresentado por Silvia Poppovic e Luís Ernesto Lacombe; com o encerramento deste, passou a atuar em projetos pontuais.

No Instagram, a comunicadora confirmou a saída em uma postagem de despedida: “Meu último dia de trabalho na Band, que desde 2005 fez parte da história da minha família”.

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InvestNews firma parceria com The Wall Street Journal e anuncia contratações

InvestNews firma parceria com The Wall Street Journal e anuncia contratações

O InvestNews, veículo especializado em economia, anunciou uma parceria de conteúdo com o jornal The Wall Street Journal, disponibilizando em português algumas das principais notícias do veículo americano que é referência na cobertura econômica mundial.

Além da parceria com o The Wall Street Journal, o InvestNews anunciou uma série de contratações que chegam para reforçar a equipe do portal. Edward Pimenta está no comando do veículo desde janeiro, à frente das áreas editorial e comercial. Raquel Balarin chega como editora-chefe do InvestNews. Antes, foi diretora de redação do InfoMoney e diretora de conteúdo digital do Valor Econômico. E Diego Macedo assume o cargo de head de audiência. Foi diretor do Mercado Consumidor na Editora Globo.

Também reforçam o time do InvestNews Alexandre Versignassi, ex-Superinteressante e Você S/A; Eduardo Araújo Silva, analista de comunicação sênior que está cursando MBA em Digital Business pela USP/Esalq; Gregory Prudenciano, ex-Agência Estado/Broadcast, CNN Brasil e Suno Notícias; Lucinda Pinto, ex-Valor Econômico e InfoMoney; Renato Santiago, co-fundador dos canais Market Makers e Stock Pickers; e Olívia Bulla, jornalista especializada em economia com quase 20 anos de experiência.

Eles se unem aos já conhecidos nomes do InvestNews como Dony de Nuccio, apresentador dos programas do veículo; Daniela Arbex, motion designer; as repórteres Erica Martin e Janaína Ribeiro; o gerente de marketing Jefferson Pereira e o editor de vídeo Marcelo Zanutto.

Além das contratações, o InvestNews apresentou uma nova marca e fez uma reformulação de seu projeto editorial, desenvolvendo novos canais, investindo em conteúdo exclusivo e novos conteúdos sobre tecnologia e lifestyle, além de melhorar a experiência online para leitores com um sistema visual e interface reformulados, “leve e contemporâneo”.

Pluto TV e Grupo Bandeirantes unem-se no lançamento do canal New Brasil

Pluto TV e Grupo Bandeirantes unem-se no lançamento do canal News Brasil

O Grupo Bandeirantes e a Pluto TV firmaram parceria no lançamento do canal New Brasil. Com estreia realizada em 15/3, traz uma programação que oferece gratuitamente conteúdos de entretenimento, esportes, gastronomia, cultura e programas da Band.

Entre eles estão os informativos Jornal BandNews, Jornal da Band, Melhor da Noite, além dos esportivos Jogo Aberto, Depois do Jogo, BandSports New e Os Donos da Bola. Também estão inclusos na grade da programação o Jantar O Que? e Papo com Sabor, do canal Sabor & Arte, e as temporadas completas de atrações do Arte 1.

A Pluto TV conta com produções para todos os públicos, com filmes exclusivos, séries, dramas, comédias, reality shows, lifestyle, telenovelas e com foco em crianças e família, além de animes, música e documentários.

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Morre Márcio Fonseca, assessor de imprensa ligado ao automobilismo, aos 68 anos

Morre Márcio Fonseca, assessor de imprensa ligado ao automobilismo, aos 68 anos

Morreu no sábado (23/3) o jornalista Márcio Fonseca, aos 68 anos. Ele lutava contra um câncer no fígado que afetou seu cérebro por causa da metástase. Figura conhecida no setor do automobilismo, foi assessor de imprensa de diversos pilotos, entre eles, Felipe Massa.

Fonseca fundou em 1990 a agência MF2, ao lado de Lito Cavalcanti, outra referência do jornalismo especializado no esporte a motor brasileiro. Foi responsável pela assessoria de imprensa de Felipe Massa por 17 anos, e trabalhou também com outros nomes como Bruno Senna e Antonio Pizzonia. Prestou consultoria para as equipes Ferrari e Willians, e trabalhou para a Renault, na área de divulgação da Fórmula Renault e do Trofeo Linea. Também comandou a comunicação do GP Brasil de F1.

Recentemente, assumiu o trabalho de divulgação das 6 Horas de São Paulo, prova que volta a ser realizada em 2024 como parte do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), mas precisou se afastar do cargo no começo do ano para tratamento do câncer.

No mesmo sábado da morte do jornalista, Felipe Massa venceu a corrida sprint da Stock Car e dedicou a vitória a Fonseca: “É um dia feliz pela vitória, mas muito triste pela perda de um amigo, uma pessoa que fez parte da minha carreira por muitos anos”, disse Massa, em entrevista ao Motorsport.com.

Entidades ligadas ao automobilismo também lamentaram a morte de Fonseca. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) destacou as habilidades de escrita do jornalista: “Por suas enormes qualidades, Marcio brilhou nas redações e como assessor de imprensa. Fazia de seus textos, mesmo na correria dos fechamentos, verdadeiras peças literárias. Resgatava animais abandonados e dava a todos eles o amparo necessário”.

Mobile Time ganha versão para a América Latina

Lançado há 13 anos no Brasil, o Mobile Time, plataforma de conteúdo sobre a indústria móvel e o setor de robôs de conversação com notícias, pesquisas e eventos, apresentou na última semana o Mobile Time Latinoamérica, site com notícias e análises sobre o ecossistema móvel na América Latina.

À frente do novo serviço estão Fernando Paiva, que coordena a plataforma brasileira desde o lançamento, e a jornalista colombiana especializada em ciência e tecnologia Laura Suárez. “Passamos os últimos 30 dias trabalhando nas pautas para este lançamento”, explicou Paiva em seu perfil no Linkedin. “Procuramos destrinchar os cenários sobre diferentes camadas que compõem a indústria de TIC da região, para servir como um ponto de partida na nossa cobertura”.

Além da cobertura disponível no site, o novo serviço também contará com uma newsletter semanal que pode ser assinada gratuitamente neste link.

Agência Pública promove inclusão de indígenas na redação

Agência Pública promove inclusão de indígenas na redação
Crédito: Agência-Pública

A Agência Pública deu mais um passo na missão de incluir indígenas nas redações. Este mês, recebeu os seis selecionados para sua turma de capacitação em jornalismo investigativo: Tumi Matis, Puré Juma, Helena Corezomaé, Cocokaroti Metuktire, Maikson Serrão e Yolis Lión. O grupo, composto por pessoas de diferentes locais e culturas indígenas, ganhou a oportunidade de contar as realidades de suas comunidades através de técnicas jornalísticas desenvolvidas na formação.

O feito, contudo, tornou-se possível somente após quase dois anos de preparação da agência. Desde 2012, a Pública já proporcionava um programa de microbolsas para profissionais produzirem a “pauta dos sonhos”. No entanto, a oportunidade só foi estendida a indígenas dez anos depois, em 2022.

De acordo com a agência, a motivação foi o pedido genuíno de um jovem da Terra Indígena Ituna/Itatá, área bastante prejudicada pelo desmatamento. Apesar dos critérios de participação incluírem o exercício da profissão de jornalista, a equipe da Pública ficou comovida com o enorme desejo de noticiar do jovem e se comprometeu a adequar o programa para comunicadores inexperientes.

Para colocar o projeto em prática, contaram com a colaboração de Spensy Pimentel, doutor em antropologia e coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia. Após meses, o esforço culminou no primeiro concurso de microbolsas específico para indígenas, com cinco selecionados em 2022 e mais cinco em 2023.

Com o auxílio de oficinas e mentoria, os selecionados publicaram reportagens que foram como “gritos de socorro” de comunidades indígenas. Porém, com a qualificação, vão se tornar capazes de investigar, apurar, cobrar e responsabilizar os verdadeiros autores dos problemas denunciados. O projeto da Pública não somente proporciona a capacitação dos povos originários de comunicar sua realidade, como também reivindica seu lugar de direito dentro do jornalismo.

“Os indígenas já romperam barreiras na universidade, na ciência, nos tribunais, no Congresso, até no Executivo”, ressalta Marina Amaral, diretora executiva da agência. ”Está na hora de ocuparem as redações para o bem do jornalismo e de todos nós”.

Leia também: Últimos dias de inscrições para a 4ª Jornada Galápagos de Jornalismo

Últimos dias de inscrições para a 4ª Jornada Galápagos de Jornalismo

Últimos dias de inscrições para a 4ª Jornada Galápagos de Jornalismo

Termina na próxima terça-feira (26/3) o período de inscrições para quarta edição da Jornada Galápagos de Jornalismo, programa de treinamento que discute temas relevantes para a comunicação, como Inteligência Artificial, diversidade e boas práticas ambientais, sociais e governamentais (ESG).

O programa, gratuito, será realizado de forma presencial de 30 de junho a 10 de julho, em São Paulo. Serão selecionados 30 jornalistas, estudantes ou profissionais, para uma imersão com cerca de 40 palestrantes em mais de 80 horas de conteúdo, que incluem masterclasses, oficinas, painéis, entrevistas e um laboratório de criação. O curso é organizado pela Galápagos Newsmaking, empresa criada em 2019 pela jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.

A seleção terá como um dos critérios a diversidade de raça e gênero, com o objetivo de formar um grupo mais diverso. Em 19 de abril, serão anunciados os 200 nomes selecionados para a segunda etapa do processo. E em 17 de maio, o programa anunciará os 30 que participarão do treinamento.

Uma das novidades desta edição é a parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Os 30 participantes da Jornada Galápagos também terão acesso ao 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, realizado logo na sequência da Jornada, de 11 a 14 de julho, na ESPM, em São Paulo.

Mais informações e inscrições aqui. 

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