Foram dois meses de eleição, dois turnos de votação e participação de profissionais de todo o Brasil. Dos três mil jornalistas indicados na primeira fase saíram 347 finalistas e, destes, os Top 10, Top 50 e Top 100 agora conhecidos A segunda edição do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros chegou ao final, após semanas de intenso trabalho e dois turnos de votação. À meia noite de 27/11, a Maxpress encerrou a votação, dando números finais ao certame. A ampliação do colégio eleitoral, que saltou de 3 mil em 2014 para 48 mil em 2015, face a inclusão dos próprios jornalistas entre os votantes, levou a uma grande renovação de nomes, na comparação com a primeira edição: 37 dos que aparecem em 2015 não estiveram entre os Top 100 em 2014. A preponderância de profissionais do Sudeste é avassaladora, não só por esta região concentrar os mais importantes veículos de comunicação do País – e, consequentemente, grandes nomes do jornalismo –, como também por ser dela a maioria dos eleitores. Dos cem vencedores do Prêmio, 86 são do Sudeste e, entre esses, 65 de São Paulo e 21 do Rio de Janeiro, havendo apenas um representante de Minas Gerais. O Distrito Federal comparece com 12 profissionais e o Rio Grande do Sul, com um. Embora com presença relevante, as mulheres são minoria entre Os +Admirados, ficando com 29 das cem posições. Mais da metade dos indicados atua em televisão, mostrando a força que esse veículo continua a ter na sociedade brasileira, sobretudo na própria imprensa e na comunicação corporativa. Difícil é concorrer com a Rede Globo (nela incluída a Globo News), que tem 40 profissionais de suas várias redações entre os cem vencedores. Está a quilômetros de distância da segunda colocada, a Band, com seis nomes, mas que, em compensação, é o local de trabalho do grande campeão do ano, com uma votação expressiva (30% a mais de pontos em relação ao segundo colocado). SBT e Record empatam com quatro vencedores cada, vindo a seguir ESPN e RedeTV, cada uma com um jornalista entre os cem vencedores. Jornal é outra mídia em evidência em número de ganhadores: 35 profissionais. Destaque para Estadão e Folha, com mais de dez indicações cada, seguidos de O Globo (seis) e Valor Econômico (três). Muitos dos Top 100 atuam em mais de uma mídia – alguns, em quase todas. Vários estão na web com seus blogs ou colunas especializadas, por exemplo. Mas há, entre os cem finalistas, ao menos seis profissionais que escrevem predominantemente para a web. E outros seis que atuam em revistas. O rádio é o que deu menos premiados: três, um deles o mesmo profissional de televisão citado anteriormente e que disparou na liderança. Alguns poucos entre os Top 100 estão fora das redações, mas continuam tendo atuação em projetos jornalísticos ou afins. Há também pelo menos dois profissionais que saíram do jornalismo para se dedicarem a programas de entretenimento, mas que nem por isso deixaram de ser considerados jornalistas pelos eleitores. Veja quem são os Top 10, Top 50 e Top 100 do Prêmio Os +Admirados Jornalistas Brasileiros.
Sérgio Gomes recebe Medalha Anchieta
A Câmara Municipal de São Paulo concedeu em 27/11 a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao diretor titular da Oboré Sérgio Gomes. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB). Serjão, como é conhecido, formou-se em Jornalismo pela USP, onde também lecionou Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular entre 1986 e 1992. Militou no PCB (Partido Comunista Brasileiro) e no movimento estudantil, chegando a ser preso pelo regime militar em 1975, três anos antes de participar da fundação da Oboré Editorial. Atualmente integra o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog e coordena o Projeto Repórter do Futuro, concebido por ele na Oboré. “Eu sou paulistano, nunca morei em outra cidade que não essa. A vida me deu a sorte de conhecer uma parte das melhores pessoas dessa cidade que tinha o propósito de fazer com que ela fosse democrática, justa, uma bela cidade. A minha geração, inclusive na luta contra a ditadura, teve esse desafio de tentar vencer e fazer essa cidade um pouco melhor”, declarou o homenageado.
Diretor-geral deixa as rádios Estadão e Eldorado
O Grupo Estado anunciou nessa 3ª.feira (1º/12) o desligamento do diretor-geral das rádios Estadão e Eldorado, Acácio Luiz Costa. Em nota, a empresa informa que ele passa a exercer o papel de consultor do Grupo Estado para assuntos regulatórios e operacionais da plataforma rádio. Graduado em Comunicação pela ESPM, Acácio estava na empresa desde 2011. A Redação da Rádio Estadão – já abalada pelo corte de 40 profissionais em outubro – e a Gerência Artística da Rádio Eldorado passam a responder diretamente para o diretor de Conteúdo Ricardo Gandour. Vale lembrar que o próprio Gandour vai se afastar temporariamente do Grupo em janeiro, quando atuará como pesquisador visitante da Columbia, em Nova York, por quase seis meses. As áreas comercial e técnica das emissoras passam a se subordinar, respectivamente, a Flávio Pestana, diretor de Mercado Anunciante, e Nelson Garzeri, diretor de Tecnologia do Grupo Estado.
Thiago Herdy é eleito novo presidente da Abraji
A Abraji tem um novo presidente: Thiago Herdy (O Globo/SP), que vai liderar a entidade no biênio 2016-2017, tendo como vice-presidente Vladimir Netto (TV Globo/DF).
O resultado da eleição foi divulgado nessa 2ª.feira (30/11) pela Comissão Eleitoral. Entre os 245 profissionais associados aptos a votar, 78 exerceram esse direito no pleito encerrado no domingo (29/11). O número é superior ao da eleição passada, quando 71 associados participaram da votação.
A Chapa 1, única a disputar o pleito, recebeu 75 votos. Houve ainda um voto em branco e dois nulos. A nova diretoria tomará posse em 1º de janeiro.
CBN e Rádio Globo fundem equipes paras as transmissões do futebol paulista
As rádios Globo e CBN anunciaram nesta 3ª.feira (1º/12) que, a partir de 2016, transmitirão em conjunto os jogos de futebol em São Paulo. Com a fusão das equipes numa só, o futebol Globo/CBN passará a contar com 18 profissionais. Oscar Ulisses será o principal narrador das emissoras e os jogos terão dois comentaristas: Osvaldo Pascoal e Mario Marra. Marcelo Gomes e Marcelo do Ó completam o time de locutores; Paulo Massini e Raphael Prates, o de comentaristas. Atrações como o Quatro em Campo, na CBN, e o Globo Esportivo, na Globo, serão mantidas, e ainda poderão beneficiar-se com a participação de profissionais de ambas as emissoras.
Facebook lança Instant Articles no Brasil e na América Latina
O Facebook lançou nesta 3ª.feira (1º/12) no Brasil e na América Latina os Instant Articles, cujo objetivo é oferecer aos usuários uma experiência mais rica e rápida para ler notícias nos dispositivos móveis, além de permitir aos veículos de a publicação de histórias interativas pelo feed de notícias. Os Instant Articles estarão disponíveis neste primeiro momento para algumas das principais organizações de mídia do mundo. Globalmente, já são mais de duzentos veículos de comunicação, entre The New York Times e National Geographic nos EUA, BBC News no Reino Unido, Bild e Spiegelen na Alemanha, e outros títulos que se unem agora ao lançamento na região, como La Nación e Clarín na Argentina, Caracol na Colômbia, Azteca no México, e Tele 13 e La Tercera no Chile. No Brasil, já firmaram parceria AdoroCinema, Bolsa de Mulher, Capricho, Catraca Livre, Esporte Interativo, Estadão, Exame, G1, M de Mulher, R7, Veja e Veja SP.
Christiane Pelajo retorna à Globo News em 2016
Um mês e meio após deixar a bancada do Jornal da Globo, Christiane Pelajo já tem destino definido. De acordo com Daniel Castro, no Notícias da TV, ela estará à frente de um novo telejornal vespertino na Globo News, apresentado a partir de São Paulo. Com estreia prevista para 2016, os detalhes do projeto ainda são mantidos em sigilo.
Aos fatos consegue apoio via crowdfunding
O projeto Aos fatos, encabeçado por Tai Nalon e Rômulo Collopy, superou nesta 2ª.feira (30/11) a meta de R$ 30 mil traçada para sua campanha de crowdfunding. No balanço final, foram captados R$ 32.400. Aos Fatos é uma plataforma de jornalismo para verificação de discurso, que funciona, hoje, em fase de testes. É um grupo de jornalistas e programadores que checam o que os políticos dizem e fazem – e contextualizam acontecimentos da política nacional.
CDN promove debate sobre cobertura da política econômica
A CDN promove em São Paulo nesta 4ª.feira (2/12), a partir das 8h30, no auditório do Insper (rua Quatá, 300), o debate Política Econômica: o histórico do debate na imprensa e a retomada do seu crescimento, com as participações dos ex-ministros da Fazenda Delfim Netto e Maílson da Nobrega, de acadêmicos da USP e UFRJ, profissionais do Valor Econômico, além do presidente da CDN Comunicação, João Rodarte, e do diretor presidente do Insper, Marcos Lisboa. As discussões também abordarão o desafio da retomada do crescimento econômico. Roberto Müller Filho, que reformulou e dirigiu a Gazeta Mercantil em seu auge, será homenageado pela diretora de Redação do Valor Econômico Vera Brandimarte e pelo consultor da CDN Matias Molina. Inscrições gratuitas!






