Agência Envolverde, Projeto Colabora, Eco Nordeste, InfoAmazonia, ((o)) Eco e Open Knowledge Brasil unem-se no projeto Diário do Clima, plataforma cujo objetivo é facilitar o acesso a informações oficiais de municípios brasileiros sobre clima e meio ambiente, contribuindo na produção de conteúdo sobre os temas.

O Diário do Clima é um dos oito projetos brasileiros selecionados pelo Desafio de Inovação da Google News Initiative na América Latina. A plataforma proporcionará alertas de publicações de interesse dos usuários e a possibilidade de encomendar relatórios personalizados, com acesso aos dados e análise detalhada das decisões publicadas em diários oficiais. Também será possibilitada a filtragem dos dados a partir de temas importantes para questões ambientais.

“Grande parte dos municípios brasileiros não têm portais de transparência e de dados abertos, especialmente sobre meio ambiente, e o diário oficial acaba sendo a principal fonte de informação. Seria inviável fazer essa busca em cada um deles, pelas inúmeras barreiras de acesso”, explica Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, em comunicado à imprensa. “O Diário do Clima permite descobrir histórias que estão acontecendo ou acabaram de se tornar públicas, como editais, infrações ambientais, novas regras sobre o tema. É um celeiro de pautas a explorar”.

A gestão do Diário do Clima será feita por integrantes das seis plataformas. A ferramenta será lançada oficialmente nesta quinta-feira (31/8), durante o Coda Amazônia, em Belém.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments