Por Ciro Dias Reis (*)

Os recém-completados vinte anos dos atentados de 11 de setembro lembraram a todos detalhes da data fatídica. Aqueles eventos geraram uma imediata e dolorosa revisão dos manuais de prevenção e gestão de crises, visando adequar empresas e governos para o enfrentamento de outros possíveis acontecimentos extremos.

O que assistimos hoje é um movimento mais silencioso, mas não menos relevante de revisão de posicionamento por parte de empresas de todos os setores, e que traz a reboque transformações nos processos de comunicação e interação de suas marcas junto a públicos de interesse.

Além do core business desenvolvido com competência, a escolha e o exercício do propósito são fatores fundamentais de credibilidade e competitividade. Cada vez mais empresas avançam na questão ambiental, no engajamento de caráter social e na valorização da governança, valores sintetizados na sigla ESG, variável esta aparentada à diversidade e inclusão.

É nesse contexto que estamos, ao chegar aos nossos vinte anos de mercado, organizando na IC diversos debates sobre temas que já ajudam a moldar novas atitudes corporativas.

Nesta semana realizamos o evento Futuro do Presente, dois dias de diálogos sobre Saúde no pós-pandemia (com Gil Bashe, Global Chair Health da Finn Partners de Nova York); ESG na estratégia de negócios (com Susy Yoshimura, diretora do GPA, e Uilson Paiva, gerente da Klabin); Futuro do trabalho, talento e engajamento, com Cristina Palmaka, presidente para América Latina e Caribe da SAP.

Diálogos serão sempre necessários, e nada mais natural do que profissionais de comunicação ajudando a multiplicá-los em diferentes dimensões do ambiente corporativo, dessa forma atuando menos como operadores e mais como indutores de processos e soluções inovadores.


(*) Ciro Dias Reis é fundador e presidente da Imagem Corporativa, Global Chair da PROI Worldwide, board member da International Communications Consultancy Organisation (ICCO) e ex-presidente da Abracom

 


Mais artigos de Ciro Dias Reis:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments