((o))eco, veículo especializado na cobertura de conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental, completou 18 anos de atuação. Para celebrar o marco, a publicação lançou o e-book Olhar perto, enxergar longe, que reúne diversos artigos de Marcos Sá Corrêa, um dos fundadores da iniciativa.

A obra, que é também uma homenagem a Marcos, contém ao todo 98 artigos publicados pelo jornalista de 2004 a 2010 em ((o))eco, atemporais e sobre temas variados, “desde mudanças climáticas e áreas protegidas, até trilhas e beija-flores”. O e-book foi organizado por Lorenzo Aldé, um dos primeiros editores de ((o))eco, com prefácio de Miguel Milano, da Associação O Eco, e apoio da Fundação Grupo Boticário.

O livro traz também atualizações dos textos de Marcos, para mostrar aos leitores o que aconteceu com os personagens citados, ou como está a situação dos problemas apontados: “Que urgências permanecem ou se agravaram? Que crítica mudou de dimensão diante do panorama atual? A que distância reside hoje o passado ou o futuro descritos nesta ou naquela crônica? Por onde anda tal personagem, que fim levou tal projeto? No processo de edição, foi-nos jornalisticamente irresistível procurar responder a algumas dessas curiosidades, de modo que várias crônicas são acompanhadas por atualizações, apuradas especialmente para o livro”, detalha Lorenzo Aldé na introdução do e-book.

Referência e um dos precursores do jornalismo ambiental, Marcos Sá Corrêa trabalhou em Veja, Jornal do Brasil e O Dia. Desenvolveu interesse pela pauta ambiental, o que o incentivou a criar uma iniciativa que se dedicasse especialmente à cobertura do tema. Foi então que surgiu ((o))eco, cuja primeira matéria foi ao ar em julho de 2004. Hoje, aos 75 anos, Marcos está afastado do jornalismo desde 2011, após sofrer um acidente doméstico.

Baixe o e-book gratuitamente no site de ((o))eco.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments