Faleceu em São Paulo na manhã desta quinta-feira (16/6), aos 67 anos, o jornalista Charles Marzanasco Filho. Ele vinha se tratando desde o ano passado de um mieloma múltiplo, agravado nas últimas semanas. Charlinho, como era carinhosamente conhecido entre os profissionais da imprensa especializada em automóveis, teve sua carreira marcada por ter sido assessor de imprensa do piloto Ayrton Senna, desde 1987 até sua morte, em 1994; e da Audi, por 25 anos (1993-2018).

Nos últimos anos vinha dividindo seu tempo entre alguns trabalhos como assessor de imprensa para o piloto Bruno Baptista e o cavaleiro Doda Miranda, e como colunista da Quatro Rodas. Orgulhava-se de ter substituído na revista o espaço que antes era ocupado pelo célebre jornalista britânico Jeremy Clarkson.

“Imagine, então, como não fiquei naquele momento”, relembrou recentemente em conversa com Fernando Soares, editor deste Portal dos Jornalistas. “Nossa, substituir um jornalista consagrado mundialmente pelas polêmicas e loucuras que cria em relação aos carros do mundo inteiro…”.

Em uma de suas últimas aparições em público, em 25 de abril, esteve na cerimônia de premiação dos +Admirados da Imprensa Automotiva, onde foi homenageado nas categorias Colunistas (Top 3) e Jornalistas (Top 25).

Mesmo com sua mobilidade reduzida, ele subiu ao palco para ser homenageado e foi aplaudido de pé por todos os presentes. Visivelmente emocionado, aproveitou o momento para quebrar o protocolo e dizer algumas palavras de agradecimento aos colegas do setor: “Eu já estou entre os três finalistas e pra mim já é uma honra muito grande. Encontrar todos vocês é emoção demais. Obrigado por tudo. Para todos vocês. Estou muito feliz!”.

Confira no vídeo a participação de Charlinho:

 

De cabeça erguida e com sorriso no rosto

Uma doença tão devastadora como é o câncer afeta de diferentes maneiras, física e emocionalmente, aqueles que a precisam encarar. No caso de Charlinho, por mais que os impactos no seu corpo fossem visíveis e tivessem dificultado o seu dia a dia, chamava a atenção a forma como ele enfrentou a doença de maneira positiva e com bom humor, sempre mantendo todos os amigos informados sobre cada etapa de seu tratamento.

Em fevereiro, chegou a estrelar a campanha #CuidadosQueTransformam, promovida pela Janssen Brasil, para o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A ação selecionou três pacientes para homenagear profissionais da saúde que, a partir de ações inesperadas e inspiradoras, contribuíram para seus tratamentos.

 

Mente criativa. Ações inusitadas

Em 2018, poucos meses após Charles ser desligado da área de imprensa da Audi, o repórter Vitor Matsubara produziu um perfil dele para o UOL Carros. A reportagem reunia algumas histórias marcantes – e ousadas – da sua carreira à frente da Comunicação da marca. Entre elas, a própria chegada da Audi ao Brasil, que reuniu jornalistas no Aeroporto de Congonhas para acompanharem o pouso de um avião com os primeiros modelos da marca.

Ayrton Senna e Charlinho

O velório de Charles Marzanasco Filho, que completaria 68 anos no próximo dia 25, é nesta quinta (16/6), na sala 5 do Cemitério Morumby (rua Deputado Laércio Corte, 468), a partir das 13h, e o enterro está marcado para as 17 horas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments