Um conteúdo:

O #diversifica, novo hub de conteúdo sobre Diversidade, Equidade & Inclusão (DEI) da Jornalistas Editora, prepara para agosto o lançamento de seu primeiro projeto de fôlego. Sob o tema Subjetividades, o especial multiplataforma partirá da compreensão de que as narrativas jornalísticas, ainda que busquem se encaixar num paradigma de objetividade, são permeadas por percepções de mundo, noções morais, significados sociais e culturais daqueles que as constroem. Por essa ótica, o especial mostrará que a produção jornalística, bem como seu alcance, se enriquece quando construída por pessoas de diferentes classes, raças e vivências.

“Infelizmente ainda é comum que, nas redações, superiores acusem de ‘não objetivos’ os profissionais que criam pautas pelo viés da diversidade”, explica a coordenadora editorial do #diversifica Luana Ibelli. “Trocar o conceito de ‘objetividade’ por ‘subjetividade’ provoca pensar que, na realidade, é inevitável que a vivência do jornalista influencie as narrativas construídas por ele, e que grupos socialmente poderosos consideram suas visões de mundo como universais, portanto, ‘objetivas’”.

Dentre os conteúdos previstos, o especial contará com uma série em videocast de seis episódios, lançados semanalmente a partir de agosto. Cada um deles trará um convidado para discutir a diversidade sob sua ótica de vida e experiência profissional. Cada episódio será dedicado a um tema: Negritude, Indígenas, LGBTQIAP+, PcD, Saúde Mental e Territórios.

Também em agosto circulará uma edição especial de Jornalistas&Cia que trará um extrato dos principais pontos discutidos nas entrevistas em vídeo, somados a outras reflexões e análises sobre a questão da diversidade.

O especial Subjetividades também contará com conteúdos exclusivos publicados no hotsite do #diversidade, página que será lançada nas próximas semanas pelo Portal dos Jornalistas. Estão previstas ainda ações para redes sociais e as versões em áudio (podcast) dos programas.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments