A partir desta quinta-feira (29/9), a Lupa reforçou seu compromisso com uma eleição sem fake e lançou uma série de conteúdos jornalísticos e educativos para o primeiro turno das Eleições 2022. Além de reportagens, checagens e newsletters, transmissões ao vivo vão preparar o eleitor para o voto e trazer uma reflexão profunda sobre o impacto da desinformação no processo eleitoral deste ano.

Em parceria com o TikTok, a Lupa realizará no sábado (1°/10), às 11h, mais uma live na plataforma com a participação de especialistas e influenciadores. O formato permite um diálogo mais próximo com a geração que vota pela primeira vez. A transmissão ao vivo será dividida em quatro blocos e tem participação confirmada de Bruno Nomura, repórter da Lupa, Erika Affonso, criadora de conteúdo, e Juliana Cunha, diretora da ONG Safernet Brasil.

“Essa eleição tem um diferencial de trazer ataques às urnas e ao próprio processo eleitoral” , destaca Raphael Kapa, Coordenador de Educação da Lupa. “Nosso trabalho é contribuir com bons conteúdos no formato que a plataforma pede, combatendo a desinformação com mais informação qualificada”.

Já no domingo (2/10), dia da votação, a audiência acompanha ao vivo no Twitter da Lupa a apuração do primeiro turno e uma observação nacional e regional da desinformação no processo eleitoral deste ano. Dividido em blocos, o space da Lupa começará às 17h30min e receberá mais de 20 jornalistas e especialistas para comentar as eleições em todas as regiões do país, além de explorar os principais assuntos alvo de desinformação nos discursos dos presidenciáveis e seus impactos no comportamento do eleitor.

Natália Leal, CEO da Lupa, enfatiza que a agência já é uma referência na cobertura eleitoral brasileira, com conteúdos jornalísticos e educativos que fomentam o pensamento crítico do eleitor na hora de escolher seus votos e priorizar pela informação verificada.

“A Lupa, mais uma vez, traz uma cobertura completa da eleição, mesclando jornalismo de qualidade e educação midiática com foco total no combate à desinformação. Vamos mostrar ao eleitor os impactos e os desdobramentos desse fenômeno, convidando todos a se tornarem agentes nessa luta”, ressalta Leal.

Maratona de conteúdos inicia nesta quinta-feira

Cerca de 30 profissionais da Lupa estarão dedicados à cobertura até domingo. Jornalismo e Educação prepararam uma série de reportagens, checagens, verificações em tempo real, análises e newsletters com destaques da cobertura e dicas para não cair em desinformação nesta reta final do primeiro turno.

Nesta quinta-feira (29/9), as redes sociais da Lupa serão a segunda tela para quem vai acompanhar o debate com os candidatos à presidência, promovido pelo Grupo Globo. A audiência contará com checagens em tempo real no Twitter, stories do Instagram e no site da Lupa.

Ainda nesta quinta, a Intervalo, newsletter de Educação, terá mais uma edição temática de eleições. O e-mail traz um manual para compartilhar com quem vai votar pela primeira vez ou ainda tem dúvidas sobre o processo de escolha de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e, também, para presidência da república.

Na sexta-feira (30/9), a Lente, newsletter de Jornalismo, apresenta uma cobertura completa de como foi o debate com os presidenciáveis, examinando os discursos desinformativos e como eles podem interferir no voto do próximo domingo (2/10).

No sábado (1°/10) e no domingo (2/10), além das transmissões ao vivo no TikTok e no Twitter, a equipe de jornalismo da Lupa estará de plantão, verificando em tempo real mensagens compartilhadas nas redes sociais. A cobertura será feita em parceria com outras plataformas de fact-checking, a partir da coalizão de combate à desinformação formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e conta com o apoio do Google e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor). Ao fim da apuração, no domingo, reportagens especiais trazem os resultados e ajudam o eleitor a estar atento aos compromissos firmados pelos candidatos eleitos e como seguir monitorando a desinformação no segundo turno.

O dia após o primeiro turno (3/10) seguirá com monitoramento e verificações de mensagens suspeitas, além de mais uma edição especial da Lente, com um panorama dos resultados do primeiro turno das eleições de 2022.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments