A Agência Lupa lançou nesta segunda-feira (8/1) um minidocumentário sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e como a desinformação e as fake news foram peças-chave para influenciar os manifestantes bolsonaristas que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

O filme traz diversos vídeos sobre os ataques do 8 de janeiro e lista uma série de notícias falsas que foram compartilhadas por bolsonaristas e como elas influenciaram os atos antidemocráticos após a derrota de Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais. O documentário traz também entrevista com uma mulher envolvida nos ataques, que se tornou ré por incitação ao crime e associação criminosa. A reportagem e a narração do projeto são de Carol Macário, com produção de Carolina Araújo, Flávia Campuzano, Lucilene Pacheco e Nathália Afonso

Sobre o documentário, Natália Leal, diretora-executiva da Agência Lupa, afirmou que “o 8 de janeiro já é uma data histórica, e a desinformação teve um papel central no movimento que tentou, de forma ilegítima, mudar o rumo da democracia brasileira. Como uma plataforma de combate à desinformação, a Lupa mostra, com este documentário, o impacto dos conteúdos falsos no debate público e a nocividade de seu uso com fins políticos. Fazemos isso para levantar alertas e conscientizar a sociedade, para que eventos como a tentativa de golpe registrada no início de 2023 não se repitam no futuro”.

Assista ao documentário na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments