Leandro Demori, ex-editor executivo do Intercept Brasil, atualmente com um canal no YouTube que leva seu nome, deixou o País devido às ameaças que vinha sofrendo nos últimos tempos. Pelo Twitter afirmou que virou uma figura visada, o que não era o seu objetivo, mas que pretende voltar.

Após coordenar e publicar no Intercept, em 2020, a série de reportagens sobre os arquivos da Vaza Jato, Leandro sofreu uma série de ameaças e a ONU recomendou ao governo brasileiro que oferecesse a ele medidas protetivas, o que não aconteceu.

Em junho de 2021 Demori virou alvo de investigação pela publicação de uma reportagem que denuncia a atuação da Core, grupo da Polícia Civil do Rio de Janeiro, na favela do Jacarezinho e, à época, o Intercept Brasil afirmou tratar-se de uma inversão de prioridades éticas e funcionais.

“A polícia decidiu agir contra o jornalista mensageiro em vez de investigar a grave denúncia feita pelo editor executivo do Intercept”, destacou o texto.

De acordo com Leandro, sua saída do Brasil deu-se por decisão conjunta com a família, que também não escapou das ameaças. Em janeiro deste ano, ele, a esposa e o filho de apenas três anos saíam de uma mercearia quando um homem os seguiu, aproximou-se de Demori e disse “se liga que a vida do teu filho depende de ti”. Logo em seguida, deu a volta e entrou em outra rua.

Do exterior, ele agora focará no canal de vídeos, na newsletter e em suas redes sociais com o objetivo de produzir conteúdos diários sobre a política atual para facilitar a compreensão dos fatos por parte do público, tendo aberto um financiamento coletivo pelo apoia-se.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments