A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou o homem suspeito de ameaçar o editor executivo do Intercept Brasil Leandro Demori e sua família em Balneário Camboriú. O caso ocorreu em 9 de janeiro, durante as férias do profissional. Ele, a esposa e o filho de apenas três anos saiam de uma mercearia quando um homem os seguiu, aproximou-se de Demori e disse “se liga que a vida do teu filho depende de ti”. Logo em seguida, deu a volta e entrou em outra rua.

O delegado David Queiroz, responsável pelo inquérito, explicou que não foi possível identificar motivação de cunho ideológico-político no ocorrido, e, portanto, o crime imputado ao suspeito foi de ameaça. O suspeito não teve a identidade revelada e não explicou o motivo da abordagem ao jornalista, mas negou que se tratava de uma ameaça. O inquérito foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal. A Justiça ainda pode determinar novas diligências.

Desde 2019, Demori anda com seguranças devido a ameaças que passou a receber, especialmente após a publicação da série de reportagens sobre os arquivos da Vaza Jato. Vale lembrar que, segundo o Relatório da Violência Contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2021, da Federação Nacional dos Jornalistas, no ano passado o número de violações contra jornalistas e a imprensa em geral bateu recorde, chegando a 430 casos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments