O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou os cinco projetos selecionados para o Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação, que vai financiar projetos de soluções tecnológicas inovadoras para combater a desinformação online.

Foram selecionados projetos de Ambiental Media (SC), Aos Fatos (RJ), Folha de S. Paulo (SP), Folha do Mate (RS) e Núcleo Jornalismo (SP). Cada veículo receberá até R$ 100 mil para o desenvolvimento do projeto, além de mentoria e suporte do Projor.

O Ambiental Media vai criar um assistente de conversa automatizada, um chatbot, que vai checar de forma precisa e em tempo real informações sobre mudanças climáticas, baseando-se no no banco de dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Aos Fatos vai desenvolver uma ferramenta de monitoramento automático com Inteligência Artificial (IA) para detectar e analisar anúncios potencialmente enganosos sobre temas de saúde e que se assemelham a notícias (native ads).

A Folha de S.Paulo vai criar um sistema com uso de IA para a produção de vídeos curtos com base em textos e imagens do banco de dados do jornal.

A Folha do Mate vai desenvolver um plugin para sites e sistemas de publicação de notícias que verifica as fontes das notícias e identifica os responsáveis por conteúdos, permitindo acesso a um minicurrículo dos autores, suas capacitações e um selo de verificação de sua identidade.

E o Núcleo Jornalismo vai criar também um plugin para sites e sistemas de publicação de notícias para automatizar a atualização de contexto em reportagens anteriormente publicadas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments