Pesquisa da Hibou e do Weach Group sobre a relação dos brasileiros com notícias falsas revelou que nove em cada dez cidadãos já se depararam com alguma fake news ao consumir notícias. Essa estatística equivale a quase 91% do total de 2.400 entrevistados para o estudo.

Mais da metade dos participantes da pesquisa (54%) saem do site ao detectarem uma notícia falsa. Quase 40% denunciam a fake news a algum canal responsável, e cerca de 22% comentam a informação incorreta com familiares. Apenas 2% dos entrevistados continuam a ler notícias do mesmo site em que a fake news foi encontrada.

Outros dados interessantes da pesquisa são os critérios utilizados pelos participantes para detectar informações falsas ao consumir notícias. Mais da metade dos entrevistados (54%) verifica se a mesma informação foi publicada por outros veículos de notícia. Cerca de 50% já ficam com o pé atrás quando o título e os textos lidos apresentam um teor sensacionalista, e 47% dos participantes checam as fontes e os autores/editores do texto publicado.

A pesquisa também discute a responsabilidade das redes sociais na propagação das fake news. Para 44% dos entrevistados as redes sociais tem total responsabilidade sobre todo o conteúdo que é publicado em suas plataformas. Cerca de 35% acreditam que a responsabilidade deve ser dividida entre as redes sociais e os autores das postagens, e 16% acreditam que as redes socias devem excluir as postagens falsas, mas a responsabilidade é apenas de quem publicou o conteúdo.

O estudo também aborda temas como o quanto a confiabilidade em uma marca é afetada ao ter um anúncio em uma página que contém fake news e o que as plataformas digitais podem fazer para diminuir a propagação de informações falsas. Confira a pesquisa na íntegra. 

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