Vinte e sete anos atrás, quando, numa iniciativa despretensiosa e quase underground, foi lançado o FaxMOAGEM, em atendimento ao pleito de alguns colegas de comunicação, não tínhamos planos e muito menos ideia do que o futuro nos reservaria. Pusemos o filho no mundo e deixamos a vida nos levar.

Da página semanal em fax (a grande revolução tecnológica da época) com o vaivém do mercado, que marcou os primeiros tempos, nos transformamos nessas mais de duas décadas e meia numa revista semanal de jornalismo e comunicação, que passou a ser uma das mais importantes referências junto a esse ecossistema profissional.

Vieram, em sequência, os muitos especiais, este Portal dos Jornalistas, os prêmios +Admirados, o Ranking dos +Premiados, o MediaTalks, o Censo Racial da Imprensa Brasileira, o #diversifica e uma série de outras iniciativas que, além de nos trazerem grande alegria e realização, contribuem para fortalecer a atividade profissional e o próprio jornalismo brasileiro, sempre com o apoio estratégico dos colegas e dos recursos da comunicação corporativa.

Olhando hoje para trás, vemos que, mesmo sem ter consciência disso, iniciamos naqueles primeiros passos de 1995 uma história de empreendedorismo e inovação no jornalismo brasileiro − modesta, porém efetiva.

Não por outra razão a escolha do tema para celebrar os 27 anos de estrada recaiu sobre a nova mídia nativa digital e seus impactos no jornalismo brasileiro, até porque nos enxergamos em várias dessas novas e inovadoras iniciativas, que, cada uma a seu modo, também aportam uma estratégica contribuição para que o Brasil venha a ter um jornalismo cada vez mais vigoroso, antenado, plural e diverso.

Nossos agradecimentos a Fernanda Giacomassi, que aceitou nosso convite para liderar este especial e que nos brinda com um trabalho jornalístico de primeira grandeza. Também o nosso muito obrigado às quase 40 marcas que viabilizaram esta iniciativa.

Eduardo Ribeiro, Fernando Soares e Wilson Baroncelli – editores

Confira a edição!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments