8.4 C
Nova Iorque
quinta-feira, março 28, 2024

Buy now

Campanha promove o jornalismo de qualidade no Reino Unido

Por Luciana Gurgel, especial para o J&Cia

Luciana Gurgel

Aos 92 anos, a rainha Elizabeth é vista como inspiração no Reino Unido, apesar das turbulências envolvendo a família real. Com frequência coloca suas altas taxas de aprovação a serviço de causas sociais. Esta semana, a causa foi o jornalismo.

Na segunda-feira (5/10), usou as redes sociais para mandar “warm good wishes” à imprensa , abrindo a campanha Journalism Matters, da News Media Association. Durante a semana estão sendo feitas ações para promover o jornalismo de qualidade, em um ano em que se tornou ainda mais necessário, ajudando o público a navegar no mar de desinformação sobre o novo coronavírus.

Declaração da rainha sobre a campanha

Não é a primeira vez que a rainha empresta sua popularidade ao jornalismo. Em abril homenageou os profissionais que mantinham a população informada sobre a Covid-19.

Apesar da perseguição dos tabloides britânicos à realeza, a monarca é elegante ao ponto de não apenas apoiar a imprensa mas também de se engajar. É patronesse da Journalist’s Charity, criada por Charles Dickens em 1864 para ajudar jornalistas em dificuldades.

Confiança não ajudou a pagar as contas

O apoio vem em boa hora. A imprensa do país sofreu com a Covid-19, que fez o desserviço de aprofundar a crise provocada sobretudo pela mudança de hábitos de consumo de notícias e centralização de verbas publicitárias nas plataformas digitais.

Não foi uma quebradeira generalizada, como alguns vaticinaram. Mas veículos regionais desapareceram, jornais impressos viraram online e muitos perderam o emprego.

O Reach, maior grupo de mídia britânico, anunciou corte de 550 postos − 12% da equipe.  Evening Standard, The Times, The Guardian e BBC também eliminaram vagas. Sucursais de dois digitais famosos, Buzzfeed e Quartz, fecharam no país.

Isso a despeito dos altos índices de confiança no jornalismo, incapazes de conter a fadiga de notícias quando a crise começou a cansar, como mostramos no especial que examinou os efeitos da pandemia sobre a mídia. E insuficientes para atrair assinantes e anunciantes em volume que permitisse ao setor fechar as contas.

Jornalismo de campanha, uma prática britânica

O projeto Journalism Matters é anual. Segundo a News Association, alcançou 17,4 milhões de pessoas em 2019. A associação, que reúne os editores de jornais, mobiliza os membros a promoverem o valor do jornalismo em suas páginas e redes sociais.

Para esta quinta-feira (8/10) foi programado o #trustednewsday, com atividades virtuais para mostrar aos leitores como as notícias são produzidas e distribuídas.

Há também uma votação online, Fazendo a Diferença, em que o público escolhe as melhores campanhas realizadas por jornais nacionais e regionais. O jornalismo de campanha é uma prática no Reino Unido.

Os veículos aqui mantêm a tradição de defender causas − ambientais, legais, infantis, de saúde. E muitas vezes alcançam resultados concretos, como mudança em leis ou arrecadação de fundos.

Um dos mais notáveis momentos da história da imprensa britânica foi a campanha que nos anos 1970 expôs o drama da talidomida, medicamento contra enjoo que mutilou milhares de bebês, liderada por Harold Evans, então editor do The Sunday Times,.

Evans morreu em setembro. A história de sua luta, desafiando os tribunais e que acabou levando a mudanças na lei de segredo de justiça, foi enaltecida em obituários e editoriais. (Veja o perfil de Harold Evans em MediaTalks.com.br).

A sempre tensa relação entre jornais e plataformas digitais

Entre as campanhas selecionadas pela News Media Association para o prêmio de melhor do ano ano está a do Daily Telegraph, exigindo leis severas para controlar conteúdo nocivo nas mídias sociais. Ganhou força apoiada na triste história de uma adolescente que tirou a vida influenciada por posts relacionados a suicídio e automutilação.

As plataformas estão no radar da associação. Na abertura da campanha, o presidente da News Media Association cobrou ações do Governo para ajudar o setor a sobreviver. E defendeu mudanças no relacionamento com as plataformas digitais, “para assegurar um futuro brilhante ao jornalismo”.

No Reino Unido, as plataformas vão precisar ir além do que já têm feito para serem percebidas como aliadas do jornalismo de qualidade e não como ameaça a ele.


Em MediaTalks.com.br:

• Mais sobre a campanha Journalism Matters e as campanhas que concorrem ao prêmio de melhor do ano

• A história de Harold Evans, que deixou sua marca no jornalismo investigativo

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese