Sucena Shkrada Resk

 

Sucena Shkrada Resk

Sucena Shkrada Resk nasceu no dia cinco de fevereiro de 1969 em São Paulo, capital. É formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP, em 1992, e concluiu duas pós-graduações lato sensu: Política Internacional, em 1998, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP; e em Meio Ambiente e Sociedade, em 2009, pela mesma instituição de ensino.

O início foi em jornalismo impresso, em jornais semanais. Daí por diante: experiência em pauta, reportagem, redação e edição em veículos impressos (jornais diários e revistas) online, pauta TV, assessoria de imprensa – consultoria de Comunicação, pesquisas e elaboração de conteúdo para cartilhas, livros e exposições.

Durante a trajetória de 28 anos na carreira jornalística até 2020 trabalhou para as mais diversas mídias.

Foi repórter e redatora de cidades da Rede A de Jornais de Bairro, entre setembro de 1993 a dezembro de 1997.

Na Lemos Britto Multimídia Congressos e Feiras, foi assessora de comunicação de setembro de 1998 a novembro de 2000, redigindo temas sobre sustentabilidade e Meio Ambiente.

Nas editorias de cidades, política e Diarinho do Diário do Grande ABC cobriu de setembro de 2001 a junho de 2005 a região do Grande ABC paulista.

Depois foi assessora de comunicação da Coordenadoria de Comunicação Social de Mauá, SP, integrando equipe na divulgação das informações sobre a cidade, no período de junho a dezembro de 2005.

Em Santo André, cidade do Grande ABC paulista, trabalhou no Repórter Diário entre junho e dezembro de 2006.

Nas digitais começou em janeiro de 2007, ao criar o Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, em que escreve sobre em meio ambiente, sustentabilidade e cidadania, o qual mantém até hoje.

Na sequência passou a escrever como freelance para o site Planeta Sustentável, da Editora Abril, sobre os mesmos temas, entre março de 2008 e outubro de 2012.

Foi professora no Senac Jabaquara, em curso técnico e curso livre, respectivamente de Educação e Comunicação Ambiental, de maio de 2009 a agosto de 2011.

Na Fundación Mapfre em São Paulo, SP, foi redatora entre novembro de 2011 e maio de 2012.

Para o site Mercado Ético, esteve na cobertura especial Rio+20, realizada de maio a junho de 2012. Pelo trabalho desenvolvido em equipe para o especial Mercado Ético Rio+20, foi finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, ao lado de Henrique Andrade Camargo, com Christina Carvalho Pinto, Isabel Gnaccarini, Josi Paz, Silvia Marcuzzo. O trabalho foi publicado para o site Mercado Ético (SP).

Trabalhou para várias editoras. Na Símbolo atuou como jornalista colaboradora nas revistas Viva Saúde, Vida Executiva (entre abril/2007 e março de 2008); na Escala, no núcleo Ciência e Vida: (revistas), Saúde, História, Sociologia e Filosofia (de abril de 2008 a abril 2012).

Na Editora Horizonte, foi editora-assistente da revista Horizonte Geográfico e outras publicações da editora, ficou lá de abril de 2013 e julho de 2014.

Cobriu para o Instituto Envolverde a Conferência Ethos 2014, site que ganhou a marca do evento Ethos realizado em São Paulo em setembro de 2014.

É freelance da revista Problemas Brasileiros, focada em Sustentabilidade e Meio Ambiente, temas nos quais Sucena Resk é especialista.

Entre 2015 e 2017, atuou como assessora de comunicação, educomunicadora e consultora de comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV) – Oscip, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, da área socioambiental.

De junho a outubro de 2018, atuou na equipe de imprensa e comunicação do Greenpeace Brasil, como jornalista prestadora de serviço nas áreas de assessoria e produção de conteúdo. De agosto a dezembro de 2019, foi jornalista digital organizer da ONG 350.org, no Brasil, entre outras experiências anteriores na comunicação do terceiro setor.

Na ‘Linha do Tempo’ do perfil dela estão as participações em pauta, redação, produção e pesquisas, em reportagens e em publicações: livros e cartilhas.

Sucena Shkrada Resk é autora/editora do Blog Cidadãos do Mundo e atua como jornalista freelancer da revista Problemas Brasileiros.

Atualizado em fevereiro/2020 – Portal do Jornalistas

Fontes:

https://vozesdosbiomas.wordpress.com/

Skype: sucenaresk@yahoo.com.br   (sucena.shkrada.resk )

E-mail: sucenaresk@yahoo.com.br

Portfólio profissional: http://sucenasresk.wordpress.com/

Blog jornalístico: http://www.cidadaosdomundo.webnode.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *