Sérgio Nogueira

    Sérgio Nogueira Duarte da Silva assina Sérgio Nogueira nos blogs e colunas que mantém sobre o idioma Português. Nasceu em Porto Alegre (RS), em 1950. É formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs/RS), com mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
     
    Com mais de 30 anos de experiência em sala de aulas em televisão, DVDs e demais mídias digitais, utiliza humor e fatos cotidianos para ensinar o uso da norma culta do português brasileiro. Com isso, ganhou espaço e destaque nos principais veículos de comunicação do Brasil.
     
    É instrutor e consultor de Português do Jornalismo das emissoras Globo, Globo News, SporTV e Globosat; dos jornais O Globo, Extra e Expresso, do Sistema Globo de Rádio (Rádio Globo e CBN) e do portal Globo.com Oferece ainda, cursos de Redação e atualização gramatical a empresas e escritórios de Advocacia, além de ser professor do Centro Universitário Carioca (Unicarioca/RJ).
     
    É autor de diversos livros, entre eles A batata assou (Rocco) e O Português do dia a dia: Como falar e escrever melhor (Rocco, 2004), um útil tira-dúvidas de erros mais comuns. Outro título, O-R-T-O-G-R-A-F-I-A – Dicas do professor Sérgio Nogueira (Rocco, 2006), é a transcrição de uma aula daquelas que parecem contemplar tudo que você realmente precisa saber sobre a Língua Portuguesa.
     
    Na Nova Coleção Concursos Públicos, da Gold Editora, é o autor do volume Português, número 1 da coleção. Nele aborda os principais conteúdos da Língua Portuguesa de forma didática e fácil de estudar. Assina também outros volumes: Compreensão e interpretação de textos e Análise sintática, no qual ele desmistifica as principais dificuldades encontrada pelos estudantes.
     
    Já lançou outros títulos sobre o idioma, entre eles Nova Ortografia da Língua Portuguesa, com as regras estabelecidas pelo Acordo Ortográfico. Dispõe material composto por um DVD com seis aulas gravadas, por intermédio da Videolivraria. O download é gratuito.
     
    Foi o idealizador do quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.
     
    Está ainda no site no portal WordPress, que traz o próprio nome no acesso ao título Tire suas dúvidas – Direito Penal. O blog possibilita a interação entre professor e alunos de forma rápida. Neste a Filosofia e a História do Direito veem com a explicação de Nogueira.
     
     
    Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fontes: