Róbinson Gambôa

    Róbinson Gambôa nasceu na cidade de Porto Alegre (RS), no ano de 1970. Formou-se jornalista, em 2002, pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).
     
    Começou a carreira desenvolvendo projetos gráficos para diversos veículos. Colaborou na diagramação da Revista da APAE; foi diagramador do jornal Hora Grande; projetou e elaborou o jornal Presta Contas, para a vereadora Tania Fereira, em Gravataí; projetou e executou o projeto gráfico do jornal Construindo o Amanhã, do Partido dos Trabalhadores, publicado uma única vez, em 1996; fez a diagramação da edição n° 9 da revista Evidência, em setembro de 1997; a edição e diagramação do Informativo Sintquim, do Sindicato dos Químicos de Gravataí (RS); a edição e diagramação do jornal Diéco-Press; e a diagramação do caderno de Esportes do jornal Correio de Gravataí.
     
    Em 1999 assumiu como assessor de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação no Rio Grande do Sul. Em seguida foi repórter do Jornal de Cachoeirinha (RS), onde permaneceu por quase três anos. Ajudou ainda na elaboração do jornal da Escolinha do Grêmio.
     
    Voltou a ser assessor de Comunicação, desta vez na Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, onde ficou por todo o ano de 2005. Dois anos mais tarde ingressou como repórter no Correio de Gravataí. Em paralelo, assessorou o Cerâmica Atlético Clube, time de futebol profissional que disputa a série D do Campeonato Brasileiro.
     
    De 2008 a 2011 foi repórter no Notícias do Dia, jornal diário publicado em Florianópolis (SC).
     
    Mudou-se para Rondônia, onde foi repórter do Diário da Amazônia e assessor de Imprensa da Prefeitura de Porto Velho (RO).
     
    Dentre seus trabalhos como repórter, seja contratado ou como freelancer, colaborou ainda com os veículos, A Notícia e Tribuna do Dia, ambos em Criciúma (SC); Revista da APAE e Bola em Jogo; jornais Hora Grande e NH; além das rádios Eldorado, em Florianópolis e Vale do Gravataí (RS).
     
    Passou pela transmissão esportiva da rádio Metrópole e teve textos publicados no Jornal da Vila e Jornal da Hora, ambos em Ribeirão Preto (SP).
     
    É colaborador da Revista do Avaí, do time de Florianópolis, além de repórter da Revista Sinpol, publicação segmentada com informações para e sobre a Polícia Civíl de Santa Catarina.
     
    Escreve para os sites FutsalBrasil e Boa de Bola, este publicado pela revista homônima.
     
    Ganhou o Prêmio do Instituto Guga Kurten de Jornalismo 2009, na categoria Jornalismo Impresso, com a reportagem Esperança na Acessibilidade. No ano seguinte foi ainda finalista do mesmo prêmio.
     
     
    Atualizado em janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Informações fornecidas pelo jornalista